Respondida

Cobrança indevida e retenção de valores para transferência de faculdade

Unimes - Santos

cidade: Guarujá

O que aconteceu

Estou tentando realizar minha transferência para outra instituição e a [NOME DA FACULDADE] está transformando um direito meu em uma dor de cabeça, com cobranças erradas e informações contraditórias.

Solicitei os documentos necessários para a transferência, que totalizam R$ 100,00:

Conteúdo programático: R$ 80,00 (prazo de 20 dias úteis)

Histórico escolar: R$ 20,00 (prazo de 10 dias úteis)

1. Problema com o pagamento e falta de estorno:

Fizeram uma cobrança de R$ 80,00 no meu PicPay, que eu paguei. Em seguida, me cobraram o valor total de R$ 100,00, que eu também paguei. Ao perceber o erro deles, enviei os comprovantes e solicitei o estorno dos R$ 80,00 cobrados a mais.

A instituição tentou reter meu dinheiro oferecendo o valor como "crédito na ficha financeira". Como estou saindo da faculdade, recusei e exigi o estorno em conta. Eles pediram meus dados bancários, mas até agora não devolveram meu dinheiro e pararam de me responder.

2. Informações contraditórias e cobrança abusiva para transferência:

Além de estarem com o meu dinheiro, a faculdade agora inventou que, para eu conseguir transferir, preciso obrigatoriamente fazer a rematrícula (ou seja, pagar uma nova mensalidade/matrícula) para depois trancar o curso.

Isso é um absurdo e configura prática abusiva! Antes de iniciar o processo, eu havia perguntado expressamente o que era necessário para trocar de faculdade e a própria equipe me orientou que bastava não fazer a rematrícula ou simplesmente trancar, sem mencionar qualquer necessidade de pagamento de nova matrícula apenas para sair.

Minhas exigências:

A devolução imediata dos meus R$ 80,00 na minha conta bancária.

A emissão e entrega dos meus documentos (histórico e conteúdo programático) dentro do prazo estabelecido, sem a exigência descabida e abusiva de pagamento de rematrícula para um semestre que não vou cursar.

Aguardo uma solução urgente, pois o descaso no atendimento e a retenção do meu dinheiro são inaceitáveis.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Unimes - Santos respondeu

    28/08/2026 às 12:25

    Olá, Maria Luiza.

    Lamentamos os transtornos relatados e agradecemos por nos trazer a situação.

    Após verificarmos o seu caso junto aos setores responsáveis, informamos que o reembolso no valor de R$ 80,00 foi realizado via Pix em 27/08/2026, conforme os dados bancários informados.

    Em relação à sua solicitação de documentos, a Secretaria já realizou contato por meio do e-mail institucional, encaminhado ao endereço de e-mail cadastrado em seu sistema, com as informações referentes às providências adotadas e ao andamento da sua solicitação.

    Dessa forma, orientamos que verifique sua caixa de entrada, bem como as pastas de spam e lixo eletrônico, para consultar as informações encaminhadas pela instituição.

    Reforçamos que permanecemos à disposição pelos canais oficiais de atendimento para quaisquer esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,

    Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.