O que aconteceu
Cresol não fornece demonstrativo da dívida, dificulta a negociação e apresenta canais de atendimento ineficientes
ou cooperado da Cresol e também presto serviços à instituição como engenheiro agrônomo, atuando em processos relacionados ao seguro rural. Apesar desse vínculo, venho enfrentando uma situação extremamente desgastante e sem solução por parte da cooperativa.
Estou tentando obter informações claras e detalhadas sobre uma dívida vinculada ao meu relacionamento com a instituição, porém não consigo acessar o aplicativo e, ao procurar atendimento por WhatsApp e presencialmente nas agências, fui informado de que não poderiam fornecer os dados porque a dívida teria sido encaminhada a um escritório de advocacia.
O problema é que nem a cooperativa nem os canais indicados conseguiram me fornecer um demonstrativo completo e atualizado da dívida. Não tenho acesso à composição do valor cobrado, aos encargos aplicados ou ao histórico de evolução do débito.
Já tentei buscar uma solução diretamente com o escritório de advocacia e apresentei uma proposta de pagamento mensal, considerando minha atual condição financeira. A proposta foi recusada, mesmo sendo o valor máximo que consigo comprometer mensalmente neste momento. Ressalto que minha intenção é resolver a situação de forma amigável, e não fugir das minhas responsabilidades.
Também houve problemas graves no atendimento presencial na agência de São Pedro do Sul, envolvendo os funcionários Jonatas e Angélica. A forma como fui tratado foi extremamente desagradável e desrespeitosa, fazendo-me sentir diminuído como cooperado e cliente. As respostas recebidas pelos canais eletrônicos também foram insatisfatórias.
Além disso, em uma tentativa de dar continuidade à reclamação anterior registrada no Consumidor.gov.br, protocolo 2026.10/00016897834, a própria instituição indicou um endereço de e-mail para contato. Entretanto, ao enviar a mensagem, recebi o retorno de que o endereço informado não existia.