O que aconteceu
Eu e minha esposa tínhamos uma viagem marcada para a Europa com embarque no dia 14 de março de *******, porém, com o início da pandemia, os voos foram cancelados e não pudemos embarcar. De lá pra cá não foi possível remarcar, pois, passados 2 anos e meio da data do embarque, não conseguimos encaixar uma data viável para realizarmos a viagem, inclusive tendo em vista a variação dos preços da moeda local.
Fizemos a compra dos voos através da Teresa Perez Tours. Desde o cancelamento do voo fomos informados que no caso de reembolso a cia aérea teria até 12 meses após o fim da pandemia para pagar o reembolso ou poderíamos ficar com o crédito para uso futuro. Na época optamos pelo crédito e como mencionado acima tentamos utilizar em vários momentos, mas essa viagem não se encaixa na nossa atual realidade mais. Não fomos informados de prazo para solicitação de reembolso, apenas fomos nos atualizando sobre o prazo da validade da passagem, que até então seria para abril/*******.
Agora entramos em contato com a agência Teresa Perez e fomos informados que nosso ******* é possível utilizar o crédito, contudo em nenhum momento a empresa nos informou sobre o prazo que eles alegam para solicitar o reembolso. Hoje não temos mais interesse na viagem. Além disso, essa informação vai contra as informações que tivemos quando os voos foram cancelados. Não demos no-show, os voos foram cancelados pela companhia aérea tendo em vista a pandemia.
Entramos em contato com a empresa aérea e eles nos informaram que a solicitação pode ser atendida pela agência e que a nossa negociação deve ser exclusivamente com a agência. Enfim, compramos um ticket por agência para evitar esse tipo de problema, do contrário compraríamos direto na empresa aérea.
Sendo assim, reforçamos para a agência nosso pedido de reembolso, uma vez que agora a viagem não cabe mais em nossa vida por muito motivos após esses anos de pandemia. Inclusive a justiça prevê tal reembolso. Caso não seja possível, solicitaremos o reembolso judicialmente.
Dados:
CÓDIGO DA RESERVA NA AGÊNCIA DE VIAGEM: IFIZOQ
AIRLINE RESERVATION CODE: N7QKYL (BA)
IDA
Partida de GRU 14/03/*******
Chegada em CDG 15/03/*******
VOLTA
Partida de LIN 28/03/*******
Chegada em GRU 29/03/*******
Passageiros:
LIMA DOS SANTOS/MARINA
ZANDONA SALOM/LUIS FERNANDO
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Teresa Perez Tours respondeu
26/07/2022 às 18:45
Sr. Luis, boa tarde.
Gostaríamos de informar que o bilhete referido foi adquirido através de uma outra agência de viagem e não diretamente com a Teresa Perez Tours.
Sendo assim, recomendamos que o Sr. entre em contato com esta agência com a qual o Sr. efetuou a compra para sanar todas as suas dúvidas.
Permanecemos à disposição.
Consumidor respondeu
18/08/2022 às 09:48
Prezados,
Esta resposta não faz sentido. A agência citada trata-se da agência em que minha esposa trabalhava na época que adquirimos as passagens e tal agência nada tem a ver com essa compra. Minha esposa comprou a passagem enquanto agente de viagens e não como cliente da agência em que trabalhava. Nesse caso ela é uma beneficiária, ou seja, ela vai utilizar o serviço que está pagando. Em nosso caso específico, minha esposa e eu somos os passageiros. Toda a negociação aconteceu entre minha esposa e a agência Teresa Perez, conforme registro de e-mail já enviado anexo à reclamação. Negociação de preço, definição de datas, forma de pagamento, quem nos enviou os bilhetes, quem recebeu os dados do meu cartão de crédito, enfim, tudo. Tudo respondido pelo e-mail da Tereza Perez. Apesar de os e-mails da minha esposa serem enviados de dentro de outra agência, fica claro que ela se trata da cliente e não a agência ex empregadora dela, pois é ela que vai utilizar a passagem. Em momento algum negociamos qualquer coisa com a agência ex empregadora da minha esposa. Além disso, ao sair da agência em que trabalhava, a negociação e informações se deram pelo e-mail pessoal da minha esposa.
Ocorre que em momento algum fomos informados sobre prazo para solicitação de reembolso e na tentativa de solucionar o problema a única alternativa que a Tereza Pérez informa é que a cia aérea não permite mais reembolso por passar o prazo. Uma situação difícil para nós que não fomos informados disso, mesmo tendo voos cancelados em virtude da pandemia.
A cia aérea informa que precisamos resolver com a agência, a agência joga para cima da agência que minha esposa trabalhava e que nada tem a ver com isso e assim ninguém resolve nosso problema ou nos oferece alternativas coerentes. Fato é que não somos obrigados a usar *******, então deve haver um consenso entre cia aérea e Teresa Pérez para nossa questão.
Toda essa situação tem gerado desgaste e pode gerar problemas futuros para carreira de minha esposa caso ela queira entrar novamente no ramo de agências de viagem. Portanto, solicito que todo e qualquer contato deve ser realizado diretamente comigo, o reclamante e pagante da passagem. A outra agência nada tem a ver com a situação e não será mais intermediária de algo que não os envolve. Ninguém precisa ser exposto mais que o necessário ou a carreira da minha esposa ser mais prejudicada do que potencialmente já foi colocado em risco um relacionamento profissional de extremo respeito mútuo. Afinal, ela trabalhou lá por alguns anos e saiu amigavelmente deixando portas abertas da empresa que saíra para encarar um novo desafio.
Dessa forma, qualquer ligação da Teresa Perez relatando o meu chamado no Reclame Aqui, perguntando sobre a possibilidade de intervenção e exclusão desta reclamação ou novas informações sobre o caso deve ser feita diretamente a mim ou escrito aqui na resposta, para além de jogar para cima da empresa ex empregadora da minha esposa, que não será exposta.
Agora, aproveito para reforçar o meu pedido de reembolso do valor integral pago conforme Resolução *******/******* ou uma conciliação entre a agência e a cia aérea, que também já recebeu mensagem no reclame aqui. Estou tentando essa negociação por meios amistosos, sempre estive disponível para o diálogo, inclusive foi tentado resolver essa situação via e-mail antes de expor esta situação aqui, afinal só queremos o nosso direito, nada mais. Mas a Teresa Perez apenas negou minha solicitação e nem sequer entrou em contato comigo e tentou entender o lado do cliente. Eu ainda quero manter assim, de forma amistosa e sem maiores problemas para ninguém.
Teresa Perez Tours respondeu
25/08/2022 às 09:54
Prezado Senhor Luis
Em troca de e-mails e mensagens que mantemos arquivadas, verificamos que a sua esposa manifestou a intenção de utilizar o crédito das passagens aéreas posteriormente, chegando a cotar trechos em outras datas, no que foi prontamente atendida por nossa equipe. Infelizmente, a companhia aérea não autorizou o reembolso das passagens em razão do decurso do tempo.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Teresa Perez Tours respondeu
25/08/2022 às 09:56
Prezado Senhor Luis
Em troca de e-mails e mensagens que mantemos arquivadas, verificamos que a sua esposa manifestou a intenção de utilizar o crédito das passagens aéreas posteriormente, chegando a cotar trechos em outras datas, no que foi prontamente atendida por nossa equipe. Infelizmente, a companhia aérea não autorizou o reembolso das passagens em razão do decurso do tempo.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.