Respondida

Tomei um [Editado pelo Reclame Aqui] por facilitação do processo interno dessa administradora.

Consórcio Canopus

cidade: Itapira

O que aconteceu

Comprei uma cota em andamento de um cliente dessa CANOPUS e o mesmo vendeu a mesma cota pra mim e pra outra pessoa, fez dois termos de transferência dentro da administradora no mesmo dia e eu fiquei com um prejuízo de ***** ,falha no processo interno pois ele conseguiu emitir duas vezes o termo no mesmo dia para dois cessionários diferentes, o SAC da Canopus extremamente arrogante me mandou fazer um B.O e assim o fiz porém incluí o representante legal da administradora nele, E-mail e WhatsApp não funciona pra um cliente legitimo mas pra [Editado pelo Reclame Aqui] o numero atende rapidamente, revejam corretamente o prejuízo que me causaram *****,quero que me retornem para resolvermos a situação pois se tem termo assinado pelas partes tem anuência da administradora e ela precisa ser responsabilizada.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Consórcio Canopus respondeu

    28/10/2026 às 09:05

    Prezados Srs. Arnaldo e Selvino,

    Agradecemos o contato e lamentamos o transtorno relatado. Realizamos uma análise detalhada dos registros e documentos relativos à cota mencionada e prestamos os esclarecimentos abaixo.

    A transferência de titularidade de cota de consórcio somente produz efeitos perante a Administradora após o recebimento da documentação, a análise cadastral e a sua autorização formal, conforme previsto no contrato de participação em grupo de consórcio e na legislação aplicável ao sistema (art. 13, Lei 11.795/2008).

    Em nossos registros não consta pedido de transferência em seu favor. O Termo de Cessão apresentado não foi emitido pela Consórcio Canopus, não corresponde ao modelo por ela utilizado e não lhe foi submetido para análise antes desta reclamação. Por essa razão, não produziu efeitos perante a Administradora.

    A única solicitação de transferência protocolada para essa cota foi analisada e aprovada em conformidade com os procedimentos internos, com conclusão em 20/10/2026.

    Esclarecemos, ainda, que a Consórcio Canopus não participou de eventuais tratativas ou pagamentos realizados diretamente entre particulares. Questões decorrentes dessas negociações devem ser tratadas entre as partes nelas envolvidas, pelos meios que entenderem adequados.

    Permanecemos à disposição para atendê-lo pelos nossos canais oficiais e para colaborar com as autoridades competentes, caso os fatos venham a ser objeto de apuração.

    Atenciosamente.

    Consórcio Canopus