Cobrança indevida e falta de transparência na migração de MEI para ME

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Indaiatuba - SP

06/03/2026 às 13:36

ID: 242518185

Olá!

No mês de janeiro entrei em contato com a empresa, após acessar a landing page deles de migração de MEI para ME. Expliquei toda a minha situação, que havia passado o faturamento no ano de 2025, e pedi suporte para entender o que precisaria fazer.

Todo o meu lado foi explicado, e perguntei para eles qual seria o procedimento. Eles disseram que assumiriam toda a transferência de MEI para ME, e uma das coisas mais marcantes para mim, que me fez fechar com eles foi duas frases na landing page como atributos:

Migração MEI ME sem custo adicional
[..] mudança do seu CNPJ sem cobrança de honorários contábeis.

Transparência
Nada de surpresas ou taxas escondidas [..]

Durante todo o processo, disse que não tinha conhecimento sobre contabilidade, pois sempre fui MEI, e pedi transparência da parte deles sobre o que seria cobrado. Eles me explicaram por muitas vezes que as cobranças de taxas e impostos são algo que eles não possuem controle, mas que seriam muito transparentes sobre tudo que eles poderiam cobrar.

Inclusive na segunda-feira chamei eles para conversar, pois havia recebido dois e-mails de cobrança, e eles disseram que eu poderia ficar despreocupado, que eram e-mails automáticos, que quando a transformação fosse concluída, eles regularizariam os débitos e manteriam minha empresa regular (conversa em anexo). E mesmo assim, não comentaram nada sobre esta cobrança.

Enfim, o processo de migração segue ocorrendo, mas hoje recebi o seguinte e-mail:

dentificamos que sua empresa foi desenquadrada e passou a ser uma ME. Após uma análise do CNPJ (*****) encontramos pendências abaixo.

Para auxiliar na regularização, oferecemos um pacote no valor de R$ 200 [..]

Entrei em contato com o atendimento deles, pois realmente não entendi, já que ninguém havia me falado sobre essa cobrança. Pra mim isso soa como contraditório e injusto, considerando que fiz todo o processo de forma transparente com eles, desde o início.

Nesse contato, o atendente me falou: o levantamento é gratuito, mas para regularizarmos é cobrado o valor do pacote. Lamentamos por não ter sido informado e vamos verificar internamente para que essas informações s
Com isso, além de [Editado pelo Reclame Aqui] sinto que a confiança na empresa foi quebrada, pois eles dizem algo na contratação e na prática a situação é outra.

Estou a ponto de entrar em contato com meus advogados, pois realmente nisso me senti [Editado pelo Reclame Aqui]. Não veria problema algum em pagar alguma taxa devida, DESDE QUE tivessem sido transparentes comigo, até pra que eu pudesse escolher com quem faria a migração (algumas empresas me cobraram valores maiores mas sempre deixaram claro de que incluiriam todo o processo). Mas antes, achei prudente enviar esta reclamação aqui, para checar se o setor correspondente faria algo, ou se realmente eles não se importariam de perder um novo cliente por falha na venda da consultoria.

Espero que realmente tenham um olhar clínico para a situação e vejam não como um cliente pedindo descontos, mas como um parceiro de negócios esperando transparência.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/03/2026 às 15:33

Oi, Wagner!

Gostaria de iniciar pedindo desculpas por qualquer transtorno causado. Entendemos que a falta de clareza nas informações pode gerar desconforto, e não é essa experiência que desejamos aos nossos clientes.

Conforme nosso contato por WhatsApp, todas as informações foram ajustadas e demos andamento na regularização da empresa. Além disso, o processo de transformação está sendo finalizado.

Conte com nosso time de Ouvidoria no WhatsApp para qualquer dúvida ou dificuldade que sua empresa tenha!

Consideração final do consumidor

03/04/2026 às 12:56

Foram muito solícitos e resolveram meu problema de forma extremamente profissional! Parabéns equipe!

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10