sensor de pressão do pneu traseiro esquerdo inoperante.

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
18/03/2025 às 17:20
ID: 212498211
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesBom dia! Me chamo *****, cpf *****.
Enviei a msg abaixo no dia ***** no e-mail *****. Como não recebi nenhuma confirmação acusando recebimento estou encaminhando via WhatsApp.
Assunto: Sistema detecção da pressão anormal nos pneus
Prezados da Mitsubishi,
1- Reclamação: sensor de pressão do pneu traseiro esquerdo inoperante. Hj *****.
Concessionária Via Jap não aceita trocar dentro da garantia. Adquiri o veiculo em janeiro de 2024.
2- Em ***** ( há aproximadamente 1 ano atrás - NF da Pirelli em anexo) foi efetuada a troca do pneu traseiro direito devido rasgo no pneu.
3- Após a troca, o mesmo sensor (lado direito) foi instalado no pneu novo, funcionando perfeitamente até hj.
4- O técnico da Via Jap que analisou concluiu que qdo estourou o pneu direito, ocorreu uma pancada que afetou o sensor do lado esquerdo, folgando o.
5- A concessionária alega que o problema do sensor no pneu esquerdo foi devido a um agente externo pq isso está com folga. Vide vídeo em anexo.
6- Meus comentários:
a) Não houve pancada. O pneu direito rasgou há 1 ano atrás, qdo passei por cima de um olho de gato quebrado com a parte metálica exposta.
b) Se ocorreu pancada, como alega o técnico da Via Jap, a pergunta que eu faço é, pq o sensor do lado direito que certamente teria sofrido um impacto mais forte que o esquerdo, inclusive provocando o estouro do pneu, por que o sensor do lado direito continua funcionando no pneu novo há um ano?
Mas esse comentário acima, só fiz baseado na suposição de ter ocorrido uma forte pancada, ver vídeo em anexo.Mas, fato é que não ocorreu pancada.
Só para acrescentar. O técnico da Pirelli disse que já trocou diversos pneus com a mesma causa. Olho de gato quebrado.
c) Dirijo carro desde 18 anos, hj tenho 70 anos. Já tive 4 carros da marca Toyota. Pouco problema tive. O único foi o farol dianteiro que começou a embassar. Levei na concessionária Toyota. Mesmo com garantia vencida há 2 meses a Toyota trocou gratuitamente sem nada questionar.
d) Eu concordo que se de fato ocorrer um problema devido mau uso do veículo, a responsabilidade é do usuário. Nesse caso em questão, eu simplesmente rodei com o carro, como qualquer usuário que possui um carro.
Esse argumento de pancada no pneu esquerdo qdo estourou o direito é totalmente inaceitável, como expliquei acima.
e) A pergunta que fica. A Mitsubishi vai atribuir a responsabilidade para o usuário?
f) na última semana de março estarei viajando de BH para SP e viajarei sem o sensor, portanto com a possibilidade de estragar algum pneu caso fure e eu não perceba.
Se quiserem mais detalhes, abaixo um descritivo do que ocorreu. Se quiserem ou precisarem, estou à disposição no celular *****
Obs: 1- Não consegu anexar o vídeo e áudio recebido do Daniel, consultor da Via Jap. Posso encaminhar no WhatsApp app? Favor informar em qual??
2- O DARF está com data de hj pq solicitei a cópia da NF hj. Ver no rodapé, lado esquerdo, os dados da nota fiscal, inclusive a data de compra do pneu.
Para registrar um grave problema de atendimento que estou enfrentando na concessionária Mitsubishi via Jap, estou fazendo um descritivo do ocorrido para necessárias providências.
Levei meu carro Eclipse Cross na concessionária Via Jap marcando 19.558 km, onde adquiri o veículo zero kilometro no início de 2024 para revisão normal de 20.000km.
Aprovetando a entrada na concessionária, solicitei ao consultor Daniel fazer uma verificação na sensor de pressão, já que está acusando algum problema no painel, vide a luz de advertência específica.
Para a minha surpresa, na mesma tarde, recebi um áudio do consultor e um vídeo, esse ilustrando uma folga na fixação do sensor possivelmente tentando me responsabilizar pela ocorrência do mal funcionamento.
De acordo com o consultor, o técnico que analisou concluiu que em um evento ocorrido em 18 de março que estourou o pneu traseiro direito, a suposta pancada foi o causador da folga do sensor no pneu do lado esquerdo (ver áudio em anexo).
Quando o pneu traseiro direito estourou, próximo de Lavras, liguei para a Cátia (vendedora Da Via Jap) para obter algumas orientações. A principal orientação foi para eu não levar em qualquer borracheiro, ma sim, procurar o representante Pirelli em Lavras já que não existe concessionária Mitsubishi em Lavras. Ainda hj liguei para solicitando ajuda dada a situação que esta ocorrendo comigo. Na oportunidade ela me lembrou do que eu disse na ocasião. Disse que eu contei que o pneu estourou naquele trecho tem muitos olhos de gato quebrados onde eu acabei passando em cima de um desses com o metal exposto.
Inclusive, o rapaz da Pirelli de Lavras disse que tem trocado muitos pneus na mesma condição.
Portanto, esse argumento do técnico da Via Jap não é nada coerente. Não houve pancada conforme o argumento dito no áudio.
E digo mais, no pneu novo que comprei em Lavras para substituir, foi instalado o mesmo sensor que estava no pneu direito que estourou.
Imaginem, caso a suposição do técnico *estiver correta* , o que de fato não está, a pancada nesse sensor que estava instalado no pneu direito certamente teria sido muito forte que a pancada no lado esquerdo. Mesmo assim o sensor está funcionando perfeitamente no pneu novo direito há praticamente 1 ano.
Vou chutar uma causa básica desse problema, já que depois do chute do técnico, acredito que adquiri esse direito.
*Não existe possibilidade do sensor ter sido instalado de forma inadequada pelo fabricante Mitsubishi?*
Outro ponto de vista. O Daniel, o consultor que me atendeu, me disse que esse problema é raro acontecer.
Então, será que eu, motorista desde 18 anos, hj com 70 anos, estou dirigindo tão inadequadamente em relação a outros proprietários ou motoristas de eclipse ou outros carros da marca Mitsubishi já que estão supondo que foi mal uso?
Não seria muito mais coerente a Mitsubishi assumir esse incidente ou até a falha na fabricação?
Uma coisa é certa. Os técnicos desse concessionária são fracos, principalmente se comparados com os da Toyota. Eu gosto muito do carro Eclipse, principalmente o meu que é 4x4. Tenho meus questionamentos. Uma delas é pq não se vende mais carros esse marca, o Eclipse?
A causa principal seria o atendimento das concessionárias?
Qualquer dúvida estou à disposição.
Espero receber uma resposta em 15 dias, pois pretendo acionar outros meios para resolver essa questão. Não encare essa colocação como ameaça.
Só cito dessa forma para que a Mitsubishi analise coerentemente esse ocorrido. Obrigado
Compartilhe
Consideração final do consumidor
13/06/2025 às 17:43
A avaliação do técnico da JAPAN sobre o problema no sensor TPMS foi ridícula.
Dizer que não justifica garantia pq o usuário fez mal uso. Eu só rodei com o carro. Com 20.******* km rodados apresentou problema. Tenho esse carro há 1,4 anos.
Assim sendo só mantendo o carro parado na garagem. É uma grande piada. Devido essa declaração do tecnico da concessionaria Auto Japan, a Mitsubishi decidiu fornecer a peça de cortesia mas não assumiu o custo da mão de obra.
A concessionária apresentou orçamento de *******,00. Contestei e propuseram *******,00. Paguei para não ficar com o carro parado, ou rodar em condição insegura baseado na proposta da concepção do eclipse.
Estou preparando documentário para entrar na justiça de pequenas causas, não pelo dinheiro, mas sim, por conta da falta de comprometimento da Marca Mitsubishi com os clientes. Paguei *******.*******,00 em março de ******* para ter esses aborrecimentos. E mais, depois que a peça chegou, levei na concessionária. Marcaram para às 10:00h. Disseram que entregaria às 17:30h. Cheguei às 17:00h e nem tinham começado o conserto. Saí de lá por volta de 18:00.
O pior é que no dia seguinte estava viajando para RJ quando o sinal de alerta começou a piscar novamente. Tive que andar mais 1 semana nesse condição e retornar com o carro para a concessionária para ser consertado em definitivo.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
6