Taxa de Inatividade

Não resolvido
Campinas - SP
14/01/2025 às 23:11
ID: 207266113
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesRecebi um e-mail da Avenue a respeito da "nova taxa de inatividade" de US$ 2 por mês para clientes inativos (patrimônio abaixo de US$ 2.******* que possuem investimentos na corretora).
Me lembrava de ter uma conta na Avenue porém não sabia que a minha conta possuía saldo. Depois de conseguir acessar a plataforma (precisei recuperar meu acesso e senha) verifiquei que possuía cerca de USD 70 investidos e cerca de USD 40 em saldo na conta.
Verifiquei que embora a Avanue esteja informando dessa taxa agora ela já era cobrada há bastante tempo na minha conta mas com um valor menor de USD 0,50 mensalmente. Em minha análise dos extratos da minha conta (segue anexo a essa reclamação) a taxa de inatividade vem sendo cobrada em minha conta desde maio de *******, conforme extratos em anexo. Neste período foram 20 cobranças de USD 0,50 (8 em ******* e 12 em *******) totalizando o valor de USD 10. Além disso agora em Janeiro de ******* no dia 03/01 a Avenue fez uma nova cobrança da taxa de inatividade nessa vez no valor de USD 2,00 (novo valor).
No mesmo e-mail em que a Avenue informava da nova taxa a corretora trazia uma "promoção" que ao fazer um depósito na conta investimento o valor da taxa seria estornado. Fiz um PIX de R$ ******* para a conta investimento no dia 10/01 e pelo menos até a data de hoje (14/01) a taxa de inatividade não foi estornada.
Não tinha pretensão de continuar com a conta, mas tendo em vista que já há um valor disponível lá e também porque o processo de encerramento da conta e venda de ativos parece ser complicado acredito que seja melhor eu reativar a conta, ai gostaria de ver como eu faço para reativar a conta e parar de ser cobrado por essa taxa de inatividade assim como aproveitar essa promoção e ter as taxas estornadas.
Muito obrigado!
Compartilhe
Resposta da empresa
17/01/2025 às 11:00
Icaro, bom dia.
Agradecemos pelo tempo disponibilizado em ligação.
A taxa de inatividade de US$2,00 é aplicada apenas se o seu patrimônio total em dólar (Banking + Investimentos) for menor que US$2.*******,00 e você não fizer depósitos na conta de investimentos por 3 meses ou mais. Se o seu patrimônio total for maior que US$2.*******,00, não haverá cobrança. São considerados aportes na conta investimento: operações de câmbio de BRL para USD, transferências para a conta via Wire e transferências de custódia.
Importante ressaltar que não haverá taxas caso seu patrimônio em dólar esteja zerado na conta investimentos, considerando saldo + posições. E caso você utilize somente a conta Banking, também não haverá a cobrança da taxa de inatividade.
Essas mudanças fazem parte das práticas comuns do mercado americano e podem ocorrer de tempos em tempos. A vigência dessa cobrança se iniciou em janeiro de *******, considerando sua custódia de dezembro e aportes de outubro a dezembro de *******.
Permanecemos à disposição.
******* (São Paulo)
******* (Capitais e regiões metropolitanas - BR)
********************* (Demais regiões - BR)
+1 ********************* (Ligação internacional)
Atenciosamente,
Team Avenue.
Consideração final do consumidor
07/03/2025 às 00:04
O problema não foi resolvido, a empresa insiste que cobranças indevidas feitas a revelia do consumidor estão adequadas.
Por fim a nova proposta de valor da empresa não faz sentido para mim.
Dessa forma não me resta outra opção que não encerrar minha conta nessa empresa.
Sendo sincero essa foi minha pior experiencia com serviços financeiros em minha vida superando com larga vantagem os problemas que já tive com grandes bancos por exemplo em especial no que se refere a clareza na cobrança de taxas.
Ao que me parece a empresa tinha uma proposta inicial de ser uma corretora sem taxas, mas esse plano de negócios mudou. Dessa forma a empresa vem forçando uma limpeza na base de clientes em especial de pequenos investidores.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0