Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

01/07/2026 às 11:46

ID: 252796007

Bom dia,
Estou com problema na restituição do meu IR .

Ontem era pra ter caído em c/c minha restituição, mas não caiu. A restituição ñ é via PIX e, sim, via conta corrente como sempre foi.

Entro no site da Receita Federal e aparece que foi encaminhado para o banco, mas não recebi a restituição e quando consulto no site do BB e no 4004-0001 , com meus dados e o valor da restituição com os juros, na BB diz que não encontra meus dados - conta inválida. Já confirmei com o meu banco e minha conta não possui nenhum impedimento e nem na Receita além dos dados bancários contidos na mesma serem os mesmos.

Preciso fazer o agendamento, mas não consigo, pois o sistema do Banco do Brasil não encontra meus dados.

Como faço para solicitar se não existe atendimento humano para este caso no sistema do banco? Atenciosamente, Sandra.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/07/2026 às 13:10

Olá, Sandra!
Meu nome é Denise do BB e conduzi a sua demanda registrada no Reclame Aqui sobre Restituição.

Por estarmos nos comunicando em site de acesso público, não poderei detalhar nessa publicação dados que envolvam seu sigilo bancário.

Esclareço que os contribuintes que informaram na Declaração de Imposto os seus dados bancários corretos e válidos no processamento, terão o crédito efetuado automaticamente na data de início da validade do lote.

Informo que o envio efetuado em junho/******* foi devolvido pela instituição financeira favorecida (escolhida por você) com a justificativa "Tipo da conta inválido".

No caso de inconsistências nos dados, o contribuinte pode verificar com seu Banco o motivo da devolução da restituição e providenciar novo ******* corretamente os dados. O crédito será realizado no dia útil seguinte após o agendamento.

Canais de reagendamento para não clientes ou clientes:

-Site https://******* (Consulte sua restituição de Imposto de renda > Clique Aqui > Informe CPF e Valor).

-Central de Relacionamento BB ************** ou ******* ******* ******* (segunda à sexta-feira, dias úteis, das 8h às 21h). Opção: 5 > Restituição de IRPF.

-Agências BB (durante expediente bancário).

Explico que o BB não tem ingerência sobre a liberação dos valores. Apenas realizamos o processamento do crédito e reagendamento, conforme lotes disponibilizados pela Receita Federal e informações preenchidas durante o fluxo de entrega da declaração.
 As informações registradas junto à RFB (Receita Federal do Brasil), que são de responsabilidade do contribuinte.

Reforço que o crédito da restituição é processado de acordo com as informações registradas junto à RFB e preenchidas na declaração do Imposto de Renda.
 
Por determinação da Receita Federal, o pagamento das restituições deve ser efetuado exclusivamente por meio de crédito em conta corrente ou poupança de titularidade do contribuinte.
 
A conta informada para receber crédito precisa estar ativa, não possuir restrições e ainda ter ocorrido alguma movimentação, depósito/saque, nos últimos seis meses.

Acrescento que, por medida de segurança, quando o contribuinte erra algum dos dados que precisam ser inseridos no agendamento, por 4 tentativas seguida, o sistema não permite novos agendamentos naquele dia, somente no dia seguinte. Caso o contribuinte tenha urgência de agendamento na mesma data, basta ir nas agências no Banco do Brasil (durante expediente bancário), e solicitar o agendamento.

Se precisar de algo mais ou tiver alguma dúvida, fale conosco por meio de um dos nossos canais de atendimento: https://******* ou SAC BB no *******7290722 (atendimento 24 horas, todos os dias).

Atenciosamente,
Denise do BB

Consideração final do consumidor

01/07/2026 às 17:35

Respondeu imediatamente, muito obgda.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10