Fui vítima de um [Editado pelo Reclame Aqui] induzido por informação incorreta da Unicesumar

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

11/06/2025 às 20:32

ID: 219456539

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Fui vítima de um [Editado pelo Reclame Aqui], e isso ocorreu devido ao péssimo atendimento da Unicesumar.

Tudo começou com um e-mail oferecendo uma vaga de emprego, que exigia a realização de um curso chamado Essentials Cloud. O contato fornecido era o número *****. Notei que se tratava de um WhatsApp Business, mas o perfil não possuía o selo de verificação.

Com receio, decidi confirmar a veracidade do contato pelo WhatsApp oficial da Unicesumar, encontrado no site da própria instituição:
https://inscricoes.unicesumar.edu.br/
O número listado era (44) 99103-6999.

Após interagir com o chatbot, consegui ser atendido por uma pessoa. Expliquei toda a situação: mencionei o curso Essentials Cloud, o número suspeito, e destaquei que o contato não era verificado, o que me causava dúvidas.

A atendente ouviu meu relato, e afirmou que o número era sim da instituição, mas como ela atuava apenas com graduação, recomendou que eu continuasse o atendimento diretamente com aquele número.

Confiando na orientação, realizei o pagamento do curso. Logo após o pagamento, fui bloqueado.

Voltei a entrar em contato com o atendimento oficial da Unicesumar ((44) 99103-6999) e, novamente, a atendente reafirmou que o número era da instituição.

Hoje entrando em contato com outra atendente, a mesma afirmou que esse contato de fato não pertence a instituição. Ou seja, casa atendente diz uma coisa diferente, mas provavelmente a segunda está certa.

Resultado: sofri um prejuízo de R$ 115,00 por confiar em uma informação incorreta passada pela própria Unicesumar.

Gostaria de saber o que a instituição pode fazer diante do erro cometido. O atendimento incorreto induziu o consumidor a uma [Editado pelo Reclame Aqui], caracterizando falha grave.

Fundamentação legal:

Art. 14 do Código de Defesa do Consumidor: O fornecedor responde por danos causados por informações insuficientes ou enganosas.

Art. 186 e 927 do Código Civil: A conduta negligente (validar um contato [Editado pelo Reclame Aqui]) configura ato ilícito, gerando dever de indenizar.

Observação: não é possível enviar áudio por este canal. Caso necessário, estou disponível para fornecer o conteúdo de outra forma.

Espero resolver esta situação diretamente com vocês, sem precisar recorrer a outros meios.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/07/2025 às 17:08

Olá, Tiago!

Recebemos sua solicitação e encaminhamos as orientações pertinentes ao seu caso para o endereço de e-mail cadastrado.

Em caso de dúvidas, permanecemos à disposição. 💙😁

Atenciosamente,
Kau,
Departamento de Ouvidoria Unicesumar.

Consideração final do consumidor

15/07/2025 às 14:05

Eles se eximem de suas responsabilidades, ferindo diretamente os artigos expostos na reclamação e não admitindo suas incompetências de atendimento ao público. Portanto serei obrigado a buscar meus direitos por meios de novas instâncias, oque não é conveniente, porém necessário.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0