Restrição interna após dívida quitada no Desenrola Brasil há mais de um ano

Não respondida
Rio Largo - AL
02/07/2026 às 06:49
ID: 252875137
Em razão de dificuldades financeiras, fiquei inadimplente junto ao Banco do Brasil, com dívidas relacionadas a cartão de crédito e empréstimo. Posteriormente, meu nome foi negativado e constou em órgãos de proteção ao crédito.
Após isso, surgiu a possibilidade de regularização por meio do Desenrola Brasil, com acordo operacionalizado pela Ativos S.A. Aceitei a proposta de acordo com desconto que foi oferecida, parcelei e paguei conforme as condições apresentadas. A dívida foi quitada há mais de um ano, dentro das condições aceitas e disponibilizadas pelo próprio credor.
Desde então, entendo que não possuo mais débito em aberto relacionado a essa negociação. No entanto, recentemente procurei o Banco do Brasil para tentar financiar um veículo, pois atualmente trabalho como motorista de aplicativo e pago mais de R$ 3.000,00 por mês de aluguel de carro. Minha intenção é financiar meu próprio veículo para trabalhar e reduzir esse custo mensal.
No dia 19 de junho de 2026, por volta das 11h, compareci à minha agência do Banco do Brasil e fui atendido pela atendente Cinthia. Na ocasião, fui informado de que existiria uma restrição interna no banco pelo fato de eu ter quitado a dívida com desconto.
Também fui informado de que, para tentar liberar ou reavaliar meu crédito, eu teria que pagar a diferença do desconto concedido no acordo, em valor superior a R$ 8.000,00, e que esse pagamento teria que ser feito à vista.
Compreendo que a concessão de crédito depende de análise interna da instituição financeira e que o banco não é obrigado a aprovar financiamento. No entanto, considero injusto e abusivo que uma dívida negociada oficialmente, aceita pelo próprio credor e quitada há mais de um ano continue gerando uma restrição interna, sem esclarecimento formal e sem que essa consequência tenha sido informada de forma clara no momento da negociação.
Solicito esclarecimento formal sobre a existência dessa restrição interna, os critérios utilizados pelo banco, a fundamentação contratual e legal para sua manutenção, bem como a revisão da minha situação cadastral, considerando que a dívida foi regularmente negociada e quitada conforme as condições oferecidas.
Também solicito que o banco esclareça por que está sendo exigido o pagamento da diferença do desconto concedido no acordo, se o débito foi quitado conforme proposta aceita e paga há mais de um ano.