Cobranças abusivas e dificuldade para cancelar cartão BrasilCard

Não resolvido
Rio de Janeiro - RJ
10/07/2025 às 18:32
ID: 221786783
Solicito o cancelamento imediato do meu cartão BrasilCard Visa, CPF *****, devido a cobranças abusivas de tarifas de SMS, ajustes de cobrança, UCC Plus, encargos e juros excessivos que ultrapassam 30% do valor total do limite do cartão o que considero vantagem manifestamente excessiva, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.
Mesmo tentando, não é possível cancelar o cartão pelo aplicativo, e o telefone de contato não atende, mantendo o cliente refém de novas cobranças.
Além disso, minha fatura de julho/2025 comprova:
Facilidade SMS Plus: R$ 6,99
Ajustes de Despesa de Cobrança: R$ 19,90
UCC Plus: R$ 19,90
Encargos de Refinanciamento: R$ 22,54
IOF Rotativo, juros e multa: mais de R$ 4,00
Essas tarifas são indevidas para um limite tão baixo, tornando a manutenção do cartão inviável.
Solicito:
1 Cancelamento imediato do cartão e de todos os serviços vinculados;
2 Estorno integral de todas as cobranças abusivas;
3 Envio do boleto final ajustado para meu e-mail cadastrado;
4 Confirmação oficial por e-mail do encerramento e bloqueio de novas cobranças.
Aguardo resposta urgente, caso contrário acionarei Procon, Banco Central e demais órgãos competentes.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/07/2025 às 09:03
Olá, Agatha, tudo bem?
Entramos em contato com você para falar sobre as tarifas presentes na sua fatura. Durante esse contato, fornecemos informações detalhadas sobre a natureza das tarifas, esclarecendo suas dúvidas.
Caso precise de mais informações, entre em contato conosco pelos canais de atendimento.
A BrasilCard agradece seu contato.
Réplica do consumidor
14/07/2025 às 09:36
Não tenho dúvida sobre as tarifas. Tenho certeza da abusividade delas. Quero o cancelamento imediato do cartão e a fatura com juros necessários. Somente. As outras tarifas extremamente abusivas devem ser retiradas (sms, analise emergencial, taxa de uso, etc). Envie a fatura que vou pagar. Antes de qualquer coisa, quero o cancelamento do cartão pois não vou mais utilizar o rotativo e não quero pagar mais juros. Quero logo o cancelamento do cartão!
Réplica do consumidor
30/07/2025 às 08:34
Cade a fatura final e a carta de cancelamento do cartão? Pelo amor de Deus, um pouco mais de respeito.
Réplica do consumidor
31/07/2025 às 14:17
Recebi a resposta da BrasilCard e, infelizmente, ela só confirma o descaso da empresa com o cliente. A resposta é completamente genérica, não aborda os pontos principais da minha reclamação e tenta justificar o injustificável.
A empresa NÃO apresentou o contrato: Eu pedi para ver onde estava escrito que eu concordei com as taxas abusivas de "UCC Plus" e "Ajuste de Cobrança". A BrasilCard simplesmente ignorou e disse que eu "tinha ciência". Isso não é uma resposta válida. Se a cobrança é legal, por que não mostram o contrato? Fica claro que são taxas embutidas para inflar a fatura.
A empresa IGNOROU o pedido de cancelamento: O ponto mais grave é que meu pedido número 1 foi o CANCELAMENTO do cartão. A empresa fingiu que não leu essa parte. Cancelaram o serviço de SMS, mas me mantêm presa a um cartão que eu não quero mais, provavelmente para continuar gerando cobranças. Isso é uma prática desleal e abusiva.
A resposta não resolve, só se defende: A BrasilCard não apresentou uma solução. Não se propôs a estornar as taxas indevidas nem a cancelar o cartão. Apenas enviou um texto padrão se defendendo com base em cláusulas que se recusa a mostrar.
Não estou pedindo um favor, estou exigindo meus direitos. A minha ******* e clara:
CANCELEM o meu cartão imediatamente.
ESTORNEM as tarifas abusivas que somam R$ 46,88.
ENVIEM o boleto final para eu pagar o que realmente devo e encerrar de vez essa relação.
A resposta de vocês foi insatisfatória e não resolveu meu problema. Continuo no aguardo de uma solução de verdade, e não de mais desculpas. Outros consumidores, fiquem atentos: a BrasilCard dificulta o cancelamento e não é transparente sobre suas taxas.
Consideração final do consumidor
14/08/2025 às 10:22
Não resolveram. Ainda insistem que estão certos por cobrar *******% de aumento em relação a compra.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0