Dificuldade para obter boleto e realizar pagamento para idoso

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Maringá - PR

15/01/2026 às 10:34

ID: 237753109

Falo em nome do meu avô que tem 95 anos.

A Unimed parou de enviar os boletos por correio a partir desse mês de janeiro/2026.
Como meu avô não sabe mexer em e-mail ou APP para retirar o boleto, tentamos incluir o débito automático em conta.
Ocorre que, o procedimento bancário para débito automático ainda não foi concluído, e a sua fatura vence no dia de hoje (15/01/2026).
Então, como não temos o boleto de janeiro, na tentativa de realizar o pagamento, comparecemos, pessoalmente, na Unimed de Campo Mourão para solicitar a segunda via. Disseram que deveríamos entrar em contato pelo 0800. Assim fizemos. Ficamos 36 minutos na ligação, meu avô fez todas as confirmações necessárias segundo a LGPD, para, ao final, a atendente falar que não seria possível encaminhar a segunda via por e-mail, pois o site estava 'instável'.
A opção que ela nos deu foi tentar solicitar pelo whatsapp.
Então, entrei no whatsapp, segui os passos da atendente virtual, entretanto, recebi a resposta de que 'não foi possível encontrar o boleto do mês de 01/2026'.

Lembrando que meu avô tem 95 anos, e ele SÓ QUER PAGAR O SEU BOLETO DO PLANO DE SAÚDE EM DIA.

É muita [Editado pelo Reclame Aqui] desnecessária.

Por que a Unimed não volta a enviar os boletos por correio? Grande parte dos seus clientes são pessoas idosas, doentes, e sem condições de ficar acessando aplicativo, ligando em 0800 ou enviando whatsapp para uma IA.

O que faremos agora?

Não vamos aceitar pagar juros ou qualquer outro acréscimo.

Compartilhe

Resposta da empresa

15/01/2026 às 11:25

Prezada,

Em atenção à manifestação apresentada no portal Reclame Aqui, prestamos os seguintes esclarecimentos.

A Unimed não possui obrigatoriedade legal ou contratual de envio de boleto físico por correio, sendo legítima a disponibilização da cobrança por meios alternativos, conforme práticas atualmente adotadas no mercado e devidamente informadas aos beneficiários com meses de antecedência. A operadora mantém diversos canais ativos e acessíveis para pagamento, dentre eles: envio de boleto por e-mail, portal de segunda via no site da operadora, solicitação por meio do SAC, assistente virtual Julia no WhatsApp, além da opção de débito automático em conta.

No caso em questão, esclarecemos que:

- Em 06/01/2026 e nos subsequentes, foi realizada tentativa de contato por meio do número informado no protocolo de solicitação de inclusão de débito automático, sem retorno por ligação ou WhatsApp;

- Em 12/01/2026, o contato foi realizado com sucesso pelo número cadastrado nos registros do beneficiário, ocasião em que foram prestadas as orientações necessárias;

- Nessa oportunidade, foi encaminhado o número identificador para aprovação do débito automático junto à instituição bancária, sendo também informado que não seria possível a emissão de segunda via de boleto, uma vez que o débito automático já se encontrava cadastrado no sistema, aguardando apenas a validação bancária;

- Na data de hoje, ao tomar ciência da dificuldade relatada para quitação da competência de janeiro/2026, o Setor de Relacionamento com o Cliente acionou o Setor Financeiro para disponibilização imediata de dados para pagamento via PIX ou depósito bancário, assegurando alternativa eficaz para regularização.

A operadora permanece à disposição para esclarecimentos adicionais e acompanhamento da regularização, reforçando seu compromisso com a transparência e com o atendimento responsável aos seus beneficiários.

Atenciosamente,
Ouvidoria
Unimed Campo Mourão

Consideração final do consumidor

14/02/2026 às 10:59

.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

7