Autoclave com defeitos recorrentes e descaso da assistência técnica

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Caratinga - MG

16/12/2025 às 12:44

ID: 234958825

Minhas reclamações são 2. A primeira, questiono a qualidade do produto, pois adquiri o produto em MARÇO de 2025 e até dezembro de 2025 já tive 3 problemas com este equipamento. O primeiro problema foi que o equipamento não estava dando pressão, pois havia uma rebarba de metal do corte da válvula de escape dentro do encaixe da válvula na tampa, o que não permitia o equipamento atingir a pressão ideal de autoclavagem. O que me leva a questionar se o equipamento foi testado antes de ser vendido. Provavelmente se tivesse sido testado este problema seria corrigido antes de sair para venda. Foi preciso entrar em contato com a assistência técnica da empresa e eles não identificaram o problema, quase foi necessário enviar o equipamento para a fábrica, mas no ato de retirar a válvula do equipamento, a rebarba metálica caiu de dentro da válvula no meu colo. Perguntei para o técnico se poderia ser isso que estava causando o problema e a resposta dele foi que sim. Realmente desta vez este problema foi resolvido.
Após alguns meses, fui utilizar o equipamento para esterilizar alguns materiais cirúrgicos e quando ele foi ligado na tomada não acendeu nenhuma luz. O equipamento foi ligado em várias tomadas da mesma casa e nada, não dava sinais de funcionamento. Novamente acionei a assistência técnica, fizemos alguns testes para se assegurar que não haviam problemas na rede elétrica, com um voltímetro, eu medi a voltagem que estava chegando na tomada que o equipamento é ligado habitualmente e a voltagem no momento do teste era de 117V, foi feito a troca do fusível pois havia a possibilidade de que ele houvesse queimado, sendo que o fusível não estava queimado, foram feitos vídeos para ilustrar o problema do equipamento e desta forma o equipamento foi enviado para a assistência. Chegando lá, o técnico disse que o equipamento estava funcionando normalmente e que não havia nenhum problema nele. Desta forma o técnico disse que o equipamento foi re-testado e que estava funcionando normalmente. O equipamento foi enviado de volta para mim e funcionou normalmente mais 3 meses aproximadamente. No mês de novembro o equipamento parou novamente de funcionar como havia ocorrido anteriormente. Novamente entrei em contato com a assistência técnica relatando novamente o problema. Desta vez o técnico que fez o atendimento questionou se o equipamento realmente havia parado de funcionar, pois na vez que o equipamento foi para a assistência técnica ele não tinha nada. Foi questionado por ele também a qualidade da energia que está chegando na minha casa. Mediante a tal questionamento eu tomei a decisão de não enviar o equipamento para a assistência técnica logo de imediato, ainda mais após o técnico dizer que se o equipamento chegasse lá novamente e estivesse funcionando, eles iriam cobrar o frete, porque a empresa não iria cobrir os custos. Leve o equipamento para o meu trabalho e ligue em várias tomadas para testa-lo fora da minha casa, só que o equipamento não funcionou. Após isso, levei o equipamento para outra cidade, para testa-lo em outra rede e novamente o equipamento não funcionou, não ligava nem a luz que era pra ligar quando a tomada é ligada na rede elétrica. Desta forma entrei em contato com a assistência técnica novamente e informei que iria enviar o equipamento. No dia que o equipamento chegou na assistência técnica novamente o técnico disse que eles estava funcionando e que não havia problema algum. Mediante a tal situação, solicitei que ele enviasse o equipamento logo de imediato pra mim, já que ele não tem problema. Foi dito pelo técnico que o equipamento teria que passar por 2 testes biológicos que são as normas da empresa. Eu disse que abriria mão destes testes e que ele poderia me enviar o equipamento logo de imediato, porém novamente foi negado o envio. Hoje dia 16/12 entrei em contato com a assistência técnica novamente para saber se o meu equipamento foi enviado e o técnico disse que não enviou porque eu não respondi mais as mensagens dele e disse que agora a empresa vai entrar em recesso de fim de ano e que o equipamento só será enviado no ano de 2026.

SENDO ASSIM REAFIRMO, NÃO COMPREM NADA DESTA EMPRESA. O COMPROMISSO DELA COM O CONSUMIDOR É ZERO. FUI QUESTIONADO DURANTE TODOS OS ATENDIMENTOS, COMO SE EU FOSSE O PROBLEMA, COMO SE EU ESTIVESSE MENTINDO. FIQUEI SEM SABER QUAL É O PROBLEMA DO EQUIPAMENTO. TENHO CERTEZA QUE EM MAIS ALGUNS MESES ELE IRÁ APRESENTAR O MESMO PROBLEMA. TENHO TODA CONVERSA VIDEOS E FOTOS SALVAS E IREI PROCURAR OS MEUS DIREITOS COMO CONSUMIDOR. PENSO QUE UM EQUIPAMENTO QUE NÃO TEM 10 MESES QUE FOI COMPRADO, QUE FOI UTILIZADO POUQUISSIMAS VEZES, QUE ESTÁ DENTRO DA GARANTIA QUE A EMPRESA DIZ SER DE 12 MESES NÃO PODE DAR TANTO DEFEITO COMO ESTE EQUIPAMENTO TEM DADO. A EMPRESA NÃO TEM O PADRÃO DE QUALIDADE QUE DIZ TER, OS EQUIPAMENTOS NÃO SÃO TESTADOS ANTES DE SEREM VENDIDOS.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/01/2026 às 15:14

Prezado, Sr. Paulo Sérgio de Oliveira.
Prezamos pela transparência e pelo correto esclarecimento aos nossos clientes.
Gostaríamos de reforçar que em nenhum momento houve negativa de atendimento por parte da nossa equipe. Desde o início, todas as suas mensagens foram respondidas em tempo real, buscando sempre solucionar tecnicamente os pontos levantados.
O equipamento foi acompanhado com rigor. Em seu último envio, registramos em vídeo o exato momento em que o aparelho foi ligado em nossa fábrica, funcionando perfeitamente sem necessidade de qualquer reparo interno. Isso confirma que a falha de 'não ligar' relatada está diretamente ligada à subvoltagem de 118V identificada em sua rede local, que é insuficiente para os 127V exigidos pelo equipamento.
Além disso, realizamos testes de desempenho com indicadores biológicos para garantir que a esterilização está 100% eficaz. O produto foi devolvido em perfeito estado e o rastreio comprova a entrega em 24/12/2025, cumprindo nosso compromisso logístico.
A Volare Med segue à sua inteira disposição para quaisquer orientações adicionais sobre a infraestrutura elétrica necessária para o uso seguro do seu equipamento.
Atenciosamente, Equipe Volare Med

Réplica do consumidor

04/03/2026 às 07:26

O equipamento é bom que já parou de funcionar novamente, 3 meses após ter voltado da "assistência" técnica. Não vou envia-lo novamente porque sei que serei questionando pelo "técnico" que diz avaliar o equipamento. Desta vez irei levar em quem realmente ira consertar o equipamento. MAIS UMA VEZ REAFIRMO, NÃO COMPREM EQUIPAMENTOS DESTA MARCA. ALÉM DE NÃO TER QUALIDADE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA É MUITO MUITO RUIM. VÃO TE DEIXAR NA MÃO, NÃO VÃO ARRUMAR O EQUIPAMENTO E AINDA VÃO JOGAR A CULPA EM VOCÊ.

Consideração final do consumidor

04/03/2026 às 07:29

Empresa que não assume os erros e culpa o consumidor.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

04/03/2026 às 14:08

Olá, Sr. Paulo Sérgio.
Lamentamos muito que o senhor esteja passando por essa nova frustração. Nosso objetivo como fábrica é que sua experiência com a Volare Med seja de confiança e eficiência, e ficamos tristes com o seu descontentamento.
Gostaríamos de reforçar que o nosso suporte técnico continua totalmente à sua disposição. Embora os testes anteriores em nossa fábrica tenham mostrado o equipamento funcionando perfeitamente, entendemos que, na prática do seu dia a dia, o senhor está enfrentando dificuldades. Por isso, as portas da nossa assistência permanecem abertas caso o senhor mude de ideia e queira nos enviar o aparelho para uma nova análise técnica sem custos de mão de obra e transporte.
Nosso maior interesse é que o senhor consiga utilizar o seu equipamento com segurança. Reforçamos apenas que, conforme o Manual do Usuário, a qualidade da rede elétrica local e a realização dos testes biológicos são fundamentais para o sucesso de qualquer autoclave.
Se o senhor optar por não enviá-lo agora, saiba que ainda assim seguimos aqui para tirar dúvidas ou oferecer orientações sobre a infraestrutura necessária, visando sempre o melhor desempenho do seu produto.
Atenciosamente,
Equipe Volare Med