Banco do Brasil induz cliente ao erro, registra quebra de contrato injusta e nega acesso ao contrato antes da assinatura

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Porto Alegre - RS

28/05/2025 às 12:30

ID: 218224163

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Sou cliente do Banco do Brasil e venho relatar uma experiência de abuso, indução ao erro e prática contrária ao Código de Defesa do Consumidor. Tudo devidamente documentado com prints e protocolos.

No dia 26/05/2025, eu já havia efetuado o pagamento da primeira parcela de um acordo ativo. No entanto, durante conversa com a atendente *****, fui orientado a cancelar esse acordo vigente, com a promessa de que seria feita uma nova proposta com condições mais acessíveis. Fiz o cancelamento com base nessa orientação.

Logo em seguida, a atendente informou que isso seria registrado como quebra de acordo, sem que eu tivesse sido alertado disso antes de seguir sua recomendação. Ou seja: fui induzido ao erro, com prejuízo imediato à minha imagem e histórico financeiro.

Além disso:

Solicitei o contrato da nova negociação antes da assinatura, como é meu direito (art. 6, III e art. 46 do CDC), e o banco se recusou a enviar por meio digital;

A própria atendente negou formalmente fornecer protocolo de atendimento, mesmo com minha insistência o que por si só já configura falta de transparência e proteção ao consumidor;

Fui pressionado a aceitar propostas que envolvem anotação interna de desconto, bloqueando meu crédito no futuro, com parcelas abusivas de até 120 vezes, sem respeito à minha condição financeira (deixei claro que só poderia pagar até R$ 100 mensais);

Tentei obter atendimento transparente e com acesso prévio ao contrato, mas fui constantemente empurrado para o atendimento presencial, como se o digital não tivesse obrigação de cumprir os mesmos direitos o que é falso.


Tudo isso se deu sob o Protocolo de Ouvidoria n *****, e ainda assim, não recebi nenhum retorno justo ou reparador.


*****

O que exijo:

Que o Banco do Brasil reconheça a má condução do atendimento e reverta o registro indevido de quebra de acordo;

Que seja restabelecida a possibilidade de novo acordo com valor justo e parcelas de até R$ 100, sem restrições indevidas;

Que o banco forneça antecipadamente o contrato completo por meio digital, como exige o CDC;

Que a atendente responsável pela condução inadequada seja responsabilizada administrativamente;

E, principalmente, que a minha dignidade como consumidor seja respeitada, com tratamento claro, transparente e seguro o mínimo esperado de um banco público com responsabilidade social.


Aguardo providências. Tenho todas as provas documentadas e não hesitarei em buscar o Juizado Especial Cível e exposição pública do caso em todas as mídias se não houver resposta efetiva.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/06/2025 às 17:51

Olá, Wanderson.

Eu sou a Jarlene e vim dar um retorno sobre sua demanda.

Espero que esteja tudo bem com você!

Diante do reclamado acionei a área responsável e fui informada que no atendimento reclamado você solicitou o cancelamento do acordo e atendente informou na impossibilidade devido ao prazo e informou que poderia ser realizada a quebra do acordo que foi autorizada por você. Na ligação de fato não há protocolo e a atendente informou que você poder ter acesso a ligação, informando o nome da atendente, data e hora da ligação.

Não há renegociação disponível no valor e condições solicitadas.

O BB tem total interesse na formalização da negociação, no entanto, o êxito também depende da apresentação ao Banco de uma proposta que tenha o necessário amparo regulamentar, não sendo possível efetivá-la abaixo dos pisos estabelecidos, independente do canal.

O Banco do Brasil utiliza metodologia que considera vários parâmetros e critérios técnicos, em consonância com as normas do Banco Central, para a concessão de qualquer tipo de crédito, inclusive renegociação de dívidas, podendo a solicitação ser atendida ou não, de acordo com o resultado desta análise.

Caso deseje você pode verificar a possibilidade de renegociação pelo App, internet, WhatsApp (*******) enviando a mensagem #renegocie, Central de Relacionamento ou agência.
Em caso de renegociação realizada com abatimento negocial poderá gerar impedimento de voltar a operar com crédito no Banco.

As condições das renegociações são informadas antes da confirmação realizada pelo cliente.

Se precisar de algo mais ou tiver alguma dúvida, fale conosco por meio de um dos nossos canais de atendimento: https://*******

Um aBBraço!

Jarlene do BB