Reconhecimento facial sorrateiro para funções app

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

29/10/2024 às 15:29

ID: 200783855

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

A Alelo sorrateiramente implementou a função de Reconhecimento Facial para acesso a partes de seu app. Preciso do número do meu cartão Alelo Benefício, ao qual a Alelo cria a dificuldade absurda de não imprimir no próprio cartão, não disponibilizar via site e telefone, concentrando exclusivamente em seu app.

Esta absurda implementação não foi previamente comunicada aos seus clientes e não está previsto em nenhum termo de adesão menção a ações deste tipo. Na prática, a Alelo obriga que seu cliente tenha um celular para a utilização do seu cartão, sem fornecer um!

A implementação do reconhecimento fácil é completamente redundante e não efetiva: a biometria já existente é suficiente para uma pessoa não se passar por outra. E em caso de coação, da mesma forma que a biometria é superada, o reconhecimento facial também será, ambas estando em conjunto ou não. Trata-se de mais um procedimento em que a Alelo delega todo o trabalho de segurança que deveria estar fazendo para o seu cliente ter que fazer, para segurança da própria instituição, e não do seu cliente!

Não compactuo e não aceito e SOLICITO A DESATIVAÇÃO do reconhecimento facial. Biometria digital até aceito, mas cadastrar a minha face não!

Compartilhe

Resposta da empresa

04/12/2024 às 12:14

Olá Gabriel, tudo bem?

Realizamos tentativas de contato em dia e horário alternados, por telefone, e-mail e WhatsApp.

Para podermos continuar sua tratativa e te ajudar com a manifestação é necessário o contato com você para realizarmos a confirmação de dados para sua segurança e conforme as leis de proteção geral dos dados.

Informamos que cumprimos a LGPD, sua liberdade e privacidade são muito importantes para nós. Tratamos seus dados pessoais de forma transparente, segura e com responsabilidade, seguindo todas a regras e melhores práticas do mercado, para conhecer quais dados coletamos, como tratamos e como protegemos seus dados pessoais, disponibilizamos a Política de Privacidade, mas caso precise fazer uma solicitação, será necessário enviar um e-mail para *******

Continuamos à disposição através da Central de Atendimento pelo número ************** (Capitais e regiões metropolitanas) e 0 + Operadora + Código de São Paulo ************* (Demais localidades), ou através do número ******* ******* *******. Atendimento todos os dias 24 horas. Também possuímos nossos canais digitais e WhatsApp*******, para uma ampla variedade de atendimento para você.

Atenciosamente,
Equipe Alelo

Réplica do consumidor

07/12/2024 às 14:20

Por diversas vezes no chat privado questionei de qual número me ligariam para que eu pudesse atender e não me responderam.

Eu fiz a reclamação, o interesse em resolvê-la é de vocês, portanto, não vou retorná-los. Aguardo o tal contato tão necessário para que seja possível desligar o reconhecimento facial que, como mesmo disseram, estimam tanto a LGPD, mas este assunto ficou de fora dessa estimação.

Réplica do consumidor

09/02/2025 às 19:23

Alelo,

Vão ficar enrolando um retorno até quando?