Reclamação sobre Cobrança de Multa Indevida, Vistoria e Negativação Após Locação de Imóvel

Não respondida
Londrina - PR
31/03/2026 às 18:31
ID: 244859861
Loquei uma casa com a camponesa em junho de 2023, com caução para entrada e seguro fiança também! no decorrer do segundo ano de contrato, a casa foi colocada a venda, fizeram a carta de preferencia para mim tudo certinho, porém, não tive a intenção de comprar e fiz a devolutiva da carta assinada aceitando visitas com horários agendados e com aviso de 48 horas que antecederiam a visita. Nesse período, recebi 2 visitas sem agendamento prévio, o primeiro estava uma senhora no portão da minha casa que precisaria tirar foto e conhecer a casa para poder anunciar, não me omiti e liberei a visita, em uma segunda vez, estava no trabalho e recebi ligação da mesma senhora que precisava com urgência, naquele momento mostrar a casa para uma pessoa interessada, porém impossível sair do trabalho e ir abrir a casa. Então entrei em contato com a imobiliária e relatei isso, a mesma como tenho em mensagens de whatsaap, me disse que a casa não estava sendo negociada através deles, que a proprietária colocou a casa por outra corretora, e que na primeira visita, como aceitei a entrada dela para fotografar e conhecer, eu consenti com isso! Então fiz a carta rescisória para desocupar a casa, com prazo de 30 dias, no mês de julho de 2025. Fiz conforme o contrato, pintura nova, acerto de água e desligamento de energia e entreguei as chaves! Aguardei a vistoria de saida, fizeram e me avisaram que as paredes estavam manchadas, porém não analisaram o motivo das manchas, que se tratavam de infiltrações, mesmo assim, peguei as chaves novamente e paguei para refazer a pintura, que continuou com as mesmas manchas e eles liberaram sem questionamento algum, até parece que não fizeram nova vistoria ("Art. 23. O locatário é obrigado a: [..] III - restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal;"). Ai me mandaram o contrato de rescisão com multa de 23 alugueis, oras, se fiz contrato de 36 meses e ja havia passado 25 meses que eu estava na casa, então questionei e disseram que no mes de setembro de 2024 eu assinei novo contrato, o que na ocasião, solicitei esse novo contrato e a mesma não me deu retorno do contrato, me mandando outra rescisão com o prazo de 11 meses de multa. Ai questionei sobre o caução feito na entrada, se ele não abateria essa multa, novamente me falaram mil e uma coisas e ficaram de analisar novamente o ocorrido. Para entrar na casa, tive de pagar, conforme recibos, taxa de vistoria )Art. 22. O locador é obrigado a: V - fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes;) e para desocupar 2 taxas de vistoria, pois a primeira constaram as infiltrações e na segunda não detectaram nada como descrito anteriormente. Ai não bastasse tudo isso, não entramos em acordo, fiquei no aguardo do contrato que segundo eles firmei em setembro/25 e também a analise do caução, colocaram meu nome para a seguradora, (CrediPago) que colocou meu nome no Serasa. Caso não obtenha uma resposta imediata da imobiliária sobre essa questão, entrarei na justiça, pois é muita falta de consideração eles fazerem isso.