Cobrança de Religação à Revelia

Em réplica
Rio de Janeiro - RJ
28/09/2022 às 14:24
ID: 150933607
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesEntrei num imóvel novo e a ligação estava ligada normalmente. Entrei em contato com a ENEL para alterar o cadastro para meu nome, e fui informado que a ligação estava DESLIGADA, mesmo eu insistindo em dizer que estava ligada normalmente.
Abri diversos chamados para resolver e NADA. Nas três primeiras tentativas, o chamado não era finalizado pelos atendentes e ninguém conseguia me explicar o motivo. Neste período, foi um técnico na minha residência e identificou que a o relógio estava ligado (indevidamente (!)) e deixou uma carta com ameaça de CORTE. Liguei em seguida e questionei como iriam cortar um fornecimento que eles mesmos alegavam estar desligado! ATRAPALHADOS DEMAIS!!!
Depois de muita insistência da minha parte, conseguiram identificar e assumiram que o SISTEMA DA ENEL ESTAVA DANDO ERRO E A CULPA ERA DELES.
Fiz o cadastro da ligação para meu nome e a conta foi reestabelecida.
No primeiro mês, veio uma cobrança de religação à revelia no valor de R$ *******,10, fora as multas. Foi pago normalmente.
Agora neste mês, veio novamente essa cobrança no valor de R$ *******,53.
Liguei no atendimento e não souberam me informar qual base dessa cobrança, quantas vezes irão cobrar ou em cima de que estão calculando estes valores.
A ENEL simplesmente joga um valor que acha justo, não informa do que se trata e somos obrigados a arcar?
Falta de preparo total da empresa, tendo em vista que o erro foi deles com sistema falho. Não quero ser [Editado pelo Reclame Aqui] por isso, ou então procurarei meus direitos.
Espero um posicionamento o mais rápido possível.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/09/2022 às 16:15
Olá, boa tarde Bruno!
Tudo bem?
Protocolo de atendimento de forma privada.
Verifiquei em sistema que consta sem fornecimento na instalação, abri em sistema nota para setor de faturamento está analisando cobrança, segue número da nota de forma privada, o prazo estimado é de 5 dias úteis.
Atenciosamente,
Maria Clara.
Réplica do consumidor
04/10/2022 às 17:27
O prazo finaliza amanhã e ainda não obtive um retorno da empresa.
Réplica da empresa
12/10/2022 às 09:17
Olá, bom dia Bruno!
Tudo bem?
Segue anexo referente a análise da fatura.
Demais dúvidas estarei à disposição!
Atenciosamente,
Maria Clara.
Réplica do consumidor
27/10/2022 às 17:00
Prezada Maria Clara!
Minha solicitação não foi atendida, tendo em vista que quero entender como é feita a cobrança e até quando pagarei esse valor.
Para o mês que vem, estão cobrando novamente um valor alto de ligação à revelia.
Exijo que seja esclarecido sobre o embasamento da cobrança. Ela será feita para sempre? Quantos meses terei que pagar algo que nem sei o que é? Fico no aguardo.
Réplica da empresa
29/10/2022 às 09:34
Olá, bom dia Bruno!
Tudo bem?
A taxa de religação à revelia é cobrado de acordo com quantas vezes foram realizadas na instalação.
Atenciosamente,
Maria Clara.
Réplica do consumidor
28/02/2023 às 16:20
Maria Clara, boa tarde!
Minha conta ainda está vindo cobrando a ligação à revelia.
Tendo em vista que meu consumo médio está bem abaixo do valor que estão me cobrando, gostaria de saber como podemos reavaliar a cobrança.
Estou pagando na média de R$ ******* reais por mês, e meu consumo médio está em torno de ******* kwh/mês.
Réplica da empresa
02/03/2023 às 17:16
Olá, boa tarde Bruno!
Tudo bem?
A taxa de religação à revelia é cobrado de acordo com quantas vezes foram realizadas na instalação.
Atenciosamente,
Maria Clara
Réplica do consumidor
06/03/2023 às 13:13
E isso quer dizer que eu terei que pagar o valor que vocês acharem justo? Independente do meu consumo?
Réplica da empresa
11/03/2023 às 15:02
Olá, boa tarde Bruno!
Tudo bem?
Há evidências de fotos do local, que comprova a auto religação.
“Art. *******. A religação da unidade consumidora à revelia da distribuidora enseja nova suspensão do fornecimento de forma imediata, assim como a possibilidade de cobrança do custo administrativo de inspeção, conforme valores homologados pela ANEEL, e o faturamento de eventuais valores registrados e demais cobranças previstas nessa Resolução.
Será aplicada a multa à revelia para os clientes que tiverem avanço de leitura após o corte e recorte e não solicitarem a religação em sua unidade consumidora.
Atenciosamente,
Maria Clara.
Réplica do consumidor
20/06/2023 às 14:49
Maria Clara,
Eu já havia solicitado a ligação no meu nome, tendo em vista que era inquilino novo do apartamento. Foi feito a transferência pro meu nome. Como posso resolver esse procedimento? Minha ligação está ativa desde que entrei na propriedade, e entrei em contato diversas vezes com a Enel para resolver