Relato de conduta inadequada e solicitação de apuração

Não respondida
Palhoça - SC
03/06/2026 às 15:46
ID: 250463701
Venho registrar minha insatisfação e solicitar uma apuração dos fatos ocorridos na unidade localizada na *****, em Sorocaba/SP, sob gerência da Sra. *****.
Sou cliente da empresa em razão da minha atividade profissional como mecânica. Frequentemente realizo compras e retiradas de peças na unidade para atender às necessidades da oficina onde trabalho, sempre de forma estritamente profissional.
Recentemente, precisei me afastar do trabalho por 14 dias mediante atestado médico. Alguns dias depois, meu namorado, que é colaborador da empresa, também apresentou atestado médico por um problema de saúde completamente distinto e sem qualquer relação com o meu afastamento.
Após esses acontecimentos, fui informada de que meu empregador compareceu à unidade e realizou alegações a meu respeito relacionadas ao meu afastamento. O que causou preocupação foi o fato de essas alegações terem sido posteriormente utilizadas e consideradas dentro do ambiente de trabalho do meu namorado, como se fossem fatos comprovados, apesar de se tratarem de informações de terceiros sobre uma situação particular que não possuía relação com suas atividades profissionais.
Considero extremamente inadequado que assuntos relacionados ao meu afastamento médico e à minha vida pessoal tenham sido levados ao ambiente de trabalho do colaborador da empresa, uma vez que minha relação afetiva com ele não possui qualquer vínculo com meu contrato de trabalho ou com minha condição de cliente da empresa.
Também foi alegado que nosso relacionamento estaria prejudicando o ambiente de trabalho, sob o argumento de que eu frequentaria o balcão sem necessidade. Gostaria de esclarecer que todas as minhas visitas ao local ocorreram exclusivamente para aquisição e retirada de peças necessárias ao exercício da minha profissão, não havendo qualquer motivo pessoal para permanecer no estabelecimento além do tempo necessário para o atendimento.
Outro ponto que considero inadequado é o envio de mensagens ao número pessoal do meu namorado por parte da gerente, Sra. *****, incluindo conversas que extrapolam assuntos estritamente profissionais.
Entendo que informações não verificadas sobre a vida pessoal de terceiros não deveriam servir de fundamento para comentários, julgamentos ou questionamentos dentro do ambiente profissional, especialmente quando não existe qualquer evidência de prejuízo às atividades exercidas pelos envolvidos.
Diante disso, solicito que a empresa realize uma apuração imparcial dos fatos, verificando se houve tratamento inadequado, exposição indevida de questões particulares, utilização de informações não verificadas e qualquer conduta incompatível com os princípios de ética, respeito e profissionalismo que se espera da empresa.
Espero que a empresa analise o ocorrido com seriedade e adote as medidas cabíveis para esclarecer os fatos e evitar que situações semelhantes voltem a acontecer.