Atraso na entrega, falhas na instalação, danos ao piso e toldo sem cumprir finalidade contratada

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

04/08/2026 às 09:04

ID: 255563947

Descumprimento do serviço contratado e ausência de solução

Em 05/02, entrei em contato com a empresa para solicitar um orçamento para instalação de toldos na varanda do meu apartamento. Desde o início deixei claro que o objetivo principal da contratação era proteger o piso de ladrilho hidráulico da varanda da incidência de chuva, evitando que a água entrasse no ambiente. Também informei que o modelo deveria seguir o padrão permitido pelo condomínio.

Em 20/02, fui informado de que seria possível instalar um toldo que ultrapassasse o peitoril da varanda, direcionando a água para fora, conforme minha necessidade. Uma segunda visita técnica foi agendada.

Em 24/02, fui informado de que seriam utilizados dois modelos diferentes de toldo, um para cada módulo da varanda. Aceitei a solução apresentada por confiar na orientação técnica da empresa. Em nenhum momento fui informado de que essa escolha impediria a sobreposição entre os módulos e resultaria em um espaço aberto entre eles.

Também em 24/02, assinei o contrato e efetuei o pagamento integral. O prazo informado para entrega era de 40 dias úteis, com previsão para 22/04.

A partir daí começaram os problemas.

Como o prazo venceu sem qualquer posicionamento da empresa, realizei cobranças em 09/04, 15/05 e 18/05. O material somente foi entregue em 20/05, aproximadamente um mês após o prazo previsto.

Em 05/06, foi realizada apenas a instalação do primeiro toldo, pois a equipe constatou que faltavam peças para concluir o serviço. Além disso, durante essa instalação, meu piso de ladrilho hidráulico sofreu danos, apesar de eu ter solicitado cuidado e disponibilizado proteção para evitar qualquer risco.

Na mesma data questionei o responsável sobre as rachaduras observadas na instalação, sendo informado de que "estava tudo certo".

As peças faltantes chegaram apenas em 12/06, e o segundo módulo foi instalado somente em 23/06, aproximadamente dois meses após o prazo final inicialmente contratado.

Após a conclusão da instalação, constatei diversos problemas que comprometem completamente a finalidade da contratação:

o toldo não ultrapassa o peitoril da varanda, permitindo que a água da chuva continue entrando;
existe um vão de aproximadamente 20 cm entre os dois módulos, justamente porque foram utilizados modelos diferentes, impossibilitando sua sobreposição;
essa limitação nunca foi informada durante a negociação ou antes da contratação;
o acabamento da instalação apresentou problemas;
ocorreram danos ao piso durante a execução do serviço.

Caso eu tivesse sido informado previamente da existência desse espaço entre os módulos, jamais teria aprovado essa solução, pois ela inviabiliza justamente a proteção contra a chuva, que sempre foi o principal motivo da contratação.

Em 24/06, entrei em contato relatando todos esses problemas. Em vez de apresentar uma solução para os defeitos da instalação, a empresa respondeu enviando um orçamento de aproximadamente R$ 6.000,00 para substituir os braços do toldo, transferindo para mim o custo de corrigir um resultado decorrente da própria solução técnica e da medição realizada pela empresa.

Diante da falta de solução, passei a tratar diretamente com a Zetaflex por WhatsApp. Desde então, recebo apenas solicitações para aguardar retorno, sem que qualquer providência efetiva tenha sido tomada.

Com o passar do tempo, surgiu ainda um novo problema. O toldo passou a apresentar movimentação excessiva em dias de vento, balançando de forma significativa. Em consequência dessa movimentação, as rachaduras que eu já havia comunicado anteriormente aumentaram de tamanho.

Diante dessa situação e por receio de que o equipamento sofresse novos danos ou pudesse representar risco à segurança, deixei de utilizar o toldo aberto. Atualmente ele permanece fechado, justamente para evitar que o vento agrave ainda mais o problema até que seja apresentada uma solução definitiva pela empresa.

Ou seja, além de não cumprir a finalidade para a qual foi adquirido, o produto atualmente sequer pode ser utilizado normalmente, já que preciso mantê-lo fechado para preservar sua integridade e evitar possíveis acidentes.

Após meses de atrasos, falhas de comunicação, instalação incompleta, danos ao imóvel, um produto que não atende à finalidade contratada e, agora, problemas relacionados à sua estabilidade, continuo sem qualquer solução definitiva.

Solicitação

Solicito que a empresa apresente, sem qualquer custo adicional, uma solução definitiva para todos os problemas relatados, incluindo:

correção da projeção do toldo para que cumpra a finalidade informada desde a contratação;
eliminação do vão existente entre os módulos ou outra solução técnica equivalente que impeça a entrada de água;
reparo dos danos decorrentes da instalação, incluindo os danos causados ao piso;
avaliação e correção das rachaduras e da estabilidade estrutural do sistema instalado, garantindo condições seguras de utilização.

Caso a empresa não consiga fornecer uma solução técnica que atenda ao objeto contratado, solicito que apresente uma solução compatível com os prejuízos suportados, considerando todos os transtornos decorrentes da contratação.

Compartilhe

Resposta da empresa

17/08/2026 às 15:25

Prezado Sr. Matheus, tudo bem,

Recebemos sua manifestação por meio do Reclame Aqui e realizamos um primeiro contato via telefone a fim de realizar uma análise cuidadosa da sua solicitação.

Não se preocupe, como empresa líder de mercado, reforçamos nosso compromisso com você e com a entrega de uma experiência transparente e positiva ao longo de toda sua jornada com a Zetaflex.

Informamos que na proxima semana nossa equipe técnica irá ao Rio de Janeiro para avaliação no local da solução para a sua reclamação.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais nos canais:
Central de atendimento - (11) 5538-9999 E-mail: [email protected]

Atenciosamente,
Equipe de atendimento ZETAFLEX