Experiência negativa com serviços fotográficos da Uoon em formatura: má organização, falta de fotógrafos e plataforma inoperante.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

06/05/2026 às 09:47

ID: 247852211

Olá. Me chamo ***** e fui formanda na turma de *****, em direito na puc São Paulo.

Vim relatar brevemente a conduta desrespeitosa da empresa de serviços fotográficos Uoon, contratada pela comissão de formatura em uma escolha infeliz.

Vamos começar do começo: a empresa foi contratada para cobrir os eventos oficiais da minha formatura, quais sejam, uma festa ocorrida no ***** (Sunset), uma no ***** (Warm Up), a Colação de Grau Festiva e finalmente, o Baile de formatura.

No dois primeiros e menores eventos, aparentemente a cobertura fotográfica foi ótima. No primeiro evento, Sunset, ocorrido no *****, não tive qualquer problema e tenho fotos razoáveis para ficar na lembrança. No evento Warm Up, ocorrido no *****, não compareci.

O verdadeiro desrespeito começa na colação de grau:
A empresa contratada para realização organização geral das festas, demonstrou-se despreparada em inúmeros pontos, mas de qualquer forma, aqui estamos para falar da empresa fotográfica apenas, a Uoon, que segundo a empresa contratada para a organização das cerimônias em si, compareceu a Colação de Grau que contava com quase 400 formandos e suas famílias, com apenas 1/3 (UM TERÇO) dos fotógrafos que haviam sido convocados para cobrir o evento.

As filas de fotografias estavam imensas, não andavam e não tinham QUALQUER organização. Os cenários eram feios, pouquíssimos pela quantidade de pessoas no evento e o despreparo dos profissionais que destrataram as famílias e estavam de má vontade, era claro.
Minha família esperou por ***** em uma fila para tirar fotos comigo, e essa fila não andou, com formandos passando mais de uma hora fotografando sem que os fotógrafos dissessem nada, famílias furando a fila, e mais de uma briga presenciada por nós, tudo em razão do despreparo de uma empresa fotográfica que deveria no mínimo orientar as famílias no momento das fotos, delimitar as filas e estipular um tempo máximo, como foi realizado no Baile (pelo menos isso, já que a colação foi uma falácia), já que todos nós pagamos pelo serviço e temos os mesmos direitos de tê-lo. No fim dessas ***** que minha família passou na fila para fotos, conseguimos? Não, pois vieram me chamar para a concentração de formandos que entrariam em breve no palco e eu saí da minha Colação de Grau sem UMA única foto oficial com a minha família, em razão da desorganização e falta de profissionais da empresa presentes no local que contava com quase 3.000 pessoas.

Sobre o baile: não tenho do que reclamar, minhas fotos estão razoáveis e inclusive foram utilizadas no próprio Instagram da Uoon para divulgar nosso baile.
O problema aqui, que também reveste as poucas fotos da colação que eu tenho, é o site: a plataforma utilizada pela empresa NÃO FUNCIONA. Mesmo com a melhor conexão de internet, as fotos demoram horas para carregar, e quando você tenta fazer download da imagem, o download não é realizado e quando é, isso demora minutos, igualmente. Nas fotos da colação aparecia para nós a opção de gerar um link que chegaria direto no nosso e-mail, com todas as fotos, o que acredito que facilitaria muito, pois é uma luta para baixar uma foto que seja, quem dirá todas.

Ah, vale lembrar: a empresa me passou informações equivocadas acerca das datas em que sairiam as fotos por 3 vezes, colocando a responsabilidade na Comissão de Formatura que aparentemente teria sido avisada sobre problemas de instabilidade na própria plataforma, que pelo que me foi dito pra Uoon, perduraram dias :)

Em suma: péssima experiência, nervosismos do início ao fim, e nem após o caos ter acabado os formandos tem paz, porque a plataforma de fotos não funciona, bem como o aplicativo em que nem aparece o nosso evento [Editado pelo Reclame Aqui]

Obs: nos anexos há o comentário que a RUB fez em minha reclamação do Google colocando a culpa na Uoon, e também uma imagem da quantidade de pessoas espalhadas pela fila :)

Compartilhe

Resposta da empresa

12/05/2026 às 22:03

Olá, Maria Clara! Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua experiência com tanta riqueza de detalhes. Sabemos que a Colação de Grau é um momento único, e ler seu relato nos trouxe uma responsabilidade grande de responder à altura do que você merece.

Antes de qualquer coisa: lamentamos muito que você tenha saído desse dia sem uma foto oficial com sua família. Isso não deveria ter acontecido, e entendemos a frustração que isso gera.

Vamos ao que está ao nosso alcance:

Plataforma de fotos
No período em que você tentou acessar suas fotos, a plataforma passou por uma instabilidade pontual que gerou lentidão e falhas no download. Reconhecemos o transtorno que isso causou, e informamos que o problema foi identificado e corrigido na última segunda-feira. A plataforma já está funcionando normalmente. Além disso, nossa equipe realizou uma busca manual nas imagens da sua formatura para garantir que nenhuma foto sua ficasse de fora. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e te enviamos um acesso facilitado a tudo que foi registrado.

Prazo de entrega
Reconhecemos que houve uma falha na comunicação do nosso SAC, que informou um prazo padrão que não se aplicava à sua turma, pela dimensão do evento, o prazo era diferente, e essa informação correta foi repassada à Comissão de Formatura. Ainda assim, entendemos que isso gerou ansiedade desnecessária, e pedimos desculpas por isso.

Sobre a operação no dia da Colação
A Uoon é responsável pela cobertura fotográfica, nossos fotógrafos, equipamentos, registros e entrega das imagens. No dia, tínhamos apoios dedicados ao auxílio nas filas dos pontos de foto, orientando os formandos dentro do nosso espaço de atuação. No entanto, o controle do fluxo geral de pessoas no hall, incluindo o direcionamento dos convidados para outras áreas do evento, como o auditório, não faz parte do escopo do serviço fotográfico, e é responsabilidade da empresa organizadora do evento.

Sem esse direcionamento geral, o hall ficou superlotado com pessoas que não estavam aguardando fotos, o que tornou impossível manter as filas organizadas mesmo com nossa equipe de apoio presente. Fomos tão impactados quanto os formandos por essa situação.

Nossa equipe estava presente com o número de profissionais dimensionado para o porte da sua formatura, a quantidade de fotógrafos estava correta e de acordo com o planejado para o evento.

Sabemos que, no fim do dia, você não estava pensando em contratos e escopos, você queria a foto com a sua família. E isso é completamente legítimo. Por isso, queremos fazer o que está ao nosso alcance: encontre conosco as melhores imagens que temos suas e vamos garantir que você as receba da melhor forma possível.

Estamos à disposição pelo WhatsApp. É só chamar.

Atenciosamente

Time UOON