O que aconteceu
Há quase 4 meses estou tentando resolver com a instituição uma série de inconsistências relacionadas ao atendimento e às cobranças referentes à internação do meu cachorro, porém, até o momento, nada foi efetivamente solucionado.
Após analisar o prontuário médico, o resumo da internação e o relatório de vendas fornecidos pela própria instituição, identifiquei divergências que solicitei que fossem esclarecidas e, quando constatada cobrança indevida, devidamente reembolsadas.
Entre os principais pontos:
1. Ultrassom Abdominal Beira-Leito Plantão: o procedimento foi cobrado, porém os registros clínicos indicam que o exame não foi realizado durante o atendimento inicial. O prontuário informa que meu cachorro foi colocado em jejum para posterior realização da ultrassonografia, após a cirurgia, que terminou por volta das 3h da madrugada. Solicitei esclarecimentos sobre a cobrança e, principalmente, sobre a classificação como procedimento de Plantão.
2. TP + TTPA + Fibrinogênio (R$ 158,80): o exame foi cobrado integralmente, mas o próprio laudo informa que o TTPA não foi realizado por insuficiência da amostra. Solicitei a restituição proporcional ou, ao menos, a apresentação da memória de cálculo do valor cobrado.
3. Falha na comunicação: solicitei expressamente que fosse comunicada sobre qualquer intercorrência ou procedimento realizado, mas fui informada sobre a cirurgia somente após sua realização. Ao buscar esclarecimentos, recebi a seguinte resposta: Eu não sei onde a senhora quer chegar com isso, volta a dormir que amanhã você vai ser informada. Considero esse tratamento incompatível com o dever de informação e com o respeito esperado na relação com o consumidor.
4. Acesso à documentação: no momento da alta, houve recusa em fornecer imediatamente o prontuário e o laudo cirúrgico, sob a justificativa de que os documentos somente seriam disponibilizados no prazo de até 10 dias úteis. Diante da negativa, foi necessário informar que seriam adotadas as medidas cabíveis perante o órgão responsável, inclusive com acionamento da autoridade policial, caso a documentação não fosse fornecida. Somente após essa intervenção os documentos foram disponibilizados.
O mais grave é que, mesmo após quase três meses, a empresa não apresentou uma solução efetiva, recusa-se a realizar qualquer tipo de acordo e sequer entrou em contato comigo para tentar solucionar a situação.
Não estou buscando uma resposta genérica ou apenas um pedido de desculpas. Solicito a revisão formal das cobranças, a devolução dos valores cobrados indevidamente, esclarecimentos documentados sobre os procedimentos questionados e uma resposta efetiva sobre as falhas ocorridas durante o atendimento.
Espero que, por meio desta reclamação, a empresa finalmente se manifeste e apresente uma solução concreta para uma situação que já se prolonga há quase quatro meses.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
UFAPE - VETERINARIA respondeu
29/09/2026 às 13:15
Recebemos sua manifestação e, antes de tudo, lamentamos a experiência vivenciada conosco.
Nossa equipe de Contas a Pagar entrou em contato diretamente com a Senhora para prestar os esclarecimentos necessários e conduzir as tratativas relacionadas ao reembolso. Informamos que, o crédito do reembolso deverá ocorrer no prazo de até 48 horas.
Em relação à documentação, informamos que, conforme estabelecido pela Resolução CFMV n 1.653/2025, os documentos referentes ao prontuário foram disponibilizados dentro do prazo regulamentar, mas caso haja alguma dúvida em relação ao prontuário, nossa equipe técnica está a disposição para esclarecimentos.
Por dever de sigilo profissional e respeito à privacidade, informações individualizadas referentes ao atendimento não podem discutidas em espaço público. Permanecemos, contudo, à disposição por nossos canais oficiais para prestar os esclarecimentos cabíveis de forma reservada, transparente e respeitosa.
Reforçamos nossa disponibilidade para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
Atenciosamente
UFAPE
UFAPE - VETERINARIA respondeu
30/09/2026 às 11:22
Prezada Ana Laura, espero que se encontre bem.
Informamos que o estorno já foi realizado na conta informada, e o comprovante encaminhado para o e-mail de cadastro.
Nossa equipe segue à disposição para esclarecimentos sobre o quadro clinico apresentado pelo paciente durante o periodo de internação atraves do email: [email protected].
Atenciosamente
UFAPE