Troca de óleo do câmbio CVT - uma incógnita

Não resolvido
Cariacica - ES
02/06/2024 às 20:23
ID: 189971899
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesBoa noite. Estou criando essa reclamação porque não há clareza nas informações. Possuo um corolla XEI 2.0 *******, onde possui um câmbio CVT. Na KURUMA de Vitória-ES, onde adquiri o veículo em *******, ganhei a revisão de 40 mil km, onde questionei a respeito do óleo do câmbio. Foi informado que no veículo citado é feita apenas a inspeção do óleo, caso haja alguma anormalidade identificada seria feita a troca. Pois bem, ao realizar a troca do óleo do motor em janeiro desse ano, recebi outra informação: que o óleo deveria ser trocado em 40 mil km ou 4 anos. Se verificarmos o manual do veículo, a troca só é realizada em caso de uso do veículo em carga pesada ou condução do veículo em alta velocidade (80% da velocidade máxima do veículo ou mais) por 2h ou mais. Se você for na concessionária, fica amostra a condição do óleo do câmbio de 40 mil km, 60 mil, 80 mil e ******* mil km. Ou seja, não há clareza das informações, eu não utilizo meu veículo nas condições citadas, se você for em oficinas especializadas em câmbio todas recomendam a troca, mas ninguém quer assumir se der problema. E aí, queria saber a resposta da Toyota, fabricante do veículo, sobre o assunto.
Porque se meu câmbio vier a dar problema por falta de troca, devem assumir a responsabilidade. E se vier a dar problema caso recomendem a troca, também devem assumir o problema, porque só irei trocar por recomendação de vocês. E aí? Anexarei os dados do manual.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/06/2024 às 11:13
Olá, Leonardo. Bom dia.
Esperamos que você e sua família estejam bem.
Referente a sua dúvida sobre a substituição do fluído de transmissão do Corolla XEI *******, gostaríamos de esclarecer que o item deve ser inspecionado a cada 40.******* KM, a partir da 4ª revisão e substituído caso haja necessidade, isso utilizando o veículo em condições normais de uso.
Em caso uso severo, recomendamos verificar no manual qual é o tipo de utilização, para realizar a manutenção recomendada.
Recomendamos que realize as manutenções periódicas na rede de concessionárias Toyota para manter o bom funcionamento do veículo.
Todas as informações podem ser encontradas no manual do proprietário na versão online (que poderá ser consultado através de nosso site: https://*******).
A respeito ao veículo Corolla *******, se encontra fora do período da garantia desde *******. Portanto caso haja algum reparo a ser realizado, todo custo é por conta do proprietário do veículo, por motivo de estar fora de garantia.
Reforçamos que a Central de Relacionamento com o Cliente Toyota permanecerá à sua disposição através de nossos canais oficiais mencionados no término dessa mensagem.
Atenciosamente,
Central de Relacionamento com o Cliente Toyota
e-mail: *******
chat: https://*******
Telefone: ******* ******* 02 06
Réplica do consumidor
04/06/2024 às 11:23
Substituído caso haja necessidade. E qual é o critério utilizado para que haja necessidade?
Então há uma divergência de informações entre a montadora e as concessionárias. Porque hoje eles mandam TODOS trocarem seja qual for a condição de uso. Para que haja necessidade conforme passado, espero que pelo menos haja uma análise técnica da amostra de óleo retirada, que inclusive não é repassado para o cliente. Mais uma vez não há clareza. Segundo a resposta dada, teoricamente eu não deveria fazer a troca, caso haja problema no câmbio e seja constatado que foi devido a não substituição do fluido, trata-se de negligência e falta de informação ao cliente por parte da montadora, e não sou eu que tenho que arcar com isso.
Consideração final do consumidor
13/11/2024 às 10:35
Não me ajudaram em nada. Por fim, fui até a concessionária e efetuei a troca conforme mandaram. Agora se terá algum problema só o tempo dirá, porque ninguém sabe responder.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
5