COMPREI UMA FRANQUIA E FUI ENGANADO!!!

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Volta Redonda - RJ

20/03/2018 às 11:34

ID: 33933901

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Meu nome é (Editado pelo Reclame AQUI), sou Engenheiro Mecânico e em ******* eu e meu Sócio (Editado pelo Reclame AQUI) buscávamos um modelo de negócio através de franquias para montar.
Após, muitas pesquisas e andanças nos deparamos com um anúncio no Site do(Editado pelo Reclame aqui)no qual falava sobre esta franquia e com uma DRE maravilhosa, com ganhos fantásticos, retorno de PAY BACK de 8 meses (vendas de 1000mil sacos no primeiro mês e chegaríamos a 14mil sacos por mês de produção, assim fomos visitar 1 franqueado na cidade de Taubaté SP que nos dizia que estava feliz com a franqueadora , porém antes mesmo de recebermos os equipamentos este fraqueado entregou a empresa e fechou as portas. Ficamos sem entender nada e ligamos para este colega de Taubaté que nos disse que estava saindo por motivo particulares, porém algum tempo depois fomos informados que o Sr. (Editado pelo Reclame AQUI) devolveu todo o dinheiro deste colega e vendeu esta Usina para outra pessoa. Ficamos até mais tranquilos, pois o mesmo realmente disse que se não desse certo ele compraria de volta os equipamentos e devolveria todo dinheiro investido e não tínhamos nada a temer com esta Franquia. Mal sabíamos o que estava por vir.
Compramos a franquia para a cidade de Juiz de Fora MG com 30km de área de exclusividade a partir do meu endereço de abertura / instalação da empresa, onde (Editado pelo Reclame aqui), disseram ser perfeitamente possível instalar uma operação, pois a usina da único era pequena e não poluída o ambiente, era recicladora, um novo modelo de usina chamada (Editado pelo Reclame aqui)com capacidade de 10 a 20 toneladas hora, produziríamos, ensacaríamos e pronto, era só sair pro abraço, íamos ficar milionários.
Em Fevereiro de ******* efetuamos o pagamento a vista da taxa de franquia e não recebemos nota ou recibo, disseram que o contrato era o próprio recibo. R $80.*******,00.
Nosso Problemas estavam apenas começando, pois na época fizemos o contrato como pessoa físcia, pois ainda não tínhamos aberto nosso CNPJ e como foi nossa primeira empresa não sabíamos de nada, assim a ÚNICO ASFALTOS nos solicitou para abrir a empresa com o CNAE de Comercio Atacadista e Varejo que foi umaBOMBA.

Porque foi uma Bomba?
Devido o local no qual tínhamos escolhido em abrir a empresa, com Layout aprovado e endereço aprovado pela Franqueadora não área compatível com o (Editado pelo Reclame aqui), assim nosso Alvará que estava liberado e autorizado foi nos retirado, devido nossa empresa não ser classificado com Comercio atacadista e sim empresa Industrial.

Depois deste ocorrido a Único Asfaltos procurou fazer um guia jurídico para informar vários problemas ocorridos com os franquiados cobaia devido a gente ter sido uns dos primeiros, na tentativa de ser preservar de problemas futuros.... O problema é que a FRANQUEADORA nunca quis ou tentou nos ressarci por qualquer prejuízos dos investimentos que fizemos neste Galpão ALUGUEL, PINTURA, CIVIL, ELETROMECÂNICO E ETC.., desde então passamos a comprar e revender de outras empresa para cumprirmos nossos contratos vigentes em licitações publicas.
Depois deste ocorrido, tivemos que nos mudar para um galpão de um amigo em Itaboraí RJ para guardar nossos equipamentos, devido a diversos gastos ficamos sem capital para rodar o negocio milionário desta franqueadora.
Quando abrimos a empresa era informado em sua DRE que precisaríamos de apenas, valor da Usina, Ensacadeira e estoque mínimo de 164ton (custo de +/- 24mil ) + Capital de Giro de R$43.*******,00 cerca de ******* ton para rodar, porém começaram a informar as surpresinhas que inicialmente eram coisas simples e baratas como esteiras, bobcat, transformador, cinta elétrica, Caixa de Ferramentas entre outras dezenas de itens não contabilizados ao capital necessário ao empreendimento.
Voltando no inicio antes de sermos paralisados devido a falta de liberação do Meio ambiente, quando estávamos tentando operar, fomos muito mal e não tivemos nenhuma acessória para montagem dos equipamentos (Montamos por conta própria com nossa experiência de Engenheiro Mecânico e meu Sócio Engenheiro Eletricista), assim não tivemos dificuldade de fazer as instalações, porém em relação a fazer uma massa asfáltica de qualidade não conseguimos ajustar e fazer (Tivemos Reclamações de clientes e perdemos a confiança dos mesmos).
Outro Problema detectado foi a produção do equipamento, pois foi vendido uma máquina juntamente com seus acessórios que deveria produzir 10 à 20Ton/h e constatamos que o mesmo não chegava a produzir 6ton/h devido ao queimador fornecido pela franqueadora ser de *******.000kcal muito abaixo para obter um produção na qual foi vendida... porém mesmo aumentando este queimador para 1 milhão kcal que custaria mais uns 15mil reias no qual deveria ser fornecido pela franqueadora o mesmo só conseguiria chegar a uma produção de 12ton/h devido ao tambor ser pequeno e faltar oxigenação para obter e manter uma temperatura de trabalho de ******* á 160C...
Como a franqueadora nunca se propôs em resolver este problema e ficarmos mais de 1 ano parado, fizemos os investimentos de cerca de mais 100mil reais em mudança no equipamentos para conseguir chegar a um produção de 17ton/h... então senhores... esta é nossa breve história ...
Por este motivo estamos tentando e já enviamos e-mail o encerramento / distrato de contrato com esta franqueadora, porém não conseguimos nenhum êxito até a presente data, pois o mesmo só diz que estamos devendo , mesmo nós relatarmos todo o ocorrido devido a falta de preparo e competência desta franquia que visa apenas vender seus equipamentos [Editado pelo Reclame Aqui] e ilusões de contratos milhonários.

FIQUEM ATENTOS, POIS QUALQUER PESSOA QUE ESTA PENSANDO EM ENTRAR NESTA FRANQUIA, TEM MAIS INFORMAÇÕES DE PESQUISA QUE NA MINHA ÉPOCA... QUANDO NÓS ENTRAMOS NÃO HAVIA RECLAMAÇÕES NO GOOGLE, RECLAME AQUI, FACEBOOK e etc...

PESAM PARA ELES MOSTRAREM TODAS AS UNIDADES EM OPERAÇÃO, POIS ELES DIZEM TER MAIS DE ******* UNIDADES EM PLENO FUNCIONAMENTO E ISTO É UMA MENTIRA ABSURDA!!! PESQUISEM.. PESQUISEM E PESQUISEM.. ESTOU CONTANDO APENAS MINHA HISTÓRIA, MAS HOJE EXISTEM MAIS DE 60 EMPRESÁRIOS ENGANADOS COMO NÓS...

ATT
(Editado pelo Reclame AQUI)

Compartilhe

Resposta da empresa

23/03/2018 às 15:45

O Sr. (Editado pelo Reclame AQUI) formulou a reclamação sob o n 33922901, no dia 20/03/*******, onde apresenta uma série de indagações, as quais serão rebatidas a seguir.

Inicialmente a ÚNICO ASFALTOS informa que a relação jurídica estabelecida entre esta franquia e o franqueado (Editado pelo Reclame AQUI), não se relaciona com o Código de Defesa do Consumidor e sim com a Lei *******/94, de modo que não caberia a apresentação de qualquer reclamação perante o sítio do Reclame Aqui.

Os pontos levantados em sua reclamação, o Sr. (Editado pelo Reclame AQUI) alega que o modelo de negócio da UNÍCO ASFALTOS conduzia a ganhos milionários, conforme pesquisa que havia feito juntamente com seu sócio, e que após visitar um dos franqueados da rede se sentiu satisfeito, de modo que assinaram o contrato de franquia para a região de Juiz de Fora, que recebera informações verbais.

À todos os franqueados, inicialmente é apresentada a Circular de Oferta de Franquia, também conhecida por COF, que é o documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede.

Contrariamente ao que alega o reclamante, todas as informações constantes do COF, obedecem criteriosamente a Lei *******/94 e lhe foram disponibilizadas em tempo hábil, tanto que após a análise de sua parte, assinou o contrato de franquia.

Ou seja, não há espaço para informações verbais.

Outro ponto a ser ponderado é que a ÚNICO ASFALTOS jamais promete ganhos sem que para isso não haja trabalho árduo e dedicação máxima ao empreendimento, tanto que a COF apresenta os seguintes eventos:

1.Se capacitar a gerencial e administrativamente, de forma a poder lidar com a rotina empresarial diária, tal como contabilidade, fiscal, trabalhistas e previdenciárias;
2.Realizar o plano de Marketing para sua cidade e/ou região de abrangência, sendo que qualquer ação deverá ter a prévia aprovação da FRANQUEADORA;
3.Participar e acompanhar pessoal, ativa e integralmente de reuniões com fornecedores de insumos, conforme localizados pela FRANQUEADORA;
4.Participar e acompanhar pessoal, ativa e integralmente de todo o treinamento e reuniões comerciais com clientes potenciais;
5.Participar dos eventos de QUALIFICAÇÃO CONTINUADA promovidos pela FRANQUEADORA, tendo em vista que a sua qualificação e capacitação para a operacionalização de sua UNIDADE FRANQUEADA tem caráter permanente e contínuo, constituindo condição essencial para a manutenção de sua competitividade e aumento de suas receitas;
6.Manter-se à frente da operação da franquia ÚNICO ASFALTOS, cabendo-lhe administrar e operar a unidade da franquia pessoalmente;
7.Em se tratando de sócio operador, dedicação exclusiva ao negócio, não podendo exercer atividades paralelas;
8.Caso o FRANQUEADO deseje ser apenas um sócio investidor, deverá apresentar à FRANQUEADORA o segundo sócio e/ou funcionário que irá operar a UNIDADE FRANQUEADA, para que este passe pela aprovação de perfil estabelecido pela FRANQUEADORA, tratando-se essa exigência/atividade de pré-requisito para a aprovação do FRANQUEADO para operar a franquia ÚNICO ASFALTOS;
9.Empreender os seus maiores e melhores esforços para o desenvolvimento e reconhecimento da marca, e de sua UNIDADE FRANQUEADA;

Afirme-se que existem pessoas que estão destinadas ao sucesso empresarial, superando obstáculos, esculpindo seu próprio território e alcançando negócios de sucesso, enquanto há outros que só enxergam problemas e obstáculos insuperáveis e intransponíveis.

A franqueadora ÚNICO ASFALTOS e todos os seus franqueados, os que querem trabalhar para ganhar mercado e espaço nele, não enxergam dificuldades e sim meios para ultrapassar as barreiras, sempre estão disponíveis ao mercado, em luta constante, tanto que a história deles e da franqueadora é de total sucesso, e seu produto exclusivo no mercado de franquia, alcançou diversos mercados, inclusive o internacional.

Nossa autoestima e de nossos franqueados, e a vontade de crescer e de trabalhar arduamente e incansavelmente é o que nos move.

Importante salientar que o investimento em negócios determina que, com possibilidade de utilização de habilidades talentosas se atinja sucesso em determinado espaço de tempo, onde todos nós sabemos que a atividade de empreender por si só tem um risco, mas ele pode ser minimizado à medida que o modelo de negócio está mais definido e testado, esse é o caso da franquia.

O modelo de negócio proposto pela ÚNICO ASFALTOS aos seus franqueados, é testado diariamente, sua aprovação e formação no mercado é totalmente aceita, mas para que isso funcione plenamente, o franqueado deve utilizar também suas habilidades comerciais e empresariais, com muito trabalho.

Desta forma, entendemos que as reclamações formuladas são totalmente infundadas, pois o reclamante recebeu a COF, assinou o contrato de franquia, e recebeu todas as orientações e apoio necessários ao seu empreendimento.

A COF ainda especifica quais os procedimentos a serem adotados em relação à abertura e registro da empresa, onde determina que o franqueado contrate profissionais especializados no acompanhamento perante os órgãos públicos de todos os procedimentos necessários.

O mesmo se diga quanto ao local para instalação da unidade franqueada que é de total responsabilidade do franqueado, conforme previsão contratual, assim como as licenças, alvarás e procedimentos ambientais e outros necessários.

Outrossim, a ÚNICO ASFALTOS disponibiliza ao franqueado canal e sistema de lançamentos de informações sobre rede de manutenções, lojistas, qualificação de pessoal, reuniões diárias sobre o andamento dos procedimentos, os quais e caso entenda o reclamante que a franqueadora possa lhe ajudar de alguma forma a superar o que lhe motivou a apresentar esse desabafo infundado, estarão sempre à sua disposição.

Réplica do consumidor

30/03/2018 às 09:39

Como podem ser observados por todos os leitores e cidadãos interessados em saber sobre esta Franquia... Está muito claro que todas as resposta referente as reclamações dos consumidores / franqueados, eles dizem que não caberia neste site, sendo de suma importância a todos os consumidores deste País.
Infelizmente na minha época não havia nenhuma reclamação no reclameaqui, Google e Facebook, pois eu fui uns dos primeiros a entrar nesta franqueadora [Editado pelo Reclame Aqui]...
Nao vou estender muito... Mas gastamos eu e meu Ex Sócio Danilo, todo minhas adquiridas em anos de trabalho duro e honesto... Para ver este empresários fazendo ostentação em vídeos pela Internet andando de Carros importados (Ferrari, Porsche, Mercedes e etc..), vários relógios Rolex, Anéis de ouro... Tudo isso com nosso dinheiro...

OLHEM... CONSULTEM... PESQUISEM O SERASA DESTA EMPRESA.. O CPF DESTES CIDADÃOS... SÃO DÍVIDAS MILIONÁRIAS....
HOJE EXISTEM UM GRUPOS DE EX FRANQUEADOS COM MAIS DE 60 EMPRESÁRIOS ENGANADOS PELA ÚNICO ASFALTOS.

Réplica da empresa

06/04/2018 às 08:05

Sr. (Editado pelo Reclame AQUI), gostaríamos de salientar que a atitude tomada por Vossa Senhoria se configura uma infração ao contrato de franquia do qual assinou com a ÚNICO ASFALTOS, haja vista que se obrigou a zelar pela imagem e marca pelo prazo de 10 anos, pelo que informamos que tomaremos as medidas cabíveis.
Outrossim, as suas alegações não condizem com a realidade, pois todas as partes envolvidas com a franquia ÚNICO ASFALTOS se dedicam e muito pela marca e seus franqueados.
Novamente, nos colocamos a disposição para tratativas.