Cobrança indevida no pagamento via Pix e endereço incorreto na nota fiscal

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

naoconsta - naoconsta

02/09/2025 às 18:54

ID: 225964069

Acabei de fazer um exame na unidade de Novo Hamburgo, na Pedro Adams.
Fiz meu exame particular e paguei no pix, pois teria um bom desconto. Mas no momento o atendente falou que o pix é o débito não teriam o mesmo desconto que dinheiro vivo.
Então, sai de lá, me sentindo [Editado pelo Reclame Aqui] porque não entendo muito de lei, mas entendo os meus direitos.

O banco central diz:
Pix
Funcionamento:
Pagamento instantâneo através de contas bancárias, com transferências concluídas em segundos, a qualquer hora e dia.
Características:
É prático, rápido, seguro e pode ser feito via QR Code ou código Pix.

Agilidade e praticidade para transações, além de ser uma forma de pagamento que evita taxas extras, equiparando-se ao dinheiro vivo para fins de cobrança, de acordo com uma medida provisória publicada em 2025.

Sim, o Pix é considerado um método de pagamento em dinheiro, funcionando de forma análoga ao dinheiro em espécie, mas com transações digitais instantâneas. Ele é um meio de pagamento válido e obrigatório para estabelecimentos, e embora seja uma forma de pagamento digital, o valor transferido via Pix é contabilizado como se fosse dinheiro vivo, especialmente para fins de faturamento e imposto.
Por que o Pix é considerado dinheiro?
Análogo ao dinheiro em espécie:
Para fins de contabilidade de empresas e para a Receita Federal, vendas pagas via Pix são consideradas como se fossem em dinheiro, ou seja, pagas à vista e instantaneamente.
Regulamentação:
O Pix é implementado pelo Banco Central e é um sistema de transferências em tempo real, que funciona 24 horas por dia.
Vantagem para o recebedor:
Para o fornecedor que recebe o valor via Pix, não é possível cobrar tarifas extras, pois é uma forma de pagamento em dinheiro.
Inclusão:
A sua implementação e o fato de ser gratuito, como afirma o Banco Central, facilita o acesso e o uso em diversas modalidades, incluindo o comércio informal.


Acho que deu para entender o que estou reclamando. Até porque paguei 20% a mais.

Pedi nota fiscal, passei meu endereço com cep, certinho.
E quando cheguei em casa, constava um endereço totalmente diferente, do que eu tinha passado.


Referente as profissionais que me atenderam, na hora do exame e na recuperação estão de parabéns.

Compartilhe