[Editado pelo Reclame Aqui] anúncio Zap Imóveis

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
13/05/2025 às 21:51
ID: 217017625
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesNo dia 12/05/2025, por volta das 08:00h, entrei em contato com o número ***** por meio de um link disponível no site ZAP Imóveis, com o objetivo de obter informações sobre o aluguel de um apartamento anunciado no próprio site. No referido número, conversei com uma pessoa que se apresentou como *****, atendente do ZAP Imóveis, e que me direcionou para o número *****, informando que eu seria atendida por *****, o corretor responsável pelo imóvel.
Segui as orientações da suposta atendente ***** e entrei em contato com *****, que agendou uma visita ao apartamento para o dia 16/05/2025. Ele me informou que ***** entraria em contato comigo para passar as condições da visita. Em seguida, ***** me comunicou que havia a possibilidade de agilizar a aprovação da minha ficha cadastral para locação, e que, para isso, eu deveria preencher uma ficha com diversos dados pessoais e enviar, por e-mail (*****), um documento com foto e minha declaração de imposto de renda.
Após enviar os documentos e a ficha preenchida, recebi um e-mail informando que minha ficha havia sido aprovada e que, como condição para firmar o contrato de reserva prioritária e garantir a locação do imóvel, eu deveria realizar um pagamento no valor de R$ 3.425,00, com cláusula de ressarcimento caso a operação não fosse concluída. Questionei ***** sobre essa exigência, e ela confirmou que o procedimento era correto.
Realizei o pagamento solicitado via transferência PIX, no dia 13/05/2025, às 10:10h, para o CPF *****, em nome de *****. No entanto, após o pagamento, ***** parou de responder minhas mensagens, e ***** desmarcou a visita e também não respondeu mais.
Ao perceber que se tratava de um [Editado pelo Reclame Aqui], fiz uma reclamação no site do ZAP Imóveis e entrei em contato com meu banco solicitando o bloqueio da operação, mas até o momento não obtive solução.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/05/2025 às 13:57
Olá, Jade!
Entendemos seu sentimento diante do ocorrido e esclarecemos que somos um portal de classificados que tem como atividade a publicação de anúncios na plataforma. Não intermediamos as negociações e nem recebemos valores por estas, portanto não é possível aplicarmos qualquer tipo de devolução.
Nosso time antifraudes realiza verificações constantes para minimizar a ocorrência de situações como essa e investimos continuamente em tecnologia para garantir a segurança de nossos usuários. As ações que podemos tomar, são relacionadas as medidas de segurança para o site.
Confira algumas dicas importantes que devem ser seguidas:
-Desconfie de ofertas com o preço abaixo do mercado;
-Confira a veracidade do endereço e do telefone do anunciante;
-Nunca faça depósitos ou adiantamentos sem ter certeza da idoneidade do anunciante;
-Cheque a situação do imóvel através da verificação dos documentos e informações dos órgãos competentes;
-Antes de concluir um negócio, procure uma imobiliária, um especialista ou um advogado para acompanhar o processo e assessorá-lo.
Além disso, adicionamos alertas em todos os nossos anúncios, recomendando: "Nunca faça depósitos, transferências ou quaisquer adiantamentos sem antes verificar as informações e/ou realizar uma visita ao imóvel."
Reforçamos que a conta foi bloqueada em nossa plataforma e que estamos à disposição das autoridades para colaborar nas investigações.
Para casos onde você identifique um anúncio que não pareça regular por algum motivo, disponibilizamos um campo nos anúncios chamado "Denunciar anúncio" onde é possível realizar a denúncia diretamente por ele.
Ficamos à disposição!
Zap Imóveis | Grupo OLX