Solicitação de cancelamento de pacote de festa de aniversário com retenção abusiva de valor e devolução parcelada

Em réplica
Petrópolis - RJ
16/05/2026 às 22:14
ID: 248859631
Comprei um pacote de festa de aniversário para ser realizada em *****. Ocorre que por motivos de saúde desisti de realizar a festa com mais de 18 meses de antecedência. Solicitei o cancelamento por e-Mail. Já paguei R$ 19.705,00.
Entendo como justo a retenção de 10% do valor pago, uma vez que devido o cancelamento com bastante antecedência não houve nenhum prejuízo à empresa que pode disponibilizar a data para outra pessoa.
Ocorre que a empresa quer cobrar uma retenção no valor de 48% do valor pago e ainda realizar a devolução de forma parcelada em 6 vezes o que não é minimamente razoável uma vez que o valor se encontra em poder da contratada.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/05/2026 às 10:39
Prezada Sra. Bárbara, bom dia.
Lamentamos sinceramente a situação relatada e esperamos que sua recuperação de saúde ocorra da melhor forma possível.
Esclarecemos que a solicitação de cancelamento foi analisada conforme as condições expressamente previstas no contrato firmado entre as partes, o qual disciplina as hipóteses de desistência unilateral, retenções aplicáveis e forma de restituição dos valores pagos.
Importante destacar que a contratação realizada envolve reserva antecipada de data específica, estrutura, equipe operacional e planejamento comercial do evento, fatores que geram impactos operacionais e financeiros independentemente da efetiva realização da festa.
Ainda assim, buscando conduzir a situação da forma mais equilibrada e conciliatória possível, foi apresentada proposta de distrato com devolução parcial dos valores pagos, observando os critérios previstos contratualmente.
Permanecemos à disposição para continuidade das tratativas de forma cordial e transparente, através dos canais já informados anteriormente.
Atenciosamente,
Bruno
Castelo de Itaipava Eventos.
Réplica do consumidor
31/05/2026 às 15:26
Um cancelamento com 18 meses de antecedência não gera nenhuma prejuízo a empresa que tem mais que tempo hábil
Para comercializar a data para outro cliente. Ademais o critério utilizado pelo Castelo de Itaipava é ilegal é abusivo. Aceitei até a retenção de 20% do que paguei sendo que não tiveram nenhuma prova de despesa com meu contrato. Estão com praticamente R$ 20.000,00 em sua posse dos valores que paguei ainda com a retenção ainda querem devolver de forma parcelada um valor que já está disponível com eles. Isso é enriquecimento sem causa. E como não aceitam resolver de forma consensual vou perseguir meus direitos via judicial. Um
bando de [Editado pelo Reclame Aqui]. Infelizmente vamos brigar na justiça. A lei é clara. Essa abusividade não pode ser permitida