Cobrança indevida e negativa de cancelamento de plano na academia Xprime após solicitação de pausa por motivo profissional

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Limeira - SP

19/01/2026 às 22:10

ID: 238188217

Contratei o plano Club Prime Recorrente da academia Xprime, com permanência mínima de 6 meses.
Em novembro de 2025, comuniquei à academia, por WhatsApp, que não conseguiria frequentar no mês de dezembro por motivo profissional, solicitando pausa/trancamento temporário ou cancelamento da cobrança.
A academia negou qualquer possibilidade de pausa, informando que o sistema cobra automaticamente e que a cobrança continuaria mesmo sem utilização do serviço, restando apenas a opção de cancelamento com multa.
Ressalto que não utilizei os serviços no mês de dezembro e, ainda assim, a empresa tentou realizar cobrança da mensalidade de janeiro, no valor de R$ 139,99, conforme comprovado por tentativa de cobrança recusada pelo banco emissor (Itaú), documento anexado.
Apesar de diversas tentativas de solução direta, a empresa manteve a cobrança e a negativa de flexibilização, baseando-se em cláusula contratual que impede qualquer forma de trancamento, o que configura cláusula abusiva, nos termos do art. 51 do Código de Defesa do Consumidor, por colocar o consumidor em desvantagem exagerada.
Anexo contrato, conversas e comprovantes que demonstram minha boa-fé, a não utilização do serviço, a tentativa de cobrança indevida e a negativa injustificada da empresa.
Pedido
Cancelamento da compra/serviço com restituição do valor pago

Compartilhe