Compra de passagens aéreas aprovada, mas não consta na fatura do cartão

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São José dos Campos - SP

20/08/2025 às 20:13

ID: 225012509

No dia 08/08/2025, realizei a compra de duas passagens aéreas no site da Iberia, no valor de R$ 11.823,90. A compra foi aprovada no momento da transação. Contudo, aproximadamente uma semana depois, percebi que o valor sumiu da minha fatura, e o limite do cartão foi restabelecido, como se a compra nunca tivesse ocorrido.

Ao contatar o Banco do Brasil, fui informado de que a compra realmente não aparecia na fatura do cartão e de que seria recomendável entrar em contato com a companhia aérea. Entretanto, entrei em contato com a Iberia, e fui informado de que o pagamento foi recebido corretamente, e meus bilhetes já foram emitidos. No aplicativo e no site da companhia aérea, há a confirmação de pagamento e a emissão dos bilhetes.

Estou na pendência de resolver essa questão para que eu possa seguir com a minha viagem. Agradeço a atenção e aguardo uma solução o mais breve possível.

Compartilhe

Resposta da empresa

26/08/2025 às 19:41

Olá, Carlos Henrique!

Espero que esteja tudo bem com você!

Sou João Paulo, do Banco do Brasil, e estou entrando em contato para dar um retorno sobre sua reclamação.

Primeiramente, em nome do Banco do Brasil, lamento quaisquer transtornos ou mal-entendidos que possam ter ocorrido. Nosso objetivo é sempre a plena satisfação dos clientes.

Solicito sua compreensão, pois, como esta resposta é fornecida através de um canal de acesso público, devido às questões relacionadas à segurança das informações (Sigilo Bancário), não poderei detalhar aspectos sobre sua conta ou cadastro.

Dentro do possível, verifiquei que consta o faturamento da transação em sua próxima fatura, o valor foi lançado após envio da confirmação da compra pelo estabelecimento.

Esclarecermos que todas as compras são efetuadas em 02 etapas, a primeira é quando o cliente faz a compra propriamente dita, o cliente solicita a compra no Estabelecimento Comercial e o BB autoriza.

Para lançar a compra em fatura o BB aguarda a chegada da aprovação ou a recusa da compra pelo Estabelecimento Comercial.

No seu caso, o Banco do Brasil havia recebido apenas a informação sobre a primeira etapa. Não tínhamos recebido a confirmação da venda.

Lembramos que os cartões Ourocard funcionam como meio de pagamento e que o BB apenas processa nas faturas dos cartões os débitos e créditos recebidos via processadoras - não lhe sendo permitido cancelar, unilateralmente, uma compra ou serviço contratado por um cliente junto a um estabelecimento comercial.

Como o processamento das transações ocorre em ambiente externo ao Banco não nos é possível tomar conhecimento de qualquer irregularidade ocorrida na fatura sem que o cliente conteste o lançamento.

Fico feliz que tenha havido um solução, Carlos Henrique.

Se precisar de algo mais ou tiver mais alguma dúvida, entre em contato novamente conosco pelos canais disponíveis em https://*******

Você também pode nos encontrar no ******* ******* *******, 24 horas por dia, todos os dias da semana.


aBBraços,
João Paulo do BB

Consideração final do consumidor

01/09/2025 às 10:46

Problema resolvido.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10