Cobrança indevida de dívida após pedido de bloqueio do CRECI desde 2022.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Goiânia - GO

24/02/2026 às 10:52

ID: 241517801

Fiz um pedido de bloqueio do meu CRECI desde 2022 para não ser [Editado pelo Reclame Aqui] cobrança mesmo assim quando fui olhar no aplicativo está uma dívida de quase 5k eu não atuo na área gostaria que vocês retirassem esse valor pois está cobrando juros abusivo não tenho condições de pagar

Compartilhe

Resposta da empresa

24/02/2026 às 14:50

Prezada,

Em resposta ao questionamento formulado, inicialmente, deve ficar registrado que o CRECI-GO é uma autarquia federal de fiscalização profissional da categoria de Corretor de Imóveis, tendo como uma de suas atribuições fiscalizar, disciplinar e normatizar o exercício da atividade.

Em razão das atribuições e de sua natureza jurídica, são devidas ao Conselho Regional pelo profissional inscrito, contribuições (anuidades) que possuem status de tributo, o fato gerador da anuidade é a inscrição ativa. Fundamentado no art. 35, do DEC 81.871/78;

Esclarece o CRECI-GO que a inscrição se encontra ativa no sistema, inexistindo qualquer pedido de cancelamento realizado em 2022 ou qualquer outra época.

Esclarece ainda, que existe a obrigação de pagamento, e que existe a possibilidade de negociação do débito, inclusive com a concessão de descontos autorizados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (pelos whastapp 62-99643-1994 opção procuradoria ou e-mail: [email protected])

Por fim, registra-se que a forma para interromper o lançamento das anuidades é o protocolo de pedido de cancelamento da inscrição.

Consideração final do consumidor

10/07/2026 às 14:20

1

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2