Não resolvido

Escultura de Buda com rachadura e falta de assistência da loja Arte Sintonia

Arte & Sintonia

cidade: Brasília

O que aconteceu

Comprei uma escultura de Buda grande por uma alto valor em 2025. Depois de algum tempo, notei que a madeira apresentou uma rachadura grande na frente da base até o meio da estátua, prejudicando a estética da obra. Entrei em contato com o site Arte Sintonia e se limitaram a me dar recomendações para o tratamento da madeira.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Arte & Sintonia respondeu

    10/02/2026 às 17:25

    Olá, Lucas.

    Agradecemos por registrar sua manifestação e pela oportunidade de esclarecer o ocorrido.

    Sentimos sinceramente pela sua insatisfação e compreendemos o impacto estético que uma alteração na madeira pode causar, especialmente em uma peça artesanal de maior valor e significado.

    A escultura de Buda adquirida em 31/03/2025 é confeccionada em madeira natural maciça, entalhada manualmente, material orgânico que continua reagindo ao ambiente ao longo do tempo, mesmo após o processo de cura, entalhe e finalização. Em situações pontuais, podem ocorrer fissuras ou rachaduras lineares, que seguem o veio natural da madeira, como identificado nas imagens e vídeos enviados por você no WhatsApp.

    Assim que o contato foi realizado em 13/01/2026, nosso atendimento respondeu prontamente no mesmo dia, analisando os registros enviados e prestando orientações técnicas detalhadas sobre:

    - A natureza do material;

    - Possíveis causas ambientais;

    - Formas de tratamento e estabilização da madeira;

    - E cuidados preventivos para evitar progressão da fissura;

    Reforçamos que esse tipo de ocorrência não decorre de defeito de fabricação, mas sim de uma característica natural e imprevisível da madeira, não sendo enquadrada como vício oculto nos termos do CDC, justamente por não se tratar de falha produtiva, e sim de comportamento orgânico do material ao longo do tempo.

    Ainda assim, buscando uma solução comercial e mantendo nosso compromisso com o bom relacionamento, em 14/01/2026 entramos novamente em contato oferecendo, de forma cordial e espontânea, um cupom de desconto de 15% sobre o valor da peça, como alternativa de cortesia para utilização em nossa loja. Até o momento, não obtivemos retorno a essa proposta.

    A Arte & Sintonia trabalha exclusivamente com peças artesanais, naturais, sempre prezando pela transparência, pelo atendimento humano e pela busca de soluções equilibradas, mesmo em situações que fogem ao controle operacional.

    Seguimos à disposição para retomar o contato, esclarecer qualquer dúvida adicional e encontrar, dentro do possível, a melhor alternativa para ambas as partes.

    Atenciosamente,

    Equipe Arte & Sintonia

    Atendimento ao Cliente

  2. Consumidor respondeu

    03/03/2026 às 15:16

    Prezados,

    Compreendo que a madeira maciça é um material orgânico e pode apresentar variações naturais. Contudo, as fissuras surgidas na escultura não se limitam a microfissuras superficiais: tratam-se de rachaduras profundas e extensas, que atravessam partes estruturais da peça, e que surgiram em poucos meses da aquisição.

    A expectativa legítima ao adquirir uma peça artesanal de alto valor, destinada a uso interno em ambiente residencial estável, é de durabilidade e integridade compatíveis com sua finalidade decorativa. Rachaduras dessa proporção e nesse intervalo de tempo podem indicar insuficiência no processo de secagem ou estabilização da madeira.

    A oferta de cupom para nova compra não resolve a desvalorização e o comprometimento da peça já adquirida.

    Permaneço à disposição para solução adequada, como reparo técnico custeado pela empresa, substituição ou medida equivalente.

    Atenciosamente,

    Lucas

  3. Arte & Sintonia respondeu

    04/03/2026 às 14:55

    Olá, Lucas.

    Compreendemos a sua frustração. Ao investir em uma peça artesanal de maior valor, a expectativa naturalmente é de que ela mantenha sua integridade estética ao longo do tempo.

    Gostaríamos apenas de reforçar alguns pontos com total transparência:

    A escultura foi adquirida em 31/03/2025, recebida 09/04/2025 e o contato sobre as fissuras ocorreu em 13/01/2026, nove meses após a entrega. Durante esse período, a peça esteve sob condições climáticas que fogem ao nosso controle, como variações naturais de temperatura, umidade relativa do ar e microclima residencial, fatores que impactam diretamente o comportamento da madeira maciça.

    Em razão do período transcorrido e da natureza do produto, não é possível realizar substituição da peça após nove meses de uso, especialmente considerando que se trata de lote importado em container anterior, não havendo mais a mesma peça disponível para troca.

    Isso não significa que ignoramos sua insatisfação. Pelo contrário: buscamos oferecer uma alternativa comercial de boa-fé (cupom de 15%) como forma de manter o relacionamento e demonstrar consideração pelo ocorrido, ainda que não se trate de vício de fabricação.

    Nosso compromisso sempre foi atuar com transparência e responsabilidade, respeitando tanto os direitos do consumidor quanto as características técnicas dos produtos artesanais que comercializamos.

    Atenciosamente,

    Equipe Arte & Sintonia

    Atendimento ao Cliente

  4. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento3

    Adquiri a escultura por um alto valor e em menos de um ano surgiram rachaduras profundas e extensas na madeira, atravessando partes relevantes da peça. A escultura foi mantida em ambiente residencial interno, sem exposição a sol, calor ou umidade.Entrei em contato com a empresa, que respondeu e prestou explicações sobre o comportamento natural da madeira. No entanto, a posição adotada foi de que as rachaduras seriam apenas uma característica natural do material, não sendo consideradas defeito.Respeito a explicação apresentada, mas considero que rachaduras dessa proporção, em um intervalo relativamente curto, não correspondem à expectativa de durabilidade de uma peça decorativa desse valor.Foi oferecido um cupom de 15% para nova compra, mas não houve proposta de solução para a peça adquirida.