Produto com código igual, mas design diferente, impedindo o uso conjunto.

Não resolvido
Três Corações - MG
26/05/2026 às 21:58
ID: 249779919
Comprei 16 tatames em julho de 2025 e, em maio de 2026, adquiri mais 30 unidades do mesmo produto (mesmo código).
Ocorre que o novo lote possui design diferente, sendo incompatível com os anteriores, o que inviabiliza o uso conjunto ponto essencial na compra.
A empresa reconhece que houve mudança de design, mas se recusa a apresentar solução.
Ressalto que, ao manter o mesmo código de produto, cria-se legítima expectativa de compatibilidade, o que não ocorreu.
Sugeri solução amigável: envio de 16 unidades do modelo novo, com devolução dos antigos sem resposta positiva.
Solicito solução adequada, nos termos do CDC.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/05/2026 às 09:29
Olá Ederson, tudo bem?
Antes de tudo, agradecemos pelo seu contato e lamentamos sinceramente o transtorno relatado.
Verificamos que, de fato, houve atualização no processo de fabricação e no design do produto ao longo do tempo. Apesar de o produto manter o mesmo código comercial por possuir as mesmas características técnicas principais, podem ocorrer pequenas variações estéticas e de encaixe entre lotes fabricados em períodos distintos.
Entendemos seu ponto em relação à expectativa de compatibilidade entre os produtos adquiridos e reconhecemos a importância disso para a utilização conjunta dos tatames.
Analisamos também a sugestão apresentada por você e estamos buscando internamente a melhor alternativa para atender da forma mais justa e equilibrada possível.
Nosso objetivo é sempre prezar pela transparência, qualidade dos produtos e satisfação dos nossos clientes. Por isso, seu caso seguirá em tratativa junto ao nosso setor responsável para avaliarmos as possibilidades de solução.
Permanecemos à disposição.
Réplica do consumidor
20/06/2026 às 13:40
A solução apresentada para corrigir o erro cometido pela empresa demonstra total descaso com o cliente. Diante disso, informo que já protocolei uma ação judicial para que a questão seja devidamente discutida e resolvida.
Réplica da empresa
20/06/2026 às 16:08
Olá, Ederson
Lamentamos sinceramente que sua experiência não tenha sido satisfatória. Nosso objetivo sempre foi encontrar uma solução que atendesse às suas necessidades, e em nenhum momento tivemos a intenção de demonstrar descaso.
Mesmo após o prazo legal para devolução, e como forma de demonstrar nosso compromisso com a satisfação dos nossos clientes, gostaríamos de oferecer a devolução do produto com reembolso integral do valor pago.
Caso tenha interesse, teremos prazer em providenciar todo o procedimento e arcar com os custos necessários.
Permanecemos à disposição e esperamos ter a oportunidade de resolver esta situação da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Equipe Tatame Premium
Réplica do consumidor
20/06/2026 às 18:57
Eu aceito se vocês a aceitarem a devolução de todos os produtos adquiridos. Incluindo o pedido de 2025.
Réplica da empresa
22/06/2026 às 13:38
Olá, Ederson.
Agradecemos seu retorno.
A proposta apresentada refere-se exclusivamente ao pedido objeto desta reclamação, como uma exceção comercial e uma demonstração de boa-fé por parte da nossa empresa, mesmo após o prazo legal para devolução.
Não é possível estender essa condição a pedidos anteriores que foram recebidos e utilizados desde 2025, uma vez que se tratam de compras distintas, entregues em momentos diferentes e fora de qualquer prazo aplicável para devolução.
Caso tenha interesse em prosseguir com a devolução do pedido em questão, permanecemos à disposição para providenciar todo o procedimento sem custos para você.
Ficamos no aguardo de sua confirmação.
Consideração final do consumidor
22/06/2026 às 15:14
É uma empresa com avaliação positiva no Google, porém alterou o design do produto deixando os adquiridos em menos de um ano obsoletos sem qualquer aviso prévio.
A resolução oferecida deixa apenas eu no prejuízo, isentando eles de qualquer custo. Como a troca dos antigos por novos com eu pagando o frete ou com a devolução dos novos adquiridos. É uma resolução muito pequena por uma empresa que quer ser grande. Com isso, seguirei com o processo judicial já aberto solicitando todo o custo já pago e nunca mais voltando a fazer negócio. Afinal, o design pode ser alterado novamente no ano seguinte sem qualquer aviso prévio, quem estará isento disso?
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
30/06/2026 às 13:25
Lamentamos saber que essa experiência fez com que você decidisse não voltar a fazer negócios conosco. Respeitamos sua decisão e agradecemos por compartilhar sua opinião. Trabalhamos continuamente para aprimorar nossos produtos, processos e atendimento, e levaremos suas considerações em conta. Desejamos sucesso em seus projetos e permanecemos à disposição caso, no futuro, decida nos dar uma nova oportunidade.