Solicitação de regularização de matrícula e garantia de conclusão do curso no prazo previsto

Não respondida
Colombo - PR
22/07/2026 às 05:40
ID: 254522213
Mais um semestre e, infelizmente, mais uma situação desafiadora que preciso enfrentar para conseguir concluir minha graduação.
No início do curso, precisei realizar a troca do turno da manhã para o turno da noite para trabalhar. Como as grades curriculares ofertadas entre os turnos são diferentes e não existe um espelhamento ou uma sequência cronológica entre as Unidades Curriculares, permaneci desperiodizada por dois semestres. Durante esse processo, em alguns momentos fui informada de que determinadas UCs não seriam ofertadas para mim e, em outros, que eu deveria arcar com valores adicionais para cursá-las, informação que jamais foi apresentada quando solicitei a mudança de turno e minimamente deveriam ser alinhadas nos protocolos.
Além disso, diante das constantes trocas de coordenação e dos diversos desencontros de informação ao longo dos últimos anos, tornou-se cada vez mais difícil encontrar coerência e continuidade nas orientações prestadas pela instituição.
Atualmente estou no último semestre da graduação em Psicologia e preciso cursar a UC de Fenomenologia. No processo de rematrícula do semestre passado, a então coordenadora Glenda garantiu expressamente que essa disciplina seria incluída neste semestre, orientando que os ajustes somente poderiam ser realizados durante a rematrícula. Na mesma ocasião, também garantiu que não haveria qualquer cobrança adicional, justamente em razão das falhas administrativas e de comunicação ocorridas durante todo esse processo.
Agora, recebo a informação de que essa UC não será ofertada, colocando em risco minha colação de grau dentro do prazo previsto. Essa situação decorre exclusivamente da forma como a instituição organiza sua matriz curricular entre os turnos, sem oferecer um cronograma compatível para alunos que precisaram alterar o período de estudo.
Entendo que essa situação afronta os princípios da boa-fé objetiva e do dever de informação previstos no Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990), além de contrariar a obrigação da instituição de assegurar condições para a integralização do curso, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n 9.394/1996). Não é razoável que um estudante seja penalizado por falhas administrativas e pela ausência de planejamento acadêmico da própria universidade.
Dessa forma, solicito que essa demanda seja solucionada administrativamente, garantindo minha matrícula na UC necessária, ou outra medida equivalente que assegure minha conclusão do curso dentro do prazo previsto, sem qualquer ônus financeiro adicional.
Sempre procurei manter uma relação colaborativa com a instituição, contribuindo em projetos, auxiliando em demandas e defendendo a qualidade da universidade. Justamente por isso, é extremamente frustrante ser repetidamente prejudicada por falhas que não foram causadas por mim.
Espero sinceramente contar com o bom senso e o apoio do setor de atendimento ao aluno para que essa situação seja resolvida de forma célere, evitando a necessidade de recorrer a instâncias administrativas ou judiciais para garantir um direito que me assiste: concluir minha graduação no prazo previsto, sem ser penalizada por erros da própria instituição.