Cobrança indevida de combustível após devolução de veículo alugado

Resolvido
São Paulo - SP
04/04/2026 às 01:46
ID: 245124531
Venho por meio desta manifestar minha indignação com uma cobrança realizada após a devolução do veículo ***** .Ao finalizar a locação, fui surpreendido com uma cobrança de $ 63,00 referente à diferença de combustível, sob a justificativa de que o nível estava abaixo dos 25% exigidos pela locadora. A empresa utiliza um valor arbitrário de $ 10,00 por litro, o que configura uma margem de lucro abusiva sobre o preço de mercado.No entanto, o ponto principal da minha contestação é que o veículo já foi retirado por mim com o nível de combustível abaixo dos 25%. É inadmissível que a locadora exija a devolução em um patamar superior ao que foi entregue no momento da retirada, configurando enriquecimento ilícito por parte da empresa.Tentei resolver o problema amigavelmente através do chat de atendimento, mas recebi uma negativa padrão, sem qualquer análise dos fatos apresentados.Solícito de imediato o reembolso do valor cobrado adicional visto que é abusivo uma vez que paguei pela gasolina que useiPLACA DO CARRO *****TELEFONE PARA CONTATO WHATSAPP *****
Compartilhe
Resposta da empresa
06/04/2026 às 20:06
Olá, Bruno!
Esperamos que esteja bem.
Agradecemos por compartilhar sua dúvida conosco.
Em respeito a sua privacidade, enviamos os detalhes específicos de sua locação através de seu contato pessoal.
Entendemos que, ao retirar um veículo com o nível de combustível abaixo de 25%, possa surgir a interpretação de que a devolução deve seguir o mesmo padrão. No entanto, gostaríamos de te explicar como funciona a nossa modalidade de Abastecimento pela Turbi para que essa questão fique clara e justa para você. Abaixo as regras da modalidade de abastecimento de sua reserva:
🚗 Abastecimento pela Turbi
- Cobramos R$1,20 por km rodado.
- O carro já vem com um cartão de abastecimento no porta-luvas.
- A senha estará na tela da viagem (clicando em “Reabastecer”).
- Na devolução, o tanque precisa estar com pelo menos 25% (1/4) de combustível.
- Se a devolução do carro for feita com o tanque abaixo do esperado, em ambas as opções será cobrada uma taxa de R$10,00/L.
- Ah, nossos carros são flex, então você pode abastecer com álcool ou gasolina comum.
Sobre a sua reserva, compreendemos que o carro foi retirado com um nível baixo, mas, como o abastecimento é feito com o dinheiro da Turbi (via cartão no porta-luvas) e não é cobrado nada além do valor de R$ 1,20 por km, a regra de devolução com 25% permanece ativa.
Sabemos que iniciar uma viagem e encontrar o carro já na reserva não é a melhor experiência, e é exatamente isso que tentamos evitar com essa regra que vale para todos os usuários (inclusive para o cliente que pegou o carro antes de você e o entregou com o nível abaixo do esperado). Se não tivermos a colaboração de todos para manter o tanque abastecido (lembrando que o valor para abastecimento sai do cartão Turbi), muitos acabarão passando por essa mesma situação frustrante de pegar o carro vazio, ou teremos menos carros disponíveis na rua.
Essa é a nossa forma de garantir que a regra seja igual para todos e que a próxima pessoa encontre o carro pronto para rodar.
A taxa de R$ 63,00 não é uma cobrança pelo "valor do litro" de mercado, mas sim uma taxa operacional. Ela cobre os custos operacionais que nós temos pelo não abastecimento e/ou abastecimento insuficiente, além do risco do carro ficar indisponível por falta de combustível.
Por que a cobrança é devida?
Nosso sistema registrou que o nível na devolução estava inferior ao nível mínimo para o método de abastecimento escolhido. Como o abastecimento poderia ter sido realizado durante o trajeto sem nenhum custo extra no seu cartão pessoal, a taxa acaba sendo aplicada pelo descumprimento da regra de disponibilidade.
Permanecemos à sua inteira disposição caso tenha qualquer outra dúvida!
Um abraço,
Nayara | Equipe Turbi
Consideração final do consumidor
07/04/2026 às 18:29
Atendimento foi ótimo e rapido. Analista nota 10000
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10