Solicitação de informações sobre devolução de cota capital da Uniprime após desligamento.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Porto Alegre - RS

05/01/2026 às 08:07

ID: 236601465

SOLICITO INFORMAÇÕES SOBRE A DEVOLUÇÃO DE COTA CAPITAL QUE PERMANECE COM A UNIPRIME A MAIS DE 1 ANO, APÓS MEU DESLIGAMENTO. GOSTARIA DE SER INFORMADO QUANDO HÁVERA A DEVOLUÇÃO E O VALOR A SER DEVOLVIDO.

Compartilhe

Resposta da empresa

05/01/2026 às 14:22

Conforme informação já repassada anteriormente e de acordo com o disposto em nosso Estatuto Social:
Art. 29. A restituição de capital, em qualquer caso por demissão, eliminação ou exclusão será sempre realizada após a aprovação do balanço do exercício social em que ocorreu o desligamento.
1 Após a realização da Assembleia Geral mencionada no caput deste artigo, a restituição do capital poderá ser efetuada em até 48 (quarenta e oito) parcelas mensais, a critério do Conselho de Administração.
2 As parcelas de que trata o parágrafo anterior serão devolvidas sem incidência de juros e/ou correção monetária.
3 Ocorrendo demissões, eliminações ou exclusões de cooperados em número que possa comprometer a estabilidade econômico-financeira da cooperativa, a restituição poderá ser realizada, a critério do Conselho de Administração, em prazos que resguardem a continuidade do funcionamento da sociedade.
Essa informação também está disponível para consulta no Estatuto Social publicado em nosso site, no seguinte endereço:
https://www.uniprime.com.br/singular/uniprime-sul/informe-institucional/estatuto-social-uniprime-sul
Dessa forma, considerando que a solicitação de encerramento da matrícula e da conta corrente ocorreu em 15/01/2025, o pagamento do capital social ocorrerá em 2026, após a aprovação do Balanço Patrimonial do Exercício de 2025, em Assembleia Geral Ordinária.
Ressaltamos que o prazo legal para a realização da AGO é até 30/04, e que a reunião do Conselho de Administração ocorrerá na última semana de maio. Assim, o pagamento da restituição do capital está previsto para iniciar a partir de junho de 2026.
Atualmente, sua matrícula possui o saldo de R$ 2.433,59 referente à cota capital a ser restituída, valor que poderá ser pago em até 48 parcelas de R$ 50,70, caso essa forma seja definida pelo Conselho de Administração.
Reforçamos, por fim, que essa orientação já foi repassada ao Sr. na demanda registrada em nosso canal de Ouvidoria em 27/11/2025, a qual foi devidamente respondida em 03/12/2025.

Consideração final do consumidor

05/01/2026 às 16:29

Uniprime funciona assim: para trazer o cooperado são extremamente eficientes e gentis. Quando da saída vários obstaculos: dificuldade de informações, férias de funcionários, sem retorno a pedidos. Bastante decepcionado.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0