Não respondida

Dificuldade no cancelamento e devolução de produto após solicitação prévia

Bella Vitta

cidade: Bauru

O que aconteceu

Reclamação Cancelamento solicitado antes da postagem e devolução dificultada pela empresa

Realizei uma compra no dia 10/07 e, no mesmo dia, solicitei o cancelamento, pois o produto ainda não havia sido postado.

A empresa respondeu ao meu e-mail somente no dia 13/07, e respondi no mesmo dia, reiterando que desejava o cancelamento. Após essa resposta, não obtive mais nenhum retorno da empresa.

Mesmo assim, embora já estivesse ciente de que eu não desejava mais a compra, o produto foi postado no dia 15/07.

Quando o produto chegou, eu não abri a embalagem, justamente porque desde o dia 10/07 já havia manifestado expressamente minha intenção de cancelar a compra.

No dia 10/08, solicitei formalmente a devolução. A empresa tinha prazo para responder e somente respondeu no último dia do prazo, informando que as fotos que eu havia enviado não eram apropriadas.

Diante dessa resposta, segui novamente as orientações da empresa. Abri a embalagem e realizei um novo pedido de devolução, justamente para atender à exigência que havia sido feita.

Para minha surpresa, esse novo pedido retornou com a informação de que o prazo para devolução já havia terminado.

Ou seja: primeiramente eu solicitei o cancelamento antes mesmo de o produto ser enviado, mas a empresa não deu andamento ao cancelamento e realizou a postagem mesmo assim. Depois, quando o produto chegou, solicitei a devolução. A empresa aguardou até o último dia do prazo para informar que as fotos não estavam adequadas. Quando segui a orientação e fiz uma nova solicitação, o sistema informou que o prazo já havia terminado.

Entrei novamente em contato por e-mail com a pessoa com quem eu já estava tratando o caso, expliquei toda a situação e solicitei uma solução. A resposta final foi de que a empresa não poderia fazer mais nada.

Considero essa postura extremamente injusta, pois não dei causa à perda de qualquer prazo. Desde o início estou tentando cancelar/devolver uma compra que eu já havia informado que não desejava antes mesmo de ela ser postada.

Além disso, trata-se de uma compra realizada pela internet, situação em que se aplica o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, que assegura o direito de arrependimento nas condições previstas em lei.

O que espero da empresa é uma solução simples: aceitar a devolução do produto e realizar o cancelamento da compra com a restituição dos valores pagos, sem transferir para mim as consequências de uma situação que foi causada pela própria condução da empresa.

Ressalto que possuo todos os registros da situação, incluindo:

solicitação de cancelamento realizada em 10/07;

resposta da empresa em 13/07;

minha resposta no mesmo dia;

comprovação de postagem em 15/07;

solicitação de devolução realizada em 10/08;

resposta da empresa informando que as fotos não estavam adequadas;

nova solicitação de devolução realizada após essa orientação;

registro de que o sistema passou a informar que o prazo havia terminado;

e-mails trocados posteriormente e a resposta final informando que não poderiam fazer mais nada.

Diante de todo esse histórico, solicito que a empresa reavalie o caso e aceite a devolução, fornecendo o código/procedimento necessário para postagem e realizando a restituição integral dos valores devidos.

Caso a situação não seja solucionada, pretendo buscar os órgãos de defesa do consumidor e demais medidas cabíveis para fazer valer meus direitos.