Atendente do Banco do Brasil se recusa a receber pagamento de multa RENAVAM de não correntista

Não resolvido
Guarulhos - SP
09/03/2026 às 15:28
ID: 242748637
Fui ao banco pagar um multa pelo número do RENAVAM e não tenho conta no banco do Brasil e a atendente que fica do lado de fora não quis ajudar alegando que só pode pagar o Renavan se tiver conta no banco do Brasil . E no site do Detran também confirma que pode sim fazer o pagamento apenas com o número do RENAVAM a atendente já meia idosa bem da [Editado pelo Reclame Aqui] com cara de sono tava era querendo ir embora . Atendimento [Editado pelo Reclame Aqui] .[Editado pelo Reclame Aqui] banco [Editado pelo Reclame Aqui] acho que e pior que a caixa econômica tanta gente querendo trabalhar e põe uma idoso começará feia cansada que não quer fazer seu serviço . Vou denunciar a ouvidoria do Detran tambem
Compartilhe
Resposta da empresa
19/03/2026 às 11:51
Olá, Davi!
Meu nome é Juliana, recebi a sua demanda que foi objeto de maior atenção, analisei com cuidado.
Sinto muito pela experiência desagradável no atendimento presencial. Entendo a urgência em quitar a multa pelo número do RENAVAM e a frustração ao não obter o suporte esperado.
Esclareço que, para tributos estaduais de São Paulo, como IPVA e multas vinculadas ao RENAVAM, a forma de pagamento depende do canal e do tipo de guia. Quando não há guia com código de barras e o pagamento é com inserção somente do RENAVAM, a liquidação é um serviço disponibilizado nos canais digitais a clientes correntistas, pois exige validações de segurança e integração em ambiente logado.
Já para quem não é cliente, a orientação é gerar a guia com código de barras no portal do órgão competente e realizar o pagamento por código de barras. Assim, a negativa no guichê não decorre de recusa ao recebimento do tributo, mas de limitação operacional do canal de caixa presencial para esse tipo específico de comando sem código de barras.
Para resolver de forma prática, sem precisar ter conta, faça o seguinte: acesse o site oficial do órgão e emita a sua guia com código de barras.
Para multas estaduais e débitos atrelados ao veículo, utilize o portal do Detran-SP ou da Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP para emissão da guia atualizada em seu nome, com o RENAVAM e o código de barras. De posse da guia, você poderá pagar por internet banking do seu banco, pelo aplicativo de qualquer instituição em que tenha conta, em correspondentes bancários e em canais que aceitam pagamento de convênios por código de barras.
No Banco do Brasil, o pagamento por código de barras é um serviço de Pagamentos Convênios, realizado em canais digitais e, quando couber, no autoatendimento para quem é cliente; o guichê de caixa, por regra operacional, não processa tributos da SEFAZ/SP sem guia com código de barras.
Como este é um canal público, preservo o sigilo das suas informações, nos termos da Lei Complementar nº 105/2001, e não detalho dados da sua eventual guia ou do veículo. Reforço, entretanto, que com a guia correta, contendo o código de barras emitido no site do órgão, você conseguirá concluir o pagamento sem necessidade de ser correntista.
Caso necessite de mais informações ou tenha qualquer outro questionamento, fale conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento: www.bb.com.br/atendimento.
aBBraços,
Juliana do BB
Réplica do consumidor
19/03/2026 às 11:55
o órgão atuador da multa não gera boleto e e pago somente nos caixas usando apenas o RENAVAM do veículo e mesmo assim não me atenderam e está lá banco do Brasil que e credenciado a receber mais a Sr ( a) que tava no caixa do lado de fora com preguiça queria que fizesse no caixa eletrônico mais falei que não tenho conta na agência que deveria pagar no caixa humano mesmo assim falou que não podia e foi sentar tava cansada demais tadinha ,
Réplica do consumidor
19/03/2026 às 11:55
o órgão atuador da multa não gera boleto e e pago somente nos caixas usando apenas o RENAVAM do veículo e mesmo assim não me atenderam e está lá banco do Brasil que e credenciado a receber mais a Sr ( a) que tava no caixa do lado de fora com preguiça queria que fizesse no caixa eletrônico mais falei que não tenho conta na agência que deveria pagar no caixa humano mesmo assim falou que não podia e foi sentar tava cansada demais tadinha ,
Réplica do consumidor
19/03/2026 às 12:05
o órgão atuador da multa não gera boleto e e pago somente nos caixas usando apenas o RENAVAM do veículo e mesmo assim não me atenderam e está lá banco do Brasil que e credenciado a receber mais a Sr ( a) que tava no caixa do lado de fora com preguiça queria que fizesse no caixa eletrônico mais falei que não tenho conta na agência que deveria pagar no caixa humano mesmo assim falou que não podia e foi sentar tava cansada demais tadinha ,
Consideração final do consumidor
23/03/2026 às 14:07
Atendimento sempre foi péssimo agora conseguiram piorar mais banco público é isso cabide de [Editado pelo Reclame Aqui]
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0