Ausência de explicação formal que foi prometida

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

18/03/2026 às 08:58

ID: 243597763

Compareci ao setor do FIES da UNIFENAS (campus Jaraguá) no dia 06/03 para esclarecimentos sobre divergência nos valores da minha semestralidade.Durante o atendimento presencial realizado no dia 06/03, foi informado que seria encaminhada uma explicação formal por e-mail, detalhando a composição dos valores e a justificativa para a divergência apresentada.Entretanto, até o presente momento não recebi qualquer retorno, mesmo tendo aguardado prazo razoável para manifestação da instituição.No sistema oficial do FIES/CAIXA constam os seguintes valores:* Valor da semestralidade sem desconto (grade regular): R$ 76.205,69* Valor da semestralidade para o FIES: R$ 74.681,58* Valor da semestralidade atual (grade curricular a ser cursada): R$ 81.393,74Importante destacar que o valor de R$ 81.393,74 também aparece no sistema da CAIXA, porém vinculado especificamente à categoria grade curricular a ser cursada, e não ao valor da semestralidade para o FIES.Entretanto, a instituição está utilizando este valor mais elevado como base de cobrança, mesmo eu estando regularmente matriculado na grade curricular padrão, sem qualquer alteração, dependência ou carga horária adicional que justifique essa classificação.Ressalto ainda que já cursei semestres anteriores com financiamento pelo FIES na instituição de origem (FASEH), e em todos os aditamentos realizados anteriormente sempre foi considerado exclusivamente o valor da semestralidade do FIES, nunca tendo sido aplicada qualquer cobrança alternativa baseada em grade a ser cursada.Ou seja, trata-se de uma mudança de critério de cobrança, sem justificativa clara, e em desacordo com o padrão previamente aplicado ao próprio financiamento estudantil.Diante disso, surge a seguinte questão central, que até o momento não foi respondida:Se o valor correto da semestralidade é R$ 81.393,74, por qual motivo o sistema oficial do FIES registra R$ 74.681,58 como valor da semestralidade para financiamento? E por qual razão estou sendo enquadrado na categoria grade a ser cursada, mesmo estando na grade regular?Ressalto ainda que realizei o aditamento única e exclusivamente para não ficar em situação irregular na instituição e não perder o semestre, tendo em vista que minha matrícula só seria efetivada após a conclusão do aditamento, o que me colocou em situação de necessidade diante da divergência de valores ainda não esclarecida.Destaco que:* Estou regularmente matriculado na grade curricular padrão* Não houve qualquer alteração acadêmica que justifique mudança de valor* Houve mudança de critério de cobrança em relação aos semestres anteriores financiados pelo FIES* Foi prometido envio de explicação formal por e-mail no dia 06/03, o que não ocorreu até o momentoDessa forma, solicito:1. Explicação formal e objetiva sobre a divergência entre os valores2. Justificativa legal e contratual para a cobrança baseada na grade a ser cursada3. Esclarecimento sobre o enquadramento indevido nessa categoriaAguardo retorno com urgência.

Compartilhe

Resposta da empresa

20/03/2026 às 08:19

Olá! Daniel, bom dia! Tudo bem? :)

Agradecemos por entrar em contato e compartilhar conosco a sua insatisfação.

Já estamos analisando minuciosamente o seu caso, para a melhor tratativa do mesmo.

No entanto, solicitamos que aguarde um retorno via e-mail e WhatsApp, pois muito em breve, entraremos em contato com você.

Agradecemos pela paciência e lamentamos qualquer inconveniente. Não é esse tipo de experiência que queremos lhe proporcionar.

Seguimos à disposição.

Atenciosamente,

UNIFENAS

Réplica da empresa

24/03/2026 às 07:47

Prezado Daniel, bom dia!

Conforme alinhado via WhatsApp, encaminhamos ao seu e-mail o detalhamento completo conforme solicitado.

Permanecemos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos.

Atenciosamente,
UNIFENAS.

Consideração final do consumidor

28/03/2026 às 19:46

Muito ineficaz. Não conseguem tratar das demandas em tempo hábil. Se são muitas demandas deveriam contratar uma equipe maior para lidar com as demandas, até porque o valor pago pelo serviço não é barato não.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2