Cobrança Indevida e Falta de Transparência em Contrato de Monitoramento Residencial

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São José dos Campos - SP

28/04/2026 às 13:46

ID: 247179767

Em 2021, ativei um contrato de monitoramento residencial com a Verisuri. Um representante veio pessoalmente à minha casa e apresentou os serviços, além de diversos pacotes de equipamentos, que seriam adquiridos à parte. O valor foi parcelado no cartão, separado do monitoramento, ambos cobrados igualmente. Até então, o serviço foi impecável.

Ao solicitar o cancelamento, fui informado de que o regime era de comodato, ou seja, os equipamentos não seriam meus. O valor pago (acima de R$ 2.000,00) foi dito ser pela instalação, o que é um total descaso, pois a instalação durou menos de 15 minutos. Desde o ano passado, ao buscar a revisão do contrato, notei que, na maioria das vezes, os atendentes seguiam o que estava no sistema, ou seja, regime de comodato. No entanto, em algumas ocasiões, quando questionava o assunto, percebia que havia, sim, uma lacuna interna. Em momentos próximos ao meu pedido de cancelamento, fui informado via WhatsApp que, na verdade, eu poderia ficar com os equipamentos, como se essa fosse uma questão menos relevante do que foi dita inicialmente.

Essa falta de clareza na venda e na comunicação é evidente. A cada ligação, o discurso mudava, mostrando que a própria política interna da empresa não é bem estruturada. Houve um problema na venda, pois a troca do regime (venda para comodato) não foi explicada de forma transparente.

Reforcei o cancelamento em 20/03/2026, com a cobrança normal no dia 24/03. Porém, em 24/04, recebi novas propostas de reativação, e ao tentar a transferência do contrato, fui cobrado integralmente. Disseram que a cobrança era do mês anterior, mas, repito, o contrato já estava cancelado há mais de 30 dias. Ainda me falaram que, segundo o contrato, se o sinal ficasse na tomada, seria cobrado mais 30 dias, com nova cobrança em maio.

Reforço que isso demonstra um desrespeito total com o cliente, uma venda sem transparência e uma desorganização interna grave. Exijo a revisão imediata das cobranças, a restituição dos valores indevidos e um esclarecimento formal da política de venda e do regime de comodato. Estou à disposição para mais detalhes.

Compartilhe

Resposta da empresa

29/04/2026 às 14:34

Boa tarde, João,

Me chamo Fernando, falo da Ouvidoria da Verisure.

Confirmamos que sua solicitação foi integralmente tratada pela Ouvidoria.
O cancelamento do contrato ***** foi concluído, conforme protocolo *****.

Realizamos tentativas de contato para orientações sobre os próximos passos.

Lamentamos sua decisão e seguimos à disposição caso precise de suporte futuro.

Caso ainda necessite de atendimento, pedimos que nos acione antes de realizar a avaliação, para que possamos auxiliá-lo da melhor forma.

Permanecerei acompanhando o caso até a conclusão definitiva.

Você pode nos contatar pelo chat, e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 0300 50 50 500.

Atenciosamente,
Fernando Dias
Ouvidoria Verisure