Cilindro Mestre Controil com Oxidação Externa Após 6 Meses de Uso

Em réplica
Salvador - BA
26/05/2026 às 08:13
ID: 249681139
Efetuei a compra do um cilindro mestre na loja Coremma, pelo mercado livre em *****.
Troquei a peça, que era original de fábrica, com 12 anos de uso pela peça C-2201 fabricada pela CONTROIL.
Seis meses se passaram e a peça apresenta aspecto de ferrugem exterior. Isso me levanta dúvidas sobre a qualidade da matéria prima usada pelo fabricante.
Fiz contato com o fabricante, via whatsapp e me deram a resposta que seria indicativo de "umidade".
Para mostrar que não seria esse o motivo da oxidação externa da peça, fiz um vídeo onde mostro a peça "nova" e o cofre do motor sujo, para não alegarem que mandei lavar o cofre do motor e camuflar alguma ferrugem.
Não pedi troca do produto, só questionei se era "normal" a peça apresentar oxidação após 6 meses.
Mas a resposta evasiva, dando a entender que, por "causa da umidade", isso acontece.
Na filmagem mostrei várias peças sujas, empoeiradas, originais (o carro é de 2014!), sem indícios de que passei por alagamento e SOMENTE o cilindro mestre de freio, oxidou.
Não pedi troca: pedi explicações e pela resposta, jogando a culpa nainha pessoa, perdi totalmente a confiança na marca.
Pelo "andar da carruagem ",ou essa peça vai oxidar de vez ou vai apresentar problema interno, o que exigirá troca antecipada.
Que fique meu registro contra a manufatura/controle de qualidade/SAC da Controlo.
Compartilhe
Resposta da empresa
26/05/2026 às 08:44
Prezados,
Recebemos, por meio do SAC, o questionamento do cliente Igor. Após verificação, identificamos que, próximo ao cilindro mestre, a mangueira de retorno do sistema de arrefecimento apresentava indícios de vazamento (fluido de coloração rosa). Dessa forma, informamos que essa condição poderia ser uma das possíveis causas do ocorrido.
No entanto, ressaltamos que, para a identificação precisa da causa raiz, seria necessário o envio da peça para análise técnica. O cliente optou por não dar continuidade a esse procedimento.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Assistência Técnica Controil
Réplica do consumidor
26/05/2026 às 11:59
Então, o fluido usado no sistema de arrefecimento causa oxidação... Mas na peça original, de 2014, não teve esse resultado.
Pela lógica, o motor deve estar todo enferrujado por dentro.
Vou ter que "aceitar" essa resposta.
Só deixo um aviso para outras pessoas que tiverem que comprar um cilindro mestre para Prisma 2014: procurem outra marca.