O que aconteceu
Adquiri uma geladeira Brastemp modelo BRE66AK (linha nova com tecnologia inverter e sensores inteligentes), pelo valor aproximado de R$ 5.000, acreditando estar adquirindo um produto moderno, confiável e de alta qualidade.
Após a entrega, aguardei cerca de 3 dias antes de ligar o equipamento, conforme recomendado.
A geladeira funcionou normalmente por aproximadamente 5 dias. Ressalto que, nas últimas 40 horas antes da identificação do problema, o equipamento permaneceu ligado, com a porta fechada, sem qualquer interferência externa e com pouca carga interna de alimentos, ou seja, em condições ideais de funcionamento.
Mesmo assim, passou a apresentar defeito grave:
parou de gelar completamente, enquanto o freezer ficou cheio de água, indicando falha total no sistema de refrigeração.
Acionei a assistência técnica autorizada. O técnico compareceu, desmontou completamente a geladeira, e entrou em contato com a engenharia e o setor de informática da própria Brastemp via Helpdesk. Ainda assim, não foi possível identificar nem solucionar o problema.
Ou seja:
Produto novo de alto valor (aproximadamente R$ 5.000)
Defeito em menos de 5 dias de uso
Funcionando em condições ideais (porta fechada e baixa carga)
Assistência técnica, engenharia e suporte interno incapazes de resolver
Equipamento já totalmente desmontado
Diante da ausência de diagnóstico e solução, mesmo com envolvimento da engenharia da fabricante, trata-se de um caso que indica fortemente possível falha estrutural ou defeito de projeto neste modelo, o que é extremamente preocupante em um produto recém-lançado.
Após isso, não houve qualquer contato ativo da Brastemp. Eu mesmo tive que acionar o SAC, que agendou nova visita para quase uma semana depois, sem apresentar solução concreta apenas repetição de procedimentos já realizados sem sucesso.
Fui informado, ainda, que o prazo de troca teria sido ultrapassado, o que é absolutamente inaceitável diante de um defeito grave em produto novo e sem solução técnica até o momento.
Ressalto também a completa deficiência no atendimento: tentei contato via WhatsApp da empresa e permaneci aguardando por aproximadamente 3 horas sem qualquer retorno, o que demonstra total descaso com o consumidor.
Trata-se de falha grave de qualidade em um modelo novo da marca, de valor elevado, que sequer demonstrou confiabilidade mínima de funcionamento.
Com base no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, solicito imediatamente:
A substituição do produto por um novo em perfeitas condições, OU
A devolução integral do valor pago
Não aceitarei novas tentativas de reparo em um produto recém-adquirido que já apresentou falha grave e cuja própria assistência técnica, juntamente com a engenharia da fabricante, não conseguiu solucionar.
Aguardo solução imediata.
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Brastemp respondeu
10/04/2026 às 13:50
Olá Alexandre, boa tarde!
Trabalhamos em parceria com o Reclame Aqui para esclarecer dúvidas sobre nossos produtos e serviços, reforçando nosso compromisso em atendê-lo(a) e entregar a melhor solução.
Referente à sua manifestação, pedimos desculpas pelo ocorrido, houve um imprevisto que acarretou em alguns dias de atraso da sua entrega, verifiquei que o seu pedido foi entregue no dia 02/04/2026. Junto a isso solicitamos a devolução do valor R$ 449,99, por conta do transorno com o pedido. O valor será reembolsado de acordo com a forma de pagamento. Vale lembrar que, para pagamentos via cartão de crédito, a devolução poderá constar em até duas faturas subsequentes de acordo com o critério estabelecido pelas operadoras de crédito para ressarcimento.
Fico feliz que tenha dado tudo certo, agradeço a parceria para solucionar a sua solicitação!
Sempre que precisar, entre em contato conosco pelos telefones (11)3003 - 0099 (Capitais e Regiões Metropolitanas) e 0800 970 0999 (demais localidades).
Atenciosamente,
Ana Paula Marques / Analista Reclame Aqui
Atendimento ao Consumidor Brastemp
Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor
Avaliação do consumidor
Problema foi resolvido?SimVoltaria a fazer negócio?SimNota do atendimento10Foi tudo muito solícito e profissional Problema resolvido