Cobrança vexatória e assédio a familiar por atraso em empréstimo

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Bento Gonçalves - RS

02/06/2026 às 23:42

ID: 250404193

Fiz um empréstimo com essa empresa, estou com um pagamentos em atraso, e a empresa tem o direito de ligar e me fazer as cobranças em cima das parcelas em atraso. o problema é que esta empresa vem ligando e aliciando com mensagens no telefone da minha mae, causando alto constrangimento e importunação para a minha mae. Não passei o telefone da minha mae para cobrancas, passei o telefone dela apenas como referência isto e cobrança vexatória.. Sendo que já conversei com a empresa sobre a data do pagamento da parcela em atraso.. Empresa abusa, além de juros altos a empresa abusa, e ainda por cima no app não tem uma condição de quitação de dívida favor anexar uma condição de quitação conforme a lei e parar com as ligações!

Compartilhe

Resposta da empresa

06/06/2026 às 12:40

Olá Edson, tudo bem com você?

Entramos em contato com você através do seu WhatsApp, para explicar o ocorrido referente a solicitação acima.


Pedimos desculpas e sentimos muito pelo acontecido e me coloco à disposição através do telefone (55) 99653-4898 para qualquer dúvida.

Abraços.

Réplica do consumidor

20/06/2026 às 13:59

Artigo 42 do CDC (O limite da cobrança)Este é o artigo mais importante. Ele determina que o consumidor inadimplente não pode ser exposto ao ridículo ou sofrer constrangimento:"Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça."Por que se aplica a terceiros? Ao ligar para parentes, amigos ou para o trabalho do devedor, a empresa está expondo a sua vida financeira a terceiros, gerando um constrangimento público ilegal.2. Artigo 71 do CDC (Infração Penal / [Editado pelo Reclame Aqui])Cobrar de forma abusiva no Brasil é [Editado pelo Reclame Aqui] de consumo. O artigo 71 estipula pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem:"Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações [Editado pelo Reclame Aqui] incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer."

Favor remover o nome dos meus pais da cobrança, eles tem quase 90 anos podem me contatar pelo whats app mas não quero mais o número deles ligados a qualquer tipo de cobrança