Ônibus Rio x Florianópolis: Atraso, desvio de rota, falta de combustível e risco aos passageiros

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
20/01/2026 às 17:52
ID: 238286327
Boa tarde.
Me chamo *****, portadora do CPF: *****. Moradora do Rio de Janeiro. CEP: *****
No dia de hoje, 20/01/2026, embarquei no ônibus da viação Itapemirim, Rio de Janeiro X Florianópolis, as 12:30h na Rodoviária Novo Rio. O mesmo teve saída inicial em Minas. Após todos embarcarem no Rio de Janeiro, o motorista Sr. João, nos avisou que precisaria ir na garagem abastecer o veículo. Ficamos na garagem parados por 1h. Por volta de 13:00 as 14:00 da tarde mais ou menos. Pois bem. Depois o motorista fez itinerário desconhecido pelos passageiros, passando por bairros e rodoviárias que não é de costume fo trajeto sem aviso prévio. Seguimos viagem ficamos mais meia hora parados na Serra das Araras devido a obra. Após isso (por volta das 17h) o motorista para em um posto de gasolina para abastecer pois segundo ele, não houve abastecimento na garagem quando ficamos 1h parados lá.
É uma falta de respeito, de cuidado e de responsabilidade da empresa e do Sr. JOÃO em todo trajeto com os passageiros. A passagem foi paga e a empresa nos coloca em risco. Permitindo o motorista passar por bairros e lugares desconhecidos pelos passageiros e ainda viajar sem combustível pois o mesmo que havia ter sido abastecido no Rio, só foi abastecer em São Paulo praticamente.
Seguimos o trajeto enquanto escrevo essa reclamação com medo do que o motorista pode decidir fazer daqui pra frente.
VAS
Compartilhe
Resposta da empresa
22/01/2026 às 14:54
Prezada Verônica Almeida dos Santos Jesus
Recebemos seu relato e entendemos sua insatisfação. Vamos aos fatos, com clareza.
O ônibus em questão opera na linha Juiz de Fora (MG) x Florianópolis (SC). Esse trajeto não se inicia no Rio de Janeiro. O itinerário padrão é: saída de Juiz de Fora (MG), embarque no Rio de Janeiro (Rodoviária Novo Rio), embarque em Duque de Caxias (RJ), embarque em Nova Iguaçu (RJ) e, em seguida, acesso à Rodovia Presidente Dutra com destino final Florianópolis (SC). Por esse motivo, o veículo passou por locais que podem não ser familiares aos passageiros que embarcaram no Rio, sem que isso represente desvio irregular de rota.
Sobre a parada na garagem: como não há abastecimento em Juiz de Fora, o procedimento operacional prevê que, após o embarque no Rio de Janeiro, o ônibus siga até a garagem para abastecimento de diesel e Arla 32, o que explica a parada informada pelo motorista.
Durante o trajeto, o painel do veículo indicou alerta de nível baixo de Arla 32, apesar do abastecimento realizado na garagem. Por medida preventiva e de segurança, o motorista optou por realizar nova parada em posto credenciado para completar o nível e evitar uma eventual imobilização do ônibus na estrada.
Quanto à retenção na Serra das Araras, informamos que há uma grande obra em andamento para construção de uma nova via mais segura. Devido a isso, ocorrem interdições temporárias, especialmente em horários de menor fluxo, situação alheia ao controle da empresa.
Reforçamos que não houve negligência, imprudência ou risco aos passageiros. As decisões tomadas ao longo do percurso seguiram critérios técnicos, operacionais e de segurança.
Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Estamos disponíveis nos seguintes canais de atendimento:
E-mail
[email protected]
Reclamação e sugestão
0800 770 0050
Atenciosamente,
Nova Itapemirim