Péssimo pós-venda, instalação inadequada e falta de suporte da empresa de energia solar

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

13/10/2025 às 19:25

ID: 229243691

Empresa passa imagem de referência no ramo e referência de como ser o pior pós venda. Tudo começou quando eu fechei contrato com eles, foi tudo muito lindo e maravilhoso, termos técnicos, setor de "engenharia" e etc. No da instalação, choveu, remarcaram para um domingo. A "equipe" consistia em um "técnico" e um motorista, era para ser 3, mas o terceiro faltou. Chegaram na minha casa, depois de meio-dia, o responsável fez uma análise muito rápida de como ia ser feita a instalação, como estavam desfalcados, eu ajudei a subir as placas, eu ajudei agilizar o processo das ligações, pois o motorista vivia reclamando que ele era só motorista e aquela não era a função dele, não estava disposto a ajudar. A parafusadeira foi suposto técnico parou de funcionar, tive que ceder minha furadeira, ajudei a passar os cabos, pegava as ferramentas, nessa brincadeira, a conclusão da instalação foi terminar depois das 22h. Até então, achei que era normal aquilo, pois não tinha conhecimento algum. Quando deu o primeiro problema, estava dentro da garantia, porém levaram 30 dias para resolver um problema que foi ocasionado por imperícia do próprio técnico. Pois como minha rede é 127V, foi colocado um transformador e ele usou bitola de 4mm, resumindo, derreteu. Foram, trocaram por bitola de 6mm, depois de 12 meses, derreteu novamente, como não tinha mais garantia, me cobraram 250,00 pela visita para verificar o defeito. Não concordei, aí, contratei um profissional de verdade, que fez uma análise de verdade do que estava acontecendo, nessa hora foi onde eu vi na furada que entrei. Pois pra começar, deveria ter sido colocado um disjuntor especial de qualidade no geral da entrada da casa, as ligações, deveriam ser feitas com terminais, principalmente no transformador, não instalaram o quadro de proteção DPS junto ao inversor, não fizeram o aterramamento de proteção das placas e do inversor, pois é um aterramento à parte para proteção da usina de geração. Tudo isso o PROFISSIONAL que eu contratei, me esclareceu e isso, via de regra tem que entrar na instalação é como se fosse uma regra. Eu estou no prejuízo desde o começo do ano, pois não tive condições de arcar com o valor cheio da conta de energia mais o financiamento. Pra completar, o setor de pós venda me ignora completamente, expliquei isso pra eles e nada.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/10/2025 às 10:03

Olá!

Lamentamos pelos transtornos relatados e agradecemos por compartilhar sua experiência, pois ela nos ajuda a aprimorar nossos processos.

Após análise do histórico da instalação, verificamos que os dispositivos de proteção (DPS) e o aterramento da usina fotovoltaica foram executados conforme as normas técnicas, e as fotos anexadas à Ordem de Serviço comprovam a correta execução dos serviços.

É importante destacar que todas as usinas solares passam por vistoria e aprovação prévia da concessionária de energia elétrica, que valida a conformidade técnica do sistema antes da conexão à rede, garantindo segurança e operação adequada.

Com relação ao disjuntor geral e à infraestrutura elétrica da residência, esclarecemos que esses itens não fazem parte do escopo de responsabilidade da empresa, sendo de competência do proprietário ou eletricista responsável pelo sistema elétrico do imóvel.

Nos colocamos à disposição para reanalisar o sistema, caso o cliente deseje, a fim de garantir que tudo esteja funcionando dentro dos parâmetros de segurança e eficiência esperados.
Atendimento:******* de segunda a sexta, das 8h30 às 18h.

Atenciosamente,
Equipe Via Solar.