O que aconteceu
No dia 24/09/2026, às 11h, realizei a contratação de um serviço na plataforma 99Freelas e efetuei o pagamento do valor total de R$ 224,49 (R$ 200,00 do serviço + R$ 24,49 de taxas) utilizando o meu CPF e via PIX. Por motivos profissionais, precisei cancelar o pedido apenas 3 horas depois, às 14h do mesmo dia. O valor pago sequer foi repassado a qualquer freelancer, permanecendo integralmente sob a posse e conta da 99Freelas.
Ao solicitar o estorno, fui informado de que a plataforma possui uma regra interna que exige um prazo de até 7 dias úteis para a devolução. Eu desconhecia completamente essa regra. Se soubesse que um pagamento instantâneo via PIX demoraria tanto para ser devolvido, sequer teria contratado a plataforma. Trata-se de uma transação digital e o dinheiro está retido com a empresa.
Gostaria de ressaltar que essa política interna da 99Freelas viola frontalmente o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A legislação federal é clara ao determinar que, em caso de direito de arrependimento para contratações online, a devolução dos valores deve ser realizada de forma IMEDIATA, especialmente em pagamentos via PIX, cuja compensação é instantânea.
Para muitos, o valor de R$ 224,49 pode parecer pequeno, mas para mim, que sou profissional autônomo/PJ, esses valores fazem muita falta no fluxo de caixa diário. Eu trabalho com Expansão de Franquias e constantemente contrato profissionais para realizarem apresentações comerciais que mostro aos meus clientes. Como este serviço específico não precisou ser efetivado, cancelei imediatamente.
A retenção desse dinheiro me prejudicou diretamente: no dia seguinte ao cancelamento, eu precisava pagar outro designer gráfico para rodar um projeto urgente e não tive como, pois meu saldo ficou preso com vocês. Por conta disso, perdi uma oportunidade real de negócio.
Hoje já é o 5 dia útil de espera. Tentei resolver a questão de forma amigável pelo chat de suporte com a atendente Andressa, mas não obtive a liberação. Exijo que o setor financeiro ou a ouvidoria da 99Freelas realize a liberação manual e o estorno imediato do meu PIX e entendo e respeito a retenção do valor da TAXA DE SERVIÇO, mas o restante não. Preciso do valor ainda hoje para amenizar o prejuízo que já tive. Fico no aguardo do comprovante.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
99Freelas respondeu
01/10/2026 às 15:07
Olá, Ivan.
Tudo bem?
Que bom que conseguimos conversar por email para esclarecer melhor o ocorrido :D
O projeto foi cancelado no dia 24/09, sendo assim, o prazo de reembolso é até o dia 05/10, sendo 7 dias úteis.
O valor foi devolvido hoje (01/10) para sua conta bancária cadastrada na plataforma e o comprovante enviado para o seu email.
Estou à disposição caso tenha ficado alguma dúvida.
Peço, por gentileza, que avalie nosso atendimento para sabermos sua experiência conosco e onde podemos melhorar :D
Abraços,
Equipe 99Freelas.
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?SimVoltaria a fazer negócio?NãoNota do atendimento3Obrigado pelo estorno e pelo envio do comprovante. Fico satisfeito que o valor tenha sido devolvido hoje (01/10), antes do prazo limite que vocês haviam estipulado.No entanto, considero uma pena que a empresa precise chegar ao estágio de uma reclamação pública para realizar um Pix manual e que, mesmo após o ocorrido, ainda insista em considerar sua política interna de 7 dias úteis adequada para esses casos.Como a própria plataforma confirmou, o dinheiro fica retido com vocês e não é repassado ao freelancer até o fim do trabalho. Sendo assim, por se tratar de um pagamento instantâneo e de um cancelamento feito poucas horas após a compra, não há justificativa operacional ou jurídica para essa burocracia, que viola frontalmente o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A lei federal exige a devolução imediata.A plataforma da 99Freelas é incrível e a ferramenta em si é excelente para conectar profissionais. Contudo, devido a essa postura engessada com o fluxo de caixa do cliente PJ e para evitar futuros problemas semelhantes, optei por me retirar da plataforma e encerrar minhas atividades nela.O problema foi resolvido porque exigi meus direitos, mas fica o alerta para que revejam essa política e respeitem o consumidor.