Resolvido

Cobrança indevida e mau atendimento na entrega das fotos digitais

Super A Formaturas

cidade: Olinda

O que aconteceu

Estou entrando em contato porque tive uma situação bastante desagradável durante a realização das fotos de estúdio e gostaria de buscar uma solução amigável antes de formalizar reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor visto que estou a dias tentando retorno com vocês e não obtive nenhum até agora. Antes da sessão fotográfica, eu procurei o Departamento de Fotos da Super A justamente para esclarecer uma dúvida sobre o recebimento das fotografias digitais. Informei que desejava receber as fotos por link (visto que meu pendrive não funciona com o equipamento de vocês pois levei ele nas fotos de 50%) e perguntei expressamente se, nesse caso, seria necessário realizar algum pagamento adicional. A responsável pelo setor de fotografia respondeu que não. Inclusive, ao questionar novamente se somente pagaria caso quisesse receber as fotos no próprio dia, ela confirmou essa informação de forma objetiva e em CAPS LOCK. Com base nessa orientação oficial da própria empresa, compareci à sessão fotográfica acreditando que receberia as fotografias por link, sem necessidade de qualquer pagamento adicional. Entretanto, ao chegar ao estúdio, fui informado de que deveria pagar R$ 650,00 para ter acesso às fotos digitais. Mostrei a conversa que tive com ela por WhatsApp e todos os funcionários que leram, e inclusive tiraram fotos da conversa, viram que eu estava correto na informação pois foi o que a empresa formalmente me passou. Após isso a responsável foi até o estúdio com bastante rispidez no atendimento e inclusive alterando a voz (no meio de todos os presentes na sala) informado de que receberia apenas imagens com marca dágua e que a informação prestada anteriormente não seria válida, apesar de ter sido fornecida pela própria responsável do departamento. O que mais me preocupa é que o briefing entregue aos formandos informa que, na ausência de HD ou pen drive, as fotos seriam enviadas por link em até 20 dias após o último dia de fotos. Em nenhum momento o documento esclarece que esse link conteria apenas prévias com marca dágua ou que seria necessário um pagamento adicional de R$ 650,00 para liberação dos arquivos digitais. Foi justamente para evitar qualquer mal-entendido que procurei esclarecimento prévio junto à empresa e ela mesmo foi a pessoa quem me passou a informação.

Tenho todos os registros da conversa, inclusive as confirmações fornecidas pelo Departamento de Fotos.

Outros amigos meus estão com o mesmo problema e conversando com eles uma colega falou que conseguiu resolver e fizeram a proposta do envio de 20 fotos de forma gratuita. Sugeri a ela que verificasse com vocês se podemos fechar um acordo da seguinte forma: em vez de receber as 20 fotos, vocês me dariam um desconto no valor do pacote de 20 fotos e eu faria o pagamento complementar equivalente ao pacote das fotos completas. Ela recebeu esse retorno e já foi feita a liberação, pagamento e recebimento, outro amigo que também estava na mesma situação já recebeu as fotos dele e a empresa segue sem me dar uma resposta. Eu não tenho conseguido chegar a nenhum acordo (mesmo passando pelo mesmo problema e sendo do mesmo contrato), logo solicito resolução de tal questão pois já estou cansado de tentar contato com a empresa e não receber uma solução efetiva para esta questão.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Super A Formaturas respondeu

    21/08/2026 às 00:21

    Prezado Humberto Neto,

    Agradecemos o seu contato e lamentamos o transtorno e a falha de comunicação ocorridos durante a sua experiência. Esse não é o padrão de atendimento e suporte que buscamos oferecer aos nossos formandos.

    Informamos que o seu caso já foi devidamente analisado, alinhado e totalmente solucionado diretamente com você. Confirmamos que o acordo foi formalizado e a liberação do acesso aos seus arquivos digitais já foi concluída com sucesso.

    Permanecemos à disposição em nossos canais oficiais para qualquer dúvida residual.

    Atenciosamente,

    Equipe Super A

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Sim
    Voltaria a fazer negócio?Sim
    Nota do atendimento8

    Satisfeito