Crítica à Zona Azul: sistema focado em arrecadação e falta de suporte ao motorista.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Manaus - AM

27/08/2026 às 13:17

ID: 257542021

Crítica à Zona Azul
A Zona Azul precisa ser urgentemente revista, porque, na prática, parece muito mais preocupada em arrecadar dinheiro dos motoristas do que em oferecer um serviço que realmente facilite o estacionamento.
O sistema não oferece nenhuma segurança ao motorista ou ao veículo. O cidadão paga para estacionar, mas, se acontecer furto, dano ou qualquer outro problema com o veículo, a empresa não oferece uma segurança proporcional ao serviço que está cobrando.
Outro absurdo é a forma como a cobrança é realizada. Existem situações em que o motorista procura um ponto de atendimento, não encontra ninguém disponível ou não consegue realizar o pagamento adequadamente. Quando finalmente encontra alguém, em vez de receber uma orientação ou simplesmente ter a oportunidade de adquirir o crédito e regularizar a situação, já é surpreendido com uma multa/cobrança de R$ 11,00.
Por que não oferecer simplesmente a possibilidade de comprar o crédito e regularizar o estacionamento, deixando a multa como consequência para quem deliberadamente não quiser pagar? O objetivo deveria ser organizar o estacionamento e facilitar a vida do motorista, não criar dificuldades para depois penalizá-lo.
O mais revoltante é que, quando o cidadão precisa de ajuda, não encontra um suporte eficiente. Ou seja: dificultam o pagamento, fiscalizam rapidamente e cobram, mas na hora de prestar atendimento e solucionar o problema, o motorista fica praticamente abandonado.
Zona Azul deveria ser um serviço de mobilidade urbana, não uma armadilha para arrecadação.
É necessário rever urgentemente o sistema, melhorar os pontos de atendimento, ampliar as formas de pagamento, oferecer suporte de verdade e, principalmente, dar ao motorista uma oportunidade justa de regularizar o estacionamento antes de aplicar uma penalidade.
O motorista não pode ser tratado apenas como fonte de arrecadação. Queremos um serviço que funcione, seja transparente e respeite quem paga por ele.

Compartilhe