Vazamento de dados e tentativa de [Editado pelo Reclame Aqui] via WhatsApp usando informações reais da Jadlog/Tena

Respondida
Jacareí - SP
01/09/2025 às 19:35
ID: 225876719
Recentemente, realizei uma compra no site da Tena, que utiliza a transportadora Jadlog para realizar suas entregas. A entrega estava prevista para uma sexta-feira. No domingo seguinte, às 3h18 da manhã, recebi uma mensagem via WhatsApp de um número que se identificava como sendo da Jadlog, informando que meu pedido apresentava "pendências fiscais".
Imediatamente desconfiei de [Editado pelo Reclame Aqui], pois o número de contato não apresentava foto de perfil nem o selo de verificação. Por precaução, não forneci nenhuma informação nem efetuei qualquer pagamento, evitando assim prejuízo financeiro.
No entanto, ao analisar melhor a mensagem, verifiquei que o número do pedido, meu nome completo, CPF, data de nascimento e endereço estavam corretos ou seja, tratava-se de dados reais, relacionados a uma entrega legítima que, de fato, estava em andamento.
Ao acessar o site da Jadlog e da Tena, encontrei um aviso informando que a empresa não realiza contato via WhatsApp e que o nome da transportadora tem sido utilizado por terceiros para aplicar [Editado pelo Reclame Aqui]. Com isso, subentendo que a empresa reconhece a existência de tentativas de [Editado pelo Reclame Aqui] com base em seus dados, mas até o momento não deixa claro quais medidas concretas estão sendo tomadas para conter o vazamento dessas informações sensíveis.
Além disso, ao consultar o site Reclame Aqui, encontrei diversas denúncias semelhantes envolvendo vazamento de dados e [Editado pelo Reclame Aqui]. A resposta-padrão da empresa geralmente afirma que as mensagens são genéricas e não têm relação com pedidos reais. No meu caso, isso não é verdade, pois os dados usados eram 100% reais e específicos da minha compra atual.
Diante do exposto:
Recomendo que todos os consumidores afetados registrem um boletim de ocorrência e denunciem o caso à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Solicito que a empresa Jadlog (e a Tena, como contratante do serviço) esclareça quais ações estão sendo tomadas para coibir o vazamento de dados e proteger os consumidores de [Editado pelo Reclame Aqui].
Reforço a gravidade da situação, uma vez que envolve o tratamento indevido de dados pessoais sensíveis, em violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A empresa precisa agir com urgência para identificar a origem do vazamento e garantir a segurança das informações de seus clientes.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/09/2025 às 18:03
Prezada Larissa, boa tarde!
Lamento muito saber que não está satisfeita com o nosso serviço.
Conforme conversado por telefone, o seu caso está em tratativa.
De prontidão, já priorizamos o caso e te formalizei um e-mail.
Se houver dúvidas, não hesite em nos contatar.
Atenciosamente,
Maria Luiza Crispim - SAC TENA *******
SAC: ******* ******* 66 00
Atendimento de Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00.