Impossibilidade de upgrade para classe executiva com Companion Pass e propaganda enganosa

Não resolvido
Cuiabá - MT
06/12/2025 às 17:12
ID: 233944543
Meu marido é cliente Tudo Azul Diamante e temos o cartão Tudo Azul Visa Infinite. Atingimos a meta do Companion Pass 2025/2026 e passamos a fazer jus aos benefícios decorrentes, em especial 2 upgrades para classe executiva. Reserva localizador *****, em nome de *****, passageira acompanhante *****.
Tentamos reservar no voo de IDA, voo AZUL número ***** (11:15CGB 26/12 - 07:50LIS 27/12), protocolo *****, ligação que durou mais de 1h e 35 minutos, para sermos informados ao final que não haviam vagas para utilizar através do benefício, mas que poderíamos pagar R$ 26.570,00 POR PESSOA para conseguir o upgrade de cabine. (ABSURDO!!)
Nao conseguimos utilizar o benefício de 2025/2026 em nosso voo de IDA, pois não haviam vagas pra utilização do benefício em nossos voos, apesar de inúmeros assentos de executiva disponíveis sendo comercializadas pelo aplicativo e pelo site da Azul, nos mesmos voos.
Ressalto que, em consulta ao site da Azul, verifica-se que há disponibilidade de diversos assentos na classe executiva para este mesmo voo, de modo que a classe não estava lotada quando tentamos por várias vezes. Além disso, a Azul não tem nenhuma forma de consulta dessa disponibilidade de upgrade além da central telefônica, de modo que toda tentativa demanda tempo significativo e paciência para chegar a um atendente. Sempre para recebermos a mesma resposta: NÃO TEM DISPONIBILIDADE DE ASSENTO.
Trata-se, portanto, de propaganda enganosa praticada pela Azul, que criou um benefício para os clientes que cumprissem determinadas premissas, mas não honra com as regras que ela mesma criou. Temos direito aos 2 upgrades de cabine, mas estamos sendo impedidos HÁ MESES pela companhia aérea de utilizar esse benefício. A propaganda enganosa e não cumprimento de oferta é nítida, havendo manifesta violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece ser vedado ao fornecedor de produtos ou serviços deixar de cumprir o que foi anunciado, o que claramente ocorreu repetidas vezes.
Sempre priorizamos viajar com a Azul, mas estamos desapontados com a falta de comprometimento da empresa em honrar com os benefícios que diz oferecer e reconsiderando a preferência pela companhia.
Mais uma vez pedimos que resolvam essa situação.
No aguardo.
Compartilhe
Resposta da empresa
12/12/2025 às 12:30
Olá, Paula!
Informamos que os esclarecimentos sobre o seu caso foram enviados via mensagem privada, onde permanecemos à disposição para eventuais dúvidas ou complementações.
Agradecemos pelo seu relato e desejamos uma excelente semana! Outras formas de contato:
💬 Chat: https://chatbot.azure.voeazul.com.br/azul-bot-b2c/index.html
📞 Central de Atendimento SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 884 4040
📱 Central de Vendas: 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) / 0800 887 1118 (demais localidades)
Réplica do consumidor
12/12/2025 às 16:29
Não concordamos com a resposta da AZUL. Informaram que só tem disponibilidade de tarifa UI a partir de 25/07/2026 (Lisboa) e 20/10/2026 (Porto). Ou seja, terei que comprar outra viagem para poder usufruir de um benefício a que tenho direito. Um [Editado pelo Reclame Aqui]. Tem 7 lugares disponíveis na executiva do nosso voo, mas eles preferem vender do que honrar suas promessas de benefícios impossíveis de serem utilizados.
Réplica da empresa
12/12/2025 às 18:31
O benefício de up grade não inclui a troca deste benefício por outro, como a troca por pontos por exemplo. Esta foi uma ação momentânea e no momento está encerrada.
O benefício de upgrade foi creditado em sua conta Azul em 01/10/2025 e possui validade até 31/10/2026. Nossa recomendação é que se programe para utilizar o benefício em um próximo voo no próximo ano, pois o voucher pode ser aplicado em viagens futuras desde que a solicitação seja feita antes do vencimento. Caso o benefício expire sem utilização, não será possível revalidá-lo, conforme previsto em regulamento.
Consideração final do consumidor
14/12/2025 às 20:48
Péssima a política da Azul. Nao concordamos. Nao faz sentido disponibilizar um benefício com uma dificuldade imensa para ser utilizado.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0