Propaganda enganosa

Em réplica
São Paulo - SP
23/10/2025 às 14:02
ID: 230085595
Acabei de passar na unidade Aclimação.
Assim que cheguei, informei que tinha visto o anúncio da promoção e que queria conhecer a academia e realizar a matrícula ou seja, uma venda certa. Fui então surpreendido com a informação de que a campanha da matrícula havia terminado, o que contestei, já que minutos antes eu havia conferido o post no site oficial.
No anúncio, não há qualquer menção a taxa de manutenção, apenas o valor da mensalidade de R$107,00. Isso caracteriza publicidade enganosa, conforme o Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990), que proíbe toda publicidade enganosa ou abusiva, capaz de induzir o consumidor a erro.
A atendente, com visível má vontade, puxou uma tabela de preços (sem sequer se dar ao trabalho de me apresentar a academia) e informou que não cobraria matrícula, apenas uma taxa de manutenção de R$99.
Agradeci, virei as costas e fui embora. Uma pena estrutura boa, mas atendimento e transparência deixaram muito a desejar.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/10/2025 às 14:08
Boa tarde, Anderson. Tudo bem?
Agradecemos pelo detalhamento do caso. Vamos repassar a situação ao franqueado da unidade.
Trabalhamos apenas com divulgações realizadas pelo site, e todas as propagandas sobre os planos feitas pela nossa equipe de marketing seguem os planos vigentes do mês. Iremos verificar qual foi a arte divulgada para confirmar se está dentro das nossas diretrizes e repassaremos todas as informações o mais breve possível.
Atenciosamente,
Equipe Ultra Academia
Réplica do consumidor
29/10/2025 às 13:46
Boa tarde.
Cheguei à unidade com um sorriso e genuína empolgação, deixando claro desde o primeiro instante:
> Olá, estou aqui para conhecer a academia e fazer minha matrícula.
Ou seja, não fui ali para ver preços fui para fechar negócio.
Mas o que encontrei foi um retrato nítido do que uma academia jamais deveria ser: um atendimento frio, desinteressado e completamente despreparado.
A atendente (ou gerente) estava ocupada conversando com outro funcionário, e a minha chegada pareceu, sinceramente, um incômodo.
Atendeu-me de pé, sem um bem-vindo, sem um sorriso, sem o mínimo gesto de cordialidade.
Não se deu ao trabalho de mostrar a academia puxou uma tabela de preços como quem empurra um papel qualquer no balcão.
Quando mencionei o anúncio da isenção de matrícula, ela afirmou que a promoção havia terminado.
Informei que havia conferido o anúncio na parte da manhã do mesmo dia, no site oficial.
Então, num súbito ato de boa vontade, respondeu que faria a isenção, mas que havia uma taxa de manutenção de R$99.
Essa taxa, claro, não é citada em nenhum ponto da propaganda.
Logo, trata-se de publicidade enganosa, conforme o Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.*******/*******).
E o mais grave: a campanha segue ativa até este momento, sendo exibida abertamente no Facebook e no Instagram oficiais da marca.
Ou seja, quem responde por esta empresa não tem sequer conhecimento do que está sendo divulgado em seu próprio nome.
Uma mistura de desorganização, falta de gestão e desrespeito ao consumidor.
Mas nada se compara ao descaso humano presenciado no atendimento.
Falta de simpatia, de educação, de preparo e, acima de tudo, de interesse.
E se, de fato, a pessoa que me atendeu é a gerente, então está explicado: a equipe é apenas o reflexo da liderança.
A academia tem uma boa estrutura, é verdade.
Mas estrutura não compensa arrogância e desleixo.
Equipamentos não substituem caráter e profissionalismo.
E, convenhamos, promoções terminam mas o respeito deveria ser permanente.
Atenciosamente,
Anderson