Em réplica

Não consigo iniciar meu curso de fisioterapia e ninguém me dá suporte

Unifran - Universidade de Franca

cidade: São Carlos

O que aconteceu

Fiz minha matrícula no curso semi presencial de fisioterapia na semana passada. No site fazem a propaganda de que o aluno pode iniciar o curso a qualquer momento, mas ninguém informa no ato da matrícula que as disciplinas são ofertadas de maneira desordenada e ilógica. Me matricularam logo em Cinesioterapia e a própria professora do curso informou reiteradas vezes na aula inaugural que para cursar Cinesioterapia tem que ter cursado antes anatomia, fisiologia, biomecânica e cinesiologia. Pedi revisão da oferta de disciplinas e simplesmente negaram com o argumento de que eu comecei no fim do semestre. Oras, então não fizessem propaganda enganosa de o aluno pode se matricular a qualquer momento. Considero que cursar fisioterapia sem ter anatomia e fisiologia como disciplinas base (as quais afirmaram que serão ofertadas somente ao final do curso porque comecei no final do semestre) prejudica o desempenho e aproveitamento de todas as disciplinas do curso, visto que é um curso de fisioterapia e essas disciplinas são fundamentais. Além disso, o curso não oferece suporte algum ao aluno, tentei falar com o canal de whatsapp do polo e eles mandam falar com o tutor da disciplina, porém o tutor também não responde. Estamos com problema na disponibilizaçao dos materiais complementares para estudo indicados nas apostilas, quase nenhum dos links indicados estão disponíveis para o aluno e não tem como prosseguir com os estudos, simplesmente ninguém da suporte. Uma semana já se passou da minha inscrição e sigo sem suporte e sem dar início ao estudo dos materiais indicados. Dessa forma, solicito a revogação imedita da minha inscrição no curso, sem qualquer cobrança, visto que não foi possível iniciar o curso adequadamente.

Caso meu pedido não seja atendido e gere qualquer cobrança, entrarei com todas as medidas judiciais cabíveis inclusive indenizatórias.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Unifran - Universidade de Franca respondeu

    15/10/2026 às 12:34

    Olá Lais. Espero que esteja bem!

    Recebemos sua manifestação e compreendemos sua insatisfação com a situação relatada. Entendemos que iniciar uma graduação envolve planejamento, investimento e expectativa de receber todas as informações necessárias para ingressar no curso com segurança. Por isso, reconhecemos sua frustração ao identificar divergências entre a expectativa criada no momento da matrícula e a organização acadêmica encontrada após o ingresso.

    Em atenção à sua manifestação, realizamos a análise da sua situação acadêmica e gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

    Em relação às disciplinas disponibilizadas no momento do seu ingresso, verificamos que sua matrícula foi efetivada após o início de determinadas ofertas acadêmicas do semestre. Nesses casos, as disciplinas que já haviam sido ofertadas antes da sua entrada ficam programadas para serem cursadas posteriormente, sem prejuízo da integralização do curso, respeitando o cronograma acadêmico vigente.

    Conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais:

    "Nos casos em que a entrada do aluno ocorrer após o início das aulas do semestre letivo, haverá, ao final do curso, a oferta proporcional das disciplinas que foram disponibilizadas anteriormente ao seu ingresso, observados o tempo mínimo de integralização e a organização acadêmica do curso."

    Dessa forma, as disciplinas que não foram disponibilizadas neste momento não foram excluídas da sua matriz curricular, mas permanecerão previstas para cursagem posterior.

    Em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, verificamos que atualmente constam disponibilizadas para acesso as seguintes disciplinas:

    Plano de Acompanhamento de Carreira I

    Cinesioterapia

    Ambientação Digital

    Além disso, identificamos que a disciplina Princípios de Patologia, Microbiologia e Imunologia possui previsão de oferta para o mês de novembro, conforme o cronograma acadêmico vigente.

    Compreendemos sua preocupação quanto à sequência de conteúdos e à importância de disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Biomecânica e Cinesiologia para a formação em Fisioterapia. Reconhecemos que essa percepção pode gerar insegurança sobre o aproveitamento acadêmico, especialmente quando você recebe orientações que destacam a relevância desses conhecimentos para determinadas disciplinas.

    Quanto às dificuldades relatadas com materiais complementares e suporte acadêmico, esclarecemos que a instituição disponibiliza os seguintes canais para acompanhamento e atendimento:

    Fale com a Tutoria, diretamente no AVA;

    App Duda, com acesso à Área do Aluno e atendimento;

    CAA Online;

    Polo de Apoio Presencial.

    Lamentamos que sua experiência inicial não tenha correspondido às expectativas e que você tenha encontrado dificuldades para obter respostas rápidas às suas dúvidas.

    Por fim, em relação ao pedido de cancelamento sem cobrança, após a análise realizada, não identificamos irregularidades na disponibilização das disciplinas ou no vínculo acadêmico que permitam o cancelamento nos termos solicitados nesta manifestação, permanecendo válidas as condições acadêmicas e contratuais aplicáveis ao curso.

    Caso ainda tenha dúvidas ou precise de suporte adicional, permanecemos à disposição por meio dos nossos canais oficiais:

    App Duda

    Central de Atendimento ao Aluno

    CAA Online

    Atenciosamente,

    Guadalupi

    UNIFRAN - Universidade de Franca

  2. Consumidor respondeu

    15/10/2026 às 13:41

    Qual parte do mega texto que eu enviei vocês não entenderam que EU NÃO DESEJO CURSAR MAIS NADA COM VOCÊS, porque a promessa não condiz com o que eu descobri após ingressar no curso. E a propósito, o tutor nunca respondeu as 3 mensagens que enviei, ou seja NÃO EXISTE SUPORTE. Eu vou processar vocês!
  3. Unifran - Universidade de Franca respondeu

    15/10/2026 às 14:32

    Olá Lais. Espero que esteja bem!

    Recebemos seu novo retorno e compreendemos que sua principal insatisfação não está relacionada à organização da grade curricular, mas ao fato de que, após conhecer a dinâmica do curso e a experiência oferecida, você decidiu que não deseja mais permanecer vinculada à instituição.

    Entendemos também sua frustração ao sentir que os esclarecimentos anteriores não abordaram o ponto central da sua reclamação. Você relata que ingressou acreditando em uma determinada proposta acadêmica e, após o início do vínculo, concluiu que o formato encontrado não correspondia às suas expectativas. Além disso, informa que não recebeu o suporte esperado, inclusive sem retorno às mensagens encaminhadas à tutoria.

    Lamentamos sinceramente que sua experiência inicial tenha gerado essa percepção. Sabemos que a decisão de ingressar em uma graduação envolve expectativas acadêmicas, profissionais e financeiras, e entendemos seu desapontamento ao concluir que o curso não atende ao que você buscava.

    Em relação ao seu pedido de cancelamento, verificamos que já existe um protocolo de cancelamento em andamento, encontrando-se em processamento pela área responsável.

    Dessa forma, orientamos que acompanhe o andamento diretamente pela Área do Aluno, onde será possível verificar a conclusão da análise e o respectivo deferimento do pedido.

    Quanto aos apontamentos relacionados à ausência de retorno da tutoria e às dificuldades de suporte relatadas, registramos sua manifestação como feedback formal. Reconhecemos que a falta de resposta aos questionamentos do aluno gera insegurança e contribui para uma experiência insatisfatória, especialmente nos primeiros contatos com o curso.

    Laís, respeitamos sua decisão de não prosseguir com a graduação e lamentamos que sua experiência conosco tenha resultado nesse desfecho. Também compreendemos sua discordância em relação às condições apresentadas e seu direito de buscar os meios que considerar adequados para defesa dos seus interesses.

    Neste momento, contudo, a orientação permanece acompanhar a conclusão do protocolo de cancelamento já existente, uma vez que a solicitação se encontra em tratamento pela área responsável.

    Permanecemos à disposição por meio dos canais oficiais para eventuais esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,

    Guadalupi

    UNIFRAN - Universidade de Franca

  4. Consumidor respondeu

    15/10/2026 às 14:48

    Conforme eu informei, o cancelamento já tinha sido solicitado no primeiro protocolo que foi indeferido. O novo protocolo tem prazo muito longo para resolutividade, com previsão para 26/10/2026. Eu solicitei o cancelamento imediato, pois 26/10/2026 é exatamente o vencimento da primeira mensalidade de um curso que não cursei e do qual desisti antes de 7 dias após ter me matriculado. A morosidade de vocês pode me custar caro e eu vou cobrar cada centavo que ela me custar, pois estou agindo de boa fé desde o início e tenho um arsenal de provas. Além do mais, a primeira mensagem que vocês me enviaram no privado disseram que fariam o cancelamento. E agora, por que mudaram o discurso???? Por que estão enrolando para cancelar esse curso que já manifestei reiteradas vezes que não quero? Por que estão enrolando e empurrando para a data de 26/10/2026 justamente quando vence o primeiro boleto? Vão me enrolar um mês para me dar uma resposta que é um direito meu???? É DIREITO MEU ARREPENDER E DESISTIR DE UM CURSO QUE NÃO TEM NEM SUPORTE AO ESTUDANTE. O Reclame Aqui está repleto de denúncias e reclamações semelhantes à minha. Minha falha foi não ter buscado o histórico dessa universidade no Reclame Aqui. SOLICITO RESPOSTA A TODOS OS QUESTIONAMENTOS QUE FIZ ACIMA!
  5. Unifran - Universidade de Franca respondeu

    15/10/2026 às 14:59

    Olá, Laís. Espero que esteja bem!

    Recebemos seu novo retorno e compreendemos sua insatisfação. Entendemos que, neste momento, sua reclamação não é sobre a grade curricular, a sequência das disciplinas ou a possibilidade de continuar estudando. O ponto central da sua manifestação é que você não deseja mais permanecer vinculada à instituição, pois considera que a experiência encontrada após a matrícula não correspondeu às expectativas criadas antes do ingresso.

    Também compreendemos seu descontentamento em relação ao suporte recebido. Você relata ter encaminhado mensagens à tutoria sem obter retorno e que, na sua percepção, não recebeu o acompanhamento necessário para esclarecer suas dúvidas nos primeiros dias de curso. Reconhecemos que a ausência de respostas gera insegurança e contribui para a sensação de desamparo que você descreve.

    Lamentamos sinceramente que sua experiência tenha sido marcada por essa percepção. Sabemos que o início de uma graduação é um momento importante e que o aluno espera encontrar informações claras, apoio acadêmico e canais de atendimento efetivos.

    Em relação ao cancelamento, verificamos que já existe um protocolo formal registrado em 08/10/2026, sendo esta a única solicitação de cancelamento identificada em seu cadastro. O pedido encontra-se em processamento pela área responsável e será tratado com base nesse protocolo já aberto.

    Dessa forma, a orientação neste momento é acompanhar a conclusão da solicitação diretamente pela Área do Aluno, onde será possível verificar a atualização do status e o deferimento do pedido assim que o processamento for finalizado.

    Quanto aos apontamentos referentes à falta de retorno da tutoria e à experiência vivenciada durante o processo de ingresso, registramos formalmente seu relato como feedback para conhecimento das áreas responsáveis.

    Laís, respeitamos sua decisão de não prosseguir com a graduação e compreendemos que você discorda do posicionamento apresentado até aqui. Também reconhecemos seu direito de adotar as medidas que considerar adequadas para defesa dos seus interesses.

    Lamentamos que sua trajetória conosco tenha se encerrado dessa forma e pedimos desculpas pelos transtornos e pela frustração relatada ao longo dos atendimentos.

    Permanecemos à disposição por meio dos canais oficiais para quaisquer esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,

    Guadalupi

    UNIFRAN - Universidade de Franca

  6. Consumidor respondeu

    15/10/2026 às 15:06

    Não existe esta afirmação no contrato que me foi passado:

    "Nos casos em que a entrada do aluno ocorrer após o início das aulas do semestre letivo, haverá, ao final do curso, a oferta proporcional das disciplinas que foram disponibilizadas anteriormente ao seu ingresso, observados o tempo mínimo de integralização e a organização acadêmica do curso."

    Favor informar a cláusula

  7. Unifran - Universidade de Franca respondeu

    16/10/2026 às 10:58

    Olá, Laís. Espero que esteja bem!

    Recebemos seu retorno e compreendemos seu questionamento. Entendemos a importância de ter acesso à fundamentação contratual exata utilizada na análise do seu caso, especialmente porque você informa não ter localizado o trecho mencionado no contrato que recebeu.

    Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que o entendimento apresentado pela instituição está fundamentado na Cláusula 6, § 2º, do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que trata especificamente das situações em que o ingresso do aluno ocorre após o início das ofertas acadêmicas do período letivo.

    Para possibilitar sua conferência integral e garantir total transparência, encaminhamos novamente em mensagem privada a versão do contrato utilizada na análise, com a indicação da cláusula e do parágrafo correspondentes.

    Caso, após a conferência do documento encaminhado, você identifique divergência entre a versão contratual disponibilizada e aquela que consta em sua posse, pedimos que apresente essa informação pelos canais de atendimento, para que a área responsável possa realizar uma nova validação e confirmar qual versão contratual está vinculada ao seu ingresso.

    Compreendemos que sua dúvida é legítima e reforçamos que nosso objetivo é garantir que todas as informações sejam apresentadas de forma clara e verificável.

    Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,

    Guadalupi

    UNIFRAN - Universidade de Franca

  8. Consumidor respondeu

    17/10/2026 às 16:26

    O documento digital que me foi apresentado no ato da matrícula era um documento pequeno com poucas informações, não possuia acesso a nenhum outro documento mais detalhados. Tanto que fiz questionamentos à vendedora sobre o valor muito superior ao que me foi ofertado e informei que não estava vendo nenhuma clausula que falasse de desconto e tudo mais. Era um documento muito pequeno com poucos parágrafos, disponibilizado via link onde tive que clicar em "concordar". Apenas isso. Já solicitei cópia desse documento com a apresentação da autenticação da minha assinatura e ninguém me fornece esse documento.

    O fato é: eu desisti do curso diante das condições apresentadas no terceiro dia pós matrícula, quando tive contato com a primeira aula e descobri que fui matriculada em uma disciplina que é sequência de outras. O fato de ter desistido ainda dentro do prazo de 7 dias, conforme Código do Consumidor, me dá o direito de revogação contratual, que está sendo negado desde o primeiro protocolo indeferido. Além disso, vocês podem falar o que quiser dessa clausula do contrato (que não me foi apresentado no ato da matricula), esta clausula não deixa claro para o aluno quais disciplinas ele perde e qual vai ser o impacto disso ao longo da graduação. Então é uma clausula questionável!

    Independente de contrato, EU TENHO DIREITO DE DESISTIR dentro do prazo de 7 dias e vocês não estão respeitando isso e estão dificultando.

    Quero que me apresentem explicações do porque o primeiro protocolo feito ***** foi indeferido sem o cancelamento conforme solicitado mediante a indisponibilidade de me ofertar as disciplinas básicas do curso antes de Cinesioterapia? Quais as razões?

    E me apresentem também as razões para o não cancelamento imediato mediante tantas solicitações? Expliquem porquê tamanha demora? O que estão analisando tanto sendo que é um direito meu que foi solicitado dentro do prazo do consumidor?

    Para fazer a minha matrícula nem precisou da minha aprovação, na verdade. Bastou eu mandar um diploma só para análise e ja recebi um email em menos de 12h parabenizando pela minha matrícula sendo que eu nem tinha autorizado, lido contrato ou sido comunicada sobre a análise do diploma. Mas para cancelar é todo um transtorno, stress, ausência de explicações, indeferimento de protocolo, demora excessiva, boleto prestes a vencer e gerar dívida no meu nome.

    Me expliquem todos esses questionamentos!